SóProvas



Prova UFU-MG - 2018 - UFU-MG - Assistente Social


ID
2923642
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os “erros” de português cometidos por analfabetos, semianalfabetos, pobres e excluídos são criticados pela elite, que “disputa” quem sabe mais a nossa língua (...). É que, de todos os instrumentos de controle e de coerção social, a linguagem talvez seja o mais complexo e sutil. (...). Para construir uma sociedade tolerante com as diferenças, é preciso exigir que as diversidades nos comportamentos linguísticos sejam respeitadas e valorizadas.

Fonte: BAGNO, entrevista disponível em: http://www.stellabortoni.com.br/index.php/entrevistas/1414-maaios-bagoo-fala-sobai-paiiooiiito-lioguistiio-78894042 Acesso em: 16/09/2018.

O texto apresenta a argumentação do linguista Marcos Bagno sobre os “erros” de português.

Segundo o estudioso, os “erros” podem ser considerados

Alternativas
Comentários
  • "meios pelos quais a elite discrimina e oprime aqueles que têm comportamentos linguísticos diversificados dos seus." - D

    Justifica-se por: " pobres e excluídos são criticados pela elite" - "controle e de coerção social, a linguagem talvez seja o mais complexo e sutil"


ID
2923648
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                            A escola e o ensino da leitura


                                                                        Sandra Patrícia Ataíde Ferreira 

                                                          Maria da Graça Bompastor Borges Dias

RESUMO. O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, como o mais valorizado e exigido pela sociedade. No presente artigo, primeiramente é discutida a necessidade de se proporem aos alunos atividades de leitura em que os estudantes possam evidenciar a ideia de que o significado do texto a ser construído depende tanto dos objetivos e das perguntas do leitor como da natureza do texto e de sua macro e superestrutura. Além disso, como insiste Solé, é importante e necessário que a criança aprenda a utilizar as estratégias de leitura usadas pelo leitor maduro a fim de que se torne também um leitor eficiente e autônomo. Depois, continuando com algumas evidências empíricas, são tratadas as estratégias de compreensão e o lugar dessas no processo de aprendizagem da leitura. 

Palavras-chave: ensino de leitura; compreensão de leitura; escola.

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/%0D/pe/v7n1/v7n1a05.pdf Acesso em 18/10/2018.  
 


O resumo do artigo científico apresentado tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • A autora dá dicas de como os estudantes devem se orientarem dentro do processo ensino-aprendizado.

  • TÍTULO:A escola e o ensino da leitura 

    O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, como o mais valorizado e exigido pela sociedade. No presente artigo, primeiramente é discutida a necessidade de se proporem aos alunos atividades de leitura em que os estudantes possam evidenciar a ideia de que o significado do texto a ser construído depende tanto dos objetivos e das perguntas do leitor como da natureza do texto e de sua macro e superestrutura.

    ALTERNATIVA CORRETA

    (A) discutir sobre o aprendizado da leitura na escola no que se refere às metodologias de ensino e de aprendizagem.

    RESPOSTA CERTA ALTERNATIVA "A"

    B refletir sobre o aprendizado da leitura na escola como um problema decorrente da falta de evidências empíricas.

    C entender como o acesso ao aprendizado da leitura deve ser valorizado na sociedade.

    D avaliar a realidade do ensino de leitura para a criança na educação básica.


ID
2923651
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O grande problema é que a realidade da educação escolar praticamente "estacionou" nesse modelo padronizante há mais de um século, tornando-se quase impermeável à realidade das mudanças que têm ocorrido no mundo. Conforme Mantoan(1997), muitas são as razões que explicam a impermeabilidade entre ambas; uma delas, sem dúvida, é a rigidez dos sistemas de ensino escolares, que se mantêm fechados, esclerosando-se, pouco a pouco, pelo entupimento de seus canais de comunicação com o mundo exterior [...]

Fonte: http://www.galvaofilho.net/comunica.pdf Acesso em: 18/10/2018

O excerto do artigo científico faz uma análise da educação escolar por meio de analogia.

O uso desse recurso linguístico objetiva evidenciar um quadro dramático do sistema escolar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

    No texto se constroem várias analogias mas a mensagem final que ele passa é que por uma série de fatores o "corpo" da educação vai ter múltiplas falências pela "desleixo" ou "falta de oxigenação" com que se administra a educação atualmente.

  • Devido a esse "engarrafamento" que impede o fluxo da comunicação, a educação escolar, concernente à realidade, tende a não evoluir, ou seja, sem que ela tenha conhecimento das mudanças que que acontecem mundo a fora, a educação, segundo o texto, vai ficar sempre presa em um mundo de ideias já saturadas que não têm mais oxigênio para fortalecer seu corpo. Resultado: UMA MORTE PRECOCE da EDUCAção.

  • Resposta: C

  • Resposta: C


ID
2923654
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Os urubus e os sabiás


      Tudo aconteceu numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam ... Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza, eles haveriam de se tornar grandes cantores. E para isto fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram dó-ré-mi-fá, mandaram imprimir diplomas, e fizeram competições entre si para ver quais deles seriam os mais importantes e teriam a permissão de mandar nos outros. Foi assim que eles organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada urubuzinho, instrutor em início de carreira, era se tornar um respeitável urubu titular, a quem todos chamavam por Vossa Excelência. Tudo ia muito bem até que a doce tranquilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida. A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, que brincavam com os canários e faziam serenatas com os sabiás ... Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa, e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito.  

      – Onde estão os documentos dos seus concursos? 

      E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvessem. Não haviam passado por escolas de canto, o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam cantar, mas cantavam, simplesmente ... 

      – Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem. 

      E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás ...

MORAL- Em terra de urubus diplomados não se ouve canto de sabiá.

(Rubem Alves, Estórias de quem gosta de escrever. Cortez Editora: São Paulo, 1984: 61-62)
 
Baseando-se na fábula Os urubus e os sabiás, assinale a alternativa que simboliza a metáfora do texto.

Alternativas
Comentários
  • – Onde estão os documentos dos seus concursos?

    – Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem.

    E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás ...

  • A questão exige que você tenha um conhecimento sobre figuras de Linguagem, pois é o que a questão está pedindo.

    A figura de Linguagem "Metafora", não admite o uso do

    elemento comparativo "como".

    O "como" e usado na figura de linguagem de Comparação.


ID
2923657
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Apesar de as mulheres apresentarem melhor desempenho na educação e terem maior expectativa de vida no Brasil, a renda delas é 42,7% menor que a dos homens (10.073 para mulheres contra 17.566 para homens), segundo dados divulgados hoje (13/09/18) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A média de renda per capita do país é de 13.755. Ao apresentar o novo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e do mundo, o órgão destacou a desigualdade de gênero na taxa que considera o acesso da população à educação, saúde e perspectivas econômicas. De acordo com o levantamento, no Brasil, enquanto o IDH dos homens é de 0,761, na escala que varia de 0 a 1 ponto, o das mulheres é de 0,755 – quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. A expectativa de vida das brasileiras é de 79,3 anos contra 72,1 anos dos homens. No quesito educação, a projeção de uma menina que entra no ensino em idade regular é permanecer estudando por 15,9 anos e ter uma média de estudo de 8 anos, contra, respectivamente, 14,9 e 7,7 para os meninos. Países como Uruguai, Venezuela e Argentina mantêm padrões muito mais equitativos entre homens e mulheres, ainda que todos eles sustentem a disparidade econômica por gênero de quase 50% entre a renda de um e de outro.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2018-09/renda-das-mulheres-e-427-menor-que-dos-homens-diz-pnud Acesso: 14 de setembro de 2018.

Apesar de as mulheres apresentarem melhor desempenho na educação e terem maior expectativa de vida no Brasil, a renda delas é 42,7% menor que a dos homens (10.073 para mulheres contra 17.566 para homens), (...).


O trecho em negrito acima pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Bastou achar uma conjunção com valor concessivo:

    apesar de ---- embora

    Força, guerreiros(as)!!

  • Apesar de = Locução Prepositiva

    Apesar de que = conjunção concessiva


ID
2923663
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um pensamento se atualiza num texto e um texto numa leitura (numa interpretação). (...) o texto é um objeto virtual, abstrato, independente de um suporte específico. Essa entidade virtual atualiza-se em múltiplas versões, traduções, edições, exemplares e cópias. Ao interpretar, ao dar sentido ao texto aqui e agora, o leitor leva adiante essa cascata de atualizações. O espaço do sentido não preexiste à leitura. (LEVY, P. O que é o virtual.)

Fonte: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/icse/v2n2/15.pdf Acesso em: 18 de setembro de 2018.


No trecho “Ao interpretar, ao dar sentido ao texto aqui e agora, o leitor leva adiante essa cascata de atualizações”, a palavra em negrito é usada para

Alternativas
Comentários
  • Gab letra A

    eSSa = PaSSado (Retomada)

    esTa = FuTuro (Anuncia termo a ser dito).

  • GABARITO: LETRA A

    Essa --- usado como um termo anafórico que retoma um termo anterior.

    EsTa --- lembre-se de "catapulta", objeto que arremessa coisas, valor catafórico.

    Força, guerreiros(as)!!


ID
2923666
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), campus de Piracicaba (SP) identificou compostos anticancerígenos em bactérias encontradas em gramíneas da Antártica. Segundo o estudo, os compostos foram capazes de impedir o desenvolvimento de tumores como o glioma (cerebral), de mama, de próstata e de outros seis tipos de câncer. A descoberta é o primeiro passo para o desenvolvimento de novos medicamentos para combater a doença.

Fonte:https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2018/10/21/estudo-da-usp-identifica-bacterias-da-antartica-capazes-de-impedir-desenvolvimento-de-canceres.ghtml Acesso em: 21/10/2018.

O excerto acima tem por objetivo principal

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    --- apresentar dados que corroboram o incentivo de novas pesquisas.

    Segundo o estudo, os compostos foram capazes de impedir o desenvolvimento de tumores como o glioma (cerebral), de mama, de próstata e de outros seis tipos de câncer. A descoberta é o primeiro passo para o desenvolvimento de novos medicamentos para combater a doença.

    Logo apresenta a ideia que novas pesquisas devem ser realizadas, mantendo o desenvolvimento de novos medicamentos para o combate ao câncer.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Uma questão tranquila.

    Letra - D.


ID
2923669
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

"País criou 110 mil postos de trabalho em agosto, mas ao mesmo tempo registra quase 5 milhões de brasileiros que já desistiram até mesmo de buscar um emprego"

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/emprego-esperanca-e-desalento-dvt2v0pz6hx70pbrr7wd9ti90/

A orientação argumentativa introduzida por mas expressa ideia de

Alternativas
Comentários
  • Resumindo:

    Exprime oposição, contraste, compensação de pensamentos: mas

    [Gab. B]

    Bons estudos

  • GABARITO: LETRA B

    "País criou 110 mil postos de trabalho em agosto, mas ao mesmo tempo registra quase 5 milhões de brasileiros que já desistiram até mesmo de buscar um emprego" 

    Conjunção coordenativa adversativa --- ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação, ocasionando uma quebra de expectativa.

    Força, guerreiros(as)!!

  • provinha mamão com mel.


ID
2923672
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando-se as revoluções ocasionadas pela internet, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • INTRANET----->não necessita de INTERNET.

  • Um proxy (em português 'procurador', 'representante') é um  (um sistema de computador ou uma aplicação) que age como um intermediário para requisições, solicitando recursos de outros servidores.

  • A)A navegação na internet torna-se mais rápida quando se utiliza de um servidor proxy. Esse servidor consegue armazenar todos os recursos já baixados pelos usuários da internet e encaminhar esses recursos até o computador local diretamente.

    Proxy na pratica diminui a velocidade da internet além de funcionar para outro fim.

    b)Por meio do protocolo HTTP e utilizando-se de um navegador (browser), o usuário insere na URL somente o nome de um recurso que quer acessar, sem precisar saber a localização física do recurso. Esse recurso, que está em um servidor na internet, é composto exclusivamente de links para outros recursos ou para ele mesmo. (mistura conceitos de intranet com HTTP para confundir o candidato)

    c)Os sites de busca de informações fazem uso de mecanismos cada vez mais sofisticados. Utilizando-se de palavras-chave, o site retorna diversos links para informações relacionadas. E consegue, ainda, pesquisar endereços, nomes, descrições, dentre outras opções exceto imagens.

    Inclusive

    Gabarito: D

  • Gabarito''D''.

    HTTP é a sigla para Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto. Ele é o mais básico e usado para navegação em sites da internet.

    HTTPS é a sigla para Hyper Text Transfer Secure, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • A letra A está correta se for analisada pelo conceito de proxy cache.

  • Assertiva D

    Os sites web são conjuntos de hipertextos que, geralmente, combinam recursos de texto, de imagens e de links que podem ser acessados por meio de protocolos HTTP ou HTTPS, utilizando-se a internet.

  • Em informática, um proxy é um servidor que age como um intermediário para requisições de clientes solicitando recursos de outros servidores.

  • GAB D. Questão formosa, questão bem feita.


ID
2923675
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quando se pensa em apresentações orais, no meio acadêmico, corporativo ou informal, o programa PowerPoint é sempre uma opção sugerida.

Sobre a edição de slides no Microsoft PowerPoint 2007 (versão português), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) o folheto mestre serve como modelo para todos os slides que serão criados no arquivo, podendo definir a cor do plano de fundo, o estilo dos marcadores e outras opções de formatação.

    Slide mestre

    b) a utilização de objetos ajuda na criação de uma apresentação. A formatação especial de texto (WordArt), objetos OLE, SmartArt, fotos, gráficos são opções que podem ser utilizadas e ajustadas conforme a necessidade da apresentação. No entanto, a única exceção para esses ajustes são as tabelas provenientes do Microsoft Excel 2007.

    Eu não tinha certeza sobre essa, mas segui as dicas do professor Fernando Nishimura. Nesse caso específico, segui a lógica de que: "Quando a questão 'fala mal'/'menospreza' determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa."

    Lista das dicas de informática do Professor Fernando Nishimura

    1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;

    2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;

    3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;

    4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;

    5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;

    6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;

    7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...

    8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente

  • O erro da D está em dizer que as guias inteligentes dependem do objeto, enquanto que é ao contrário. As modificações das guias inteligentes, como alinhar na linha superior, já estão previamente programadas e os objetos que dependerão delas.

ID
2923678
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos dias atuais, devido à internet, consegue-se acessar desde uma receita para o fim de semana até o extrato bancário. Toda essa facilidade traz, também, uma série de riscos relacionados à segurança de informações. Por diversas vezes, os usuários recebem arquivos por e-mail ou mesmo em um pendrive, que podem estar contaminados por vírus ou worms.


Baseando-se nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    A detecção heurística permite ao antivírus identificar vírus que não constem do seu banco de dados, através da análise do comportamento de um arquivo ou programa. O banco de dados de proteção do seu antivírus é atualizado com novas “assinaturas” ou código de vírus toda vez que você se conecta a Internet. Porém, quando o antivírus “não conhece o vírus” (não possui sua “assinatura”) ele parte para a análise do comportamento do arquivo ou programa suspeito (verificação heurística) o que aumenta a geração de Falsos Positivos.

    bons estudos

  • Scamming = Fraude!

  • Analisando os itens:

    a) Scamming é sinônimo de Phishing, golpe que tenta induzir as pessoas a entrar em um site falso e passar informações confidenciais. Item errado.

    b) Esta é a definição de antimalware. Item correto!

    c) Firewall protege tráfego de rede. Quem inspeciona arquivos é o antimalware. Item errado.

    d) Quem faz scaneamento é antimalware. Phishing e Pharming são ataques online.

    Resposta certa, alternativa b).

  • GABARITO B

    A) Como medida de segurança, é recomendado ao usuário que tenha em seu sistema operacional um sistema de scamming que se baseia em comportamentos preexistentes de uma base preestabelecida para que consiga analisar internamente os arquivos.

    Scamming significa fraude e não uma forma de defesa.

    C) A utilização de um sistema de firewall permitirá, em conjunto com o sistema operacional, identificar ações provenientes da abertura dos arquivos pelo usuário e remover problemas incorporados aos arquivos.

    Firewall não remove nada.

    D) Por meio da aplicação de um escaneamento nos arquivos, baseado em um sistema de phishing-pharming, o sistema operacional conseguirá remover os possíveis malwares incorporados aos arquivos.

    Phishing e Pharming são ataques de engenharia social.

  • Assertiva B

    A utilização de um software, que consiga analisar arquivos, comparando-os aos padrões preexistentes com base em modelos de assinaturas com os padrões internos dos arquivos, identificará e removerá possíveis problemas de segurança desses arquivos.


ID
2923681
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O sistema operacional Microsoft Windows 7 é composto por diversas ferramentas que auxiliam os usuários em suas tarefas. Diversas dessas ferramentas já vêm instaladas no sistema operacional e ajudam a manter o funcionamento e o controle do sistema.


Baseando-se nessas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Esse apenas da letra B me matou!

  • A título de conhecimento:

    Sobre a alternativa D:

    A central de ações agrupa todas as mensagens de manutenção e as mensagens de ajuda do Windows. Essas mensagens aparecem em vermelho para as ações importantes, em amarelo para ações recomendadas e em verde para as livres de problemas.

    O conceito referencia na verdade a área de notificação.

  • Resposta correta...

    A restauração do sistema, utilizando um ponto de restauração definido anteriormente pelo usuário, consegue restaurar seus arquivos que, por muitas vezes, foram danificados. Essa restauração não afeta os arquivos pessoais do usuário, apenas os arquivos do sistema.

  • Por exemplo, se você criou um Ponto de Restauração no domingo e, neste dia você baixou um vídeo através de um programa . Porém, se você precisar restaurar seu Sistema na terça-feira e voltar para o último Ponto de Restauração – no domingo – seu vídeo estará lá, pois ele não faz parte dos arquivos do sistema.

    Entretanto, se você baixar um player para assistir ao vídeo no domingo e precisar restaurar o sistema na terça-feira, este aplicativo não estará disponível. Isso acontece porque ele interfere em dados do sistema do seu computador, por isso ele é apagado. 

    Fonte: Tecmundo


ID
2923684
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O uso de planilhas eletrônicas tem se expandido cada vez mais no dia a dia. Nesse contexto, utilizando-se do Microsoft Excel 2007 (versão português), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) A filtragem de dados é interessante quando se tem uma grande quantidade de linhas para serem analisadas. Utilizando esse tipo de filtro, consegue-se filtrar os dados por meio de um intervalo de valores ou mesmo por meio de cores que foram inseridas via formatação condicional. Correta

    B) A utilização de dados externos dentro de planilhas é feita por meio da guia dados, item de seleção - obter dados externos. Nesse item, podem ser obtidos dados provenientes de diferentes fontes como: Access, Bitmap, Web, textos e servidores SQL.

    C) A automatização de tarefas executadas com maior frequência é realizada com o uso de macros. Utilizando-se da linguagem de programação VBA e da instrução função, conseguem-se realizar cálculos automatizados cujos resultados retornam com mais agilidade.

    D) Uma das grandes vantagens do uso de planilhas eletrônicas é a utilização de fórmulas. Para realizar um cálculo, é obrigatório que a fórmula tenha a sintaxe iniciada com o sinal de “=” (igual) seguido apenas de um valor constante ou de uma referência e com um operador.

  • Os macros não auxiliam na automatização de tarefas? Acho que o erro é outro, mas não consegui sacar

  • C) A automatização de tarefas executadas com maior frequência é realizada com o uso de macros. Utilizando-se da linguagem de programação VBA e da instrução função, conseguem-se realizar cálculos automatizados cujos resultados retornam com mais agilidade.

    O erro está na instrução função. As duas formas de se gravar uma macro são:

    Visual Basic (Alt + F11) – Abre a janela de desenvolvedor do Microsoft VBA. O usuário, que precisa conhecer a linguagem de programação, pode codificar a macro;

    Gravar Macro – Ao pressionar este botão, o usuário será convidado a escolher o nome para a Macro, e, a partir de então, terá os seus passos gravados pela aplicação. Ao gravar os cliques de mouse e pressionamentos de tecla, o código VBA será gerado automaticamente.

    Fonte: Prof. Victor Dalton

  • Não necessariamente a fórmula deve iniciar com sinal de "=", pode inicar por "@", "+" ou ainda "-".


ID
2923687
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei nº 9.784 de 29 de janeiro de 1999 regula o processo administrativo e estabelece normas básicas, no âmbito da administração federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da administração.


Considerando-se os preceitos doutrinários do processo administrativo regidos pela norma em análise, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) A interpretação da norma administrativa, nos processos administrativos, deverá adotar a forma que melhor garanta o

    atendimento do fim público a que se dirige, sendo permitida a aplicação retroativa de nova interpretação.

    .

    Art. 2º. Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

    .

    Qualquer erro me avisem, por favor

  • Gabarito: A

    A) A interpretação da norma administrativa, nos processos administrativos, deverá adotar a forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, sendo permitida a aplicação retroativa de nova interpretação. ERRADA (art. 2º, parágrafo único, inciso XIII, Lei 9784/99)

    Art. 2 A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    (...)

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

    B) Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. CORRETA (art. 12, Lei 9784/99)

    Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

    Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo aplica-se à delegação de competência dos órgãos colegiados aos respectivos presidentes.

    C) O administrado tem direito a ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas. CORRETA (art. 3º, inciso II, Lei 9784/99)

    Art. 3 O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    (...)

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    D) A administração pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência. CORRETA (art. 2º, caput, Lei 9784/99)

    Art. 2A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

  • vedada a aplicação retroativa de nova interpretação.

  • A) Princípio da segurança jurídica: veda a aplicação retroativa de nova interpretação.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Não retroage...
  • Art. 2º A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

     

    Gabarito: A

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 2º Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

    FONTE:  LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.  

  • A questão versa sobre as disposições do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99) e deseja saber a alternativa INCORRETA:

    A) INCORRETA. É A RESPOSTA, pois não é permitida a aplicação retroativa de nova interpretação, e sim vedado esse tipo de aplicação retroativa, conforme o art. 2º, parágrafo único, XIII da lei 9.784/99: “interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, VEDADA aplicação retroativa de nova interpretação.” Trata-se do PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA, criado para evitar que os interessados sejam surpreendidos com uma mudança de orientação do Poder Público. Isso significa que, se a Administração Pública interpreta hoje a norma de um modo, e, no futuro, altera sua orientação, NÃO poderá utilizar essa nova interpretação em relação ao ato que já havia sido praticado sob a égide da interpretação antiga. Ou seja, a NOVA INTERPRETAÇÃO apenas pode ser aplicada para CIRCUNSTÂNCIAS FUTURAS.

    B) CORRETA. DELEGAR é transferir a competência da edição de um ato para outro órgão ou autoridade. Pode ocorrer COM SUBORDINAÇÃO (Exemplo: Prefeito delega a competência de um ato para o Secretário Municipal) ou SEM SUBORDINAÇÃO (Exemplo: o DETRAN delega às polícias militares a aplicação de multas de trânsito). Vejamos:

    Art. 12 da lei 9.784/99. “Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.”

    C) CORRETA. A assertiva reproduz o teor do art. 3º da lei 9.784/99: “O administrado tem os seguintes DIREITOS perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: [...] II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;”

    D) CORRETA. Trata-se da literalidade do art. 2º da lei 9.784/99: “A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos PRINCÍPIOS da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.”

    GABARITO: LETRA “A”

  • Analisemos cada assertiva:

    a) Errado:

    Na realidade, em razão dos princípios da segurança jurídica, da boa-fé e da proteção à confiança legítima, é vedada a aplicação retroativa de novas interpretações, o que está expresso no teor do art. 2º, parágrafo único,

    "Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    (...)

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação."

    b) Certo:

    Trata-se de proposição afinada com a norma do art. 12 da Lei 9.784/99, que assim determina:

    "Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial."

    c) Certo:

    Esta afirmativa encontra respaldo expresso no art. 3º, II, da Lei 9.784/99, de maneira que não há equívocos a serem apontados. É ler:

    "Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    (...)

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;"

    d) Certo:

    Por último, cuida-se de assertiva plenamente de acordo com o teor do art. 2º, caput, da Lei 9.784/99, litteris:

    "Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência."


    Gabarito do professor: A


ID
2923690
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei 8.112 institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

Considerando-se os cargos públicos criados por lei e acessíveis a todos os brasileiros, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão, analise as afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 56.  Será concedida ajuda de custo àquele que, não sendo servidor da União, for nomeado para cargo em comissão, com mudança de domicílio.

    ,

    Gabarito -> C

    .

  • A) Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder com prévia apreciação do órgão central do SIPEC. (CORRETA)

    Art. 37.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, [...]:

    B) O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou em funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou na entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4 ou equivalentes. (CORRETA)

    Art. 20. § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.

    C) Não será concedida ajuda de custo àquele que, não sendo servidor da União, for nomeado para cargo em comissão com mudança de domicílio. (INCORRETA - GABARITO)

    Art. 56.  Será concedida ajuda de custo àquele que, não sendo servidor da União, for nomeado para cargo em comissão, com mudança de domicílio.

    D) O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal, hipótese em que recairá no primeiro dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a trinta dias da publicação. (CORRETA)

    Art. 15. § 4  O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal, hipótese em que recairá no primeiro dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a trinta dias da publicação.

  • Vejamos cada afirmativa, separadamente:

    a) Certo:

    Trata-se de assertiva plenamente acordada com a norma do art. 37 da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 37.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos: 

    b) Certo:

    Esta proposição encontra apoio expresso no teor do art. 20, §3º, da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 20 (...)
    § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes."  

    c) Errado:

    Cuida-se aqui de proposição que viola frontalmente o teor do art. 56 da Lei 8.112/90, que prevê, sim, o pagamento de ajuda de custo para não servidores que venham a ser nomeados para cargos em comissão, com a respectiva necessidade de mudança de domicílio. No ponto, confira-se:

    "Art. 56.  Será concedida ajuda de custo àquele que, não sendo servidor da União, for nomeado para cargo em comissão, com mudança de domicílio."

    d) Certo:

    Por fim, esta afirmativa corresponde, com fidelidade, à norma do art. 15, §4º, da Lei 8.112/90, que ora colaciono:

    "Art. 15 (...)
    § 4o  O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal, hipótese em que recairá no primeiro dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a trinta dias da publicação."     

    Assim sendo, inexistem equívocos em seu teor.


    Gabarito do professor: C


ID
2923693
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considerando-se o Decreto nº. 1.171 de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas e assinale a que NÃO concorda com os preceitos doutrinários.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A, para os nao assinantes.

  • GABARITO: LETRA A

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    t) exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos;

    FONTE: DECRETO N° 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

  • alheios = ESTRANHOS

  • erro da A: "alheias aos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos."


ID
2923696
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, de cargo, de emprego ou de função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências.


Considerando-se que os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pelos deveres de honestidade, de imparcialidade, de legalidade e de lealdade às instituições, analise as afirmativas e assinale a que, especificamente, NÃO constitui ato de improbidade administrativa que cause prejuízo ao erário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O disposto na alternativa em questão faz parte do rol de atos de improbidade que atentam contra os princípios da Administração Pública elencados no artigo 11 da lei supracitada.

  • Complementando o comentário da Hilda Nunes:

    LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992.

    CAPÍTULO II

    Dos Atos de Improbidade Administrativa

    Seção III

    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública

     Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

    ...

    VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas. 

  • Gab item c)

    NÃO constitui ato de improbidade administrativa que cause prejuízo ao erário (O que não tiver no art. 10 da lei 8429 será a resposta):

    a) Art.10; XVIII - celebrar parcerias da administração pública com entidades privadas sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie;    

    b) Art. 10; II - permitir ou concorrer para que pessoa física ou jurídica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta lei, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie;

    c) Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública:  VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas.

    d) Art. 10; XVI - facilitar ou concorrer, por qualquer forma, para a incorporação, ao patrimônio particular de pessoa física ou jurídica, de bens, rendas, verbas ou valores públicos transferidos pela administração pública a entidades privadas mediante celebração de parcerias, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie; 

  • Sem enrolação:

    Enriquecimento ilícito: O agente publico recebe a vantagem

    Prejuízo ao erário: um terceiro que NÃO seja o agente recebe a vantagem.

     Até aqui nos ajudou o Senhor.

    1 Samuel 7:12

  • XIX - agir negligentemente na celebração, fiscalização e análise das prestações de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas;- Prejuízo ao Erário

    VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas. - Afronta aos Princípios

  • GABARITO LETRA C

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)   

     

    ARTIGO 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

     

    VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas

  • A questão exige conhecimento da Lei nº 8429/92 - Lei de Improbidade Administrativa (LIA), em especial das modalidades de atos de improbidade administrativa.

    Vamos às alternativas, lembrando que é pedida a que não representa um ato ímprobo que cause prejuízo ao erário.

    Letra A: incorreta. “Celebrar parcerias da administração pública com entidades privadas sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie” é considerado ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário, nos termos do art. 10, XVIII, da LIA.

    Letra B: incorreta. “Permitir ou concorrer para que pessoa física ou jurídica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta lei, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie” é considerado ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário, nos termos do art. 10, II, da LIA.

    Letra C: correta. “Descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas” é ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, e não que causa prejuízo ao erário, como pedido pelo comando, nos termos do art. 11, VIII, da LIA.

    Letra D: incorreta. “Facilitar ou concorrer, por qualquer forma, para a incorporação, ao patrimônio particular de pessoa física ou jurídica, de bens, rendas, verbas ou valores públicos transferidos pela administração pública a entidades privadas mediante celebração de parcerias, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie” é considerado ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário, nos termos do art. 10, XVI, da LIA.

    Gabarito: Letra C.


ID
2923699
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O auxílio reclusão representa um benefício concedido à família do servidor ativo em função de seu afastamento e de seu recolhimento em estabelecimento prisional por motivo de prisão em flagrante, preventiva ou em virtude de sentença definitiva de pena que não imponha a perda do cargo público.


Em relação ao auxílio reclusão, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    A resposta da questão encontra base no artigo 229 da Lei nº 8.112/90

    (Letra A) § 2º O pagamento do auxílio-reclusão cessará a partir do dia imediato àquele em que o servidor for posto em liberdade, ainda que condicional.

    (Letras B e C) I - dois terços da remuneração, quando afastado por motivo de prisão, em flagrante ou preventiva, determinada pela autoridade competente, enquanto perdurar a prisão;

    § 1º Nos casos previstos no inciso I deste artigo, o servidor terá direito à integralização da remuneração, desde que absolvido.

    (Letra D) II - metade da remuneração, durante o afastamento, em virtude de condenação, por sentença definitiva, a pena que não determine a perda de cargo. 

  • Do Auxílio-Reclusão

           Art. 229.  À família do servidor ativo é devido o auxílio-reclusão, nos seguintes valores:

           I - dois terços da remuneração, quando afastado por motivo de prisão, em flagrante ou preventiva, determinada pela autoridade competente, enquanto perdurar a prisão;

           II - metade da remuneração, durante o afastamento, em virtude de condenação, por sentença definitiva, a pena que não determine a perda de cargo.

           § 1  Nos casos previstos no inciso I deste artigo, o servidor terá direito à integralização da remuneração, desde que absolvido.

           § 2  O pagamento do auxílio-reclusão cessará a partir do dia imediato àquele em que o servidor for posto em liberdade, ainda que condicional.

    § 3  Ressalvado o disposto neste artigo, o auxílio-reclusão será devido, nas mesmas condições da pensão por morte, aos dependentes do segurado recolhido à prisão.

  • Vejamos as opções propostas:

    a) Certo:

    Cuida-se de afirmativa perfeitamente de acordo com o art. 229, §2º, da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 229 (...)
    § 2o  O pagamento do auxílio-reclusão cessará a partir do dia imediato àquele em que o servidor for posto em liberdade, ainda que condicional."

    b) Errado:

    Esta afirmativa contraria a norma que emana do art. 229, §1º, que assim preceitua:

    "Art. 229.  À família do servidor ativo é devido o auxílio-reclusão, nos seguintes valores:

    I - dois terços da remuneração, quando afastado por motivo de prisão, em flagrante ou preventiva, determinada pela autoridade competente, enquanto perdurar a prisão;

    (...)

    § 1o  Nos casos previstos no inciso I deste artigo, o servidor terá direito à integralização da remuneração, desde que absolvido."

    Logo, em caso de absolvição, os valores anteriormente descontados devem ser integralizados, ao contrário do aduzido pela Banca.

    c) Certo:

    Trata-se de proposição afinada com o disposto no inciso I do art. 229, acima já transcrito, de modo que inexistem equívocos nesta opção.

    d) Certo:

    Por fim, esta alternativa se mostra em sintonia com o art. 229, II, da Lei 8.112/90, litteris:

    "Art. 229 (...)
    II - metade da remuneração, durante o afastamento, em virtude de condenação, por sentença definitiva, a pena que não determine a perda de cargo."


    Gabarito do professor: B


ID
2923822
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os primórdios das políticas sociais estão relacionados ao aprofundamento da questão social no período de expansão do capitalismo monopolista.


Na literatura produzida pelo Serviço Social, a partir da teoria crítica, tal afirmação indica que as políticas sociais são explicadas

Alternativas
Comentários
  • Pelos interesses antagônicos entre o capital e o trabalho, portanto pelas contradições inerentes ao processo de constituição do Estado liberal, ainda que hegemonizadas pelo Capital.

  • De acordo com Behring, para compreender as Políticas Sociais é preciso rejeitar análises dicotômicas que se desdobram em duas perspectivas: economicistas (como se elas fossem exclusivamente um requisito da acumulação do capital) e politicistas (apenas como uma celebração da conquista do trabalho e dos movimentos sociais).

    Elas são síntese de múltiplas determinações pois, obviamente, estão inseridas na contradição capital-trabalho.

  • O movimento ocorrido no âmbito do Serviço Social latino-americano, a partir da década de 1970, mudou decisivamente os rumos da profissão no continente. Esse processo, denominado Movimento de Reconceituação, desloca o debate da profissão do “metodologismo” até então reinante, para o debate das relações sociais nos marcos do capitalismo, e com ele passa a dar ampla visibilidade à política social como espaço de luta para a garantia dos direitos sociais (FALEIROS, 1990). Nesse contexto, segundo Campos (1988, p. 13), a política social alçou um estatuto teórico, no âmbito do Serviço Social, que lhe permitiu realizar a articulação entre a perspectiva analítica de sociedade e de profissão. No Brasil, ao final da década de 1970, os assistentes sociais já se posicionavam fortemente em relação à “formulação das políticas sociais enquanto intervenção estatal”. Essa trajetória lhes possibilitou o diálogo com uma argumentação mais consistente junto aos defensores do “produtivismo econômico” da tecnocracia brasileira. Isso foi possível, por um lado, em razão da gênese da profissão vincular-se ao contexto de enfrentamento da questão social através das políticas sociais, assegurando as condições necessárias para a expansão do capitalismo monopolista (CARVALHO; IAMAMOTO, 1982; NETTO, 1992; MONTAÑO, 1998). Por outro lado, há o reconhecimento de que a política social reveste-se de um caráter contraditório, pois, ao mesmo tempo em que atende aos interesses do capital, atende também às necessidades da classe trabalhadora. Portanto, a sua expansão é marcada pela luta dos trabalhadores na perspectiva da conquista e da consolidação dos direitos sociais (IAMAMOTO, 2003; YAZBEK, 2000; PEREIRA, 2008)1 . 

  • Gabarito: C

  • As políticas sociais são essencialmente contraditórias. Ao mesmo tempo em que atendem as necessidades da classe trabalhadora, também contribuem para a reprodução ampliada do capital, justamente por possibilitar a manutenção da força de trabalho. A depender da correlação de forças no momento histórico em questão, elas alteram a suas características sendo mais universalista ou focalizada.

    RESPOSTA: LETRA C


ID
2923825
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Após a II Guerra Mundial, sob inspiração keynesiana, o Estado de Bem-estar Social ou Welfare State emerge para reproduzir a expansão do capital, aliando-se as forças do mercado com a proteção do Estado no atendimento às necessidades sociais.


Em relação à origem e ao desenvolvimento das políticas sociais, é correto afirmar que o neoliberalismo

Alternativas
Comentários
  • Avança a partir da década de 1970 na Inglaterra e nos Estados Unidos da América e se pauta pela minimização do Estado como responsável pelas políticas sociais, realidade que se expressará no Brasil a partir da década de 1990 quando a recente aprovação da Constituição Federal sequer havia regulamentado diversos itens relacionados aos direitos sociais.

  • Acredito que só copiar e colar a resposta, não agrega em nada para que esta estudando. Melhor não responder nada, pois quem vem olhar os cometários,vem em busca de uma explicação coerente e precisa. Só acho.

  • LETRA D

    É importante observar que o neoliberalismo se expande mundialmente a partir da década de 1970, no Brasil ele só vem se efetivar a partir de 1990.


ID
2923828
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional

A Seguridade Social está disposta no artigo 194 da Constituição Federal (com modificação pela Emenda Constitucional n. 20/98).


Dentre os objetivos relacionados à competência do poder público, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2923831
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

No que se refere à saúde do trabalhador, previstos na Lei Federal 8080/90, analise os itens abaixo.


I. Participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e dos agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho.

II. Informação ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical e às empresas sobre os riscos de acidentes de trabalho, de doença profissional e do trabalho, bem como os resultados de fiscalizações, de avaliações ambientais e de exames de saúde, de admissão, periódicos e de demissão, respeitados os preceitos da ética profissional.

III. Participação sobre percentual do lucro em empresas públicas e privadas cujas condições de trabalho sejam consideradas de risco à saúde dos trabalhadores e previstas em legislação específica.

IV. Garantia ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao órgão competente a interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho quando houver exposição a risco iminente para a vida ou para a saúde dos trabalhadores.


Quanto à abrangência da respectiva lei, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei Federal 8080/90

    Art. § 3º Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo:

    I - assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho;

    II - participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho; (item I)

    III - participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), da normatização, fiscalização e controle das condições de produção, extração, armazenamento, transporte, distribuição e manuseio de substâncias, de produtos, de máquinas e de equipamentos que apresentam riscos à saúde do trabalhador;

    IV - avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde;

    V - informação ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical e às empresas sobre os riscos de acidentes de trabalho, doença profissional e do trabalho, bem como os resultados de fiscalizações, avaliações ambientais e exames de saúde, de admissão, periódicos e de demissão, respeitados os preceitos da ética profissional;(item II)

    VI - participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas;

    VII - revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho, tendo na sua elaboração a colaboração das entidades sindicais; e

    VIII - a garantia ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao órgão competente a interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho, quando houver exposição a risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores. (item IV)

    Gabarito: Letra D

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 6º § 3º Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo:

    I - assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho;

    II - participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho;

    III - participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), da normatização, fiscalização e controle das condições de produção, extração, armazenamento, transporte, distribuição e manuseio de substâncias, de produtos, de máquinas e de equipamentos que apresentam riscos à saúde do trabalhador;

    IV - avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde;

    V - informação ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical e às empresas sobre os riscos de acidentes de trabalho, doença profissional e do trabalho, bem como os resultados de fiscalizações, avaliações ambientais e exames de saúde, de admissão, periódicos e de demissão, respeitados os preceitos da ética profissional;

    VI - participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas;

    VII - revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho, tendo na sua elaboração a colaboração das entidades sindicais; e

    VIII - a garantia ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao órgão competente a interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho, quando houver exposição a risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
2923834
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação à Constituição Federal de 1988 (capítulo II) e considerando a Emenda Constitucional n° 90/15, assinale a alternativa que apresenta os direitos sociais previstos nesse capítulo e nessa emenda.

Alternativas
Comentários
  • "Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição."

    Emenda Constitucional n° 90/15 dá nova redação ao art. 6º da Constituição Federal, para introduzir o transporte como direito social.

  • Mnemônico (peguei aqui no QC)

    DILMA SSEM PTT

    Assistência aos Desamparados

      Proteção à Infância

                   Lazer

                   Moradia

                  Alimentação

                  Saúde

                  Segurança            

                 Educação

        Proteção à Maternidade

                  Previdência Social

                 Trabalho

                 Transporte

    .

    Gabarito -> A

  • GABARITO: A

    Direitos sociais:

    EDU MORA LA

    SAÚ TRABALHA ALI

    ASSIS PRO SEG PRESO no TRANSPORTE

    ------------------------------------------------------------------------

    EDUcação

    MORAdia

    LAzer

    SAÚde

    TRABALHO

    ALImentação

    ASSIStência aos desamparados

    PROteção à maternidade e à infância

    SEGurança

    PREvidência SOcial

    TRANSPORTE

  • Gab letra A: O direito à educação, à saúde, à alimentação, ao trabalho, à moradia, ao transporte, ao lazer, à segurança, à previdência social, à proteção à maternidade e à infância e à assistência aos desamparados.

  • Aprendi e gravei os Direitos Sociais com esse Mnemônico e acertei a questão:

    EDU MORA LAEducação; Moradia; Lazer )

    SAUl TRABALHA ALI NO TRANSPORTE (Saúde; Trabalho; Alimentação; Transporte)

    ASSIS PROs SEGue PRE SOAssistência aos desamparados; Proteção a maternidade e a infancia; Segurança; Previdência Social.)

     

    Bons Estudos!!

     

  • Consoante a própria CF/88:

    CAPÍTULO II

    DOS DIREITOS SOCIAIS

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.   

    GAB: A.

  • Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.    

    Foi Incluído o TRANSPORTE

  • TRANSPORTE FOI A DIFERENÇA ENTRE A e E art 6 CF

  • Dica fantástica;;;

    Direitos sociais:

    EDU MORA LA

    SAÚ TRABALHA ALI

    ASSIS PRO SEG PRESO no TRANSPORTE

  • GABARITO A

    CF/88

    CAPÍTULO II

    DOS DIREITOS SOCIAIS

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 

    bons estudos

  • DIREITOS SOCIAIS NA CONSTITUIÇÃO

    1.    Educação

    2.    Saúde

    3.    Trabalho

    4.    Lazer

    5.    Segurança

    6.    Previdência social

    7.    Proteção à maternidade

    8.    Proteção à infância

    9.    Assistência aos desamparados

    EC 26/2000:

    1.    Educação

    2.    Saúde

    3.    Trabalho

    4.    Lazer

    5.    Segurança

    6.    Previdência social

    7.    Proteção à maternidade

    8.    Proteção à infância

    9.    Assistência aos desamparados

    10.  MORADIA

    EC 64/2010:

    1.    Educação

    2.    Saúde

    3.    Trabalho

    4.    Lazer

    5.    Segurança

    6.    Previdência social

    7.    Proteção à maternidade

    8.      Proteção à infância

    9.    Assistência aos desamparados

    10.  Moradia

    11.  ALIMENTAÇÃO

     

    EC 90/2015:

    1.    Educação

    2.    Saúde

    3.    Trabalho

    4.    Lazer

    5.    Segurança

    6.    Previdência social

    7.    Proteção à maternidade

    8.    Proteção à infância

    9.    Assistência aos desamparados

    10.  Moradia

    11.  Alimentação

    12. TRANSPORTE

     

  • Educação é o transporte para o trabalho

    Moradia boa tem que ter lazer e segurança

    Alimentação te da saúde

    Previdência cuida da maternidade, da infância e dos desamparados.

  • Coisas sobre o art 6º que devemos ficar atentos.

    1) São todos normas de eficácia limitada

    2) No artigo são 11 (porém o rol é exemplificativo)

    3) transporte, moradia e alimentação foram inseridos por último com a EC nº90

    4) As bancas gostam de trocar: Previdência Social por seguridade social; Moradia por propriedade/habitação; Assistência aos desamparados por desempregados.

  • DILMAS SEM PTT

    Desamparados

    Infância

    Lazer

    Moradia

    Alimentação

    Saúde

    Segurança

    Educação

    Maternidade

    Previdência social

    Transporte

    Trabalho

  • Foi incluido o transporte.

  • OS DIREITOS SOCIAIS SÃO 12 DISCÍPULOS ISLÂMICOS:

    PS TTEMOS ALLÁ DEMAIS

    PS - PREVIDÊNCIA SOCIAL

    T - TRANSPORTE

    T - TRABALHO

    E - EDUCAÇÃO

    MO - MORADIA

    S - SAÚDE

    AL - ALIMENTAÇÃO

    LA - LAZER

    DE - ASSISTÊNCIA AOS DESAMPARADOS

    MA - PROTEÇÃO À MATERNIDADE

    I - PROTEÇÃO À INFÂNCIA

    S - SEGURANÇA

  • ÚLTIMOS DIREITOS SOCIAIS INCLUÍDOS NA CONSTITUIÇÃO:

    Transporte

    Alimentação

    Moradia

  • FOI UMA QUESTÃO (NA MINHA OPINIÃO) INTELIGENTE, POIS O EXAMINADOR COBRA A EVOLUÇÃO DO ART.6º ATRAVÉS DE SUAS EMENDAS, E QUANDO AS MESMAS SE DERAM.

    EC 26 MORADIA

    EC 64 ALIMENTAÇÃO

    EC 90 TRANSPORTE

    Dispositivo Texto Anterior Alteração  Art.6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 

    Art.6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Dispositivo Texto Anterior Alteração  Art.6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 

    Art.6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Dispositivo Texto Anterior Alteração  Art.6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

     

  • Típica questão que só quem comprou o gabarito acertou...

  • O examinador desejou saber se você estudou e guardou o conteúdo do artigo 6º, da CF/88, com redação dada pela Emenda Constitucional nº 90/2015, reproduzido a seguir: “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. Desta forma, era necessário o conhecimento dos direitos socais básicos previstos no art. 6º da CF/88.

    Resposta: Letra A

  • GABARITO: A

    Direitos Sociais - (mnemônico): TEMOS LPS DE MAISA para TRANSPORTAR

    Trabalho

    Educação

    MOradia

    Saúde

    Lazer

    Previdência Social

    Desamparados Assistência

    MAternidade Proteção

    Infância Proteção

    Segurança

    Alimentação

    para TRANSPORTAR

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos sociais.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Correta! A EC nº 90/2015 acrescentou o transporte aos direitos sociais. Art. 6º, CRFB/88: "São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição".

    Alternativa B - Incorreta. A cultura não está listada no rol de direitos sociais do art. 6º da CRFB/88.

    Alternativa C - Incorreta. O esporte não está listado no rol de direitos sociais do art. 6º da CRFB/88.

    Alternativa D - Incorreta. A redação é anterior à EC nº 90/2015, que acrescentou o transporte aos direitos sociais.

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.

  • DIREITOS SOCIAIS, RESERVA DO POSSÍVEL E MÍNIMO EXISTENCIAL

    Sobre o tema, Daniel Sarmento (2016, p. 340) entende que “a reserva do possível pode ser desdobrada em três componentes: 1) o componente fático, que diz respeito à efetiva existência de recursos necessários à satisfação do direito prestacional em jogo; 2) o componente jurídico, que se liga à existência de autorização legal – especialmente na lei orçamentária – para a realização da despesa exigida pela efetivação do direito; e 3) a razoabilidade da prestação, considerando os recursos existentes e todos os demais encargos que pesam sobre o Estado"

    Contudo, a reserva do possível não pode ser aplicada quando se está diante do MÍNIMO EXISTENCIAL. Lembrem-se disso, sobretudo em provas abertas, pois costumam aparecer temas como esse.

    Daniel Sarmento (2016) igualmente lembra que um exemplo riquíssimo de diálogo institucional na proteção de direitos ligados ao mínimo existencial vem da jurisdição constitucional colombiana e se liga ao reconhecimento do chamado estado de coisas inconstitucional. Para o autor, “essa técnica, que não está expressamente prevista na Constituição ou em qualquer outro instrumento normativo permite à Corte Constitucional atuar visando à superação de violações graves e massivas de direitos fundamentais.

  • EC 26/2000: trouxe o direito à MORADIA

    EC 64/2010: trouxe o direito à ALIMENTAÇÃO

    EC 90/2015: trouxe o direito ao TRANSPORTE

  • LESMA PATT

    Lazer

    Educação

    Saúde

    Segurança

    Moradia

    Alimentação

    Previdência Social

    Proteção à Manternidade/Infância

    Assistência aos Desamparados

    Transportes

    Trabalhos

  • Eu uso o seguinte mnemônico:

    Edu Mora Ali

    Saú Trabalha Lá

    Assis Pro_Seg Pre.So no Transporte.

    Edu: Educação

    Mora: Moradia

    Ali: Alimentação

    Saú: Saúde

    Trabalha: Trabalho

    Lá: Lazer

    Assis: Assistência aos desamparados

    Pro_: Proteção à maternidade e à infância

    _Seg: Segurança

    Pre.So: Previdência social

    Transporte: Transporte


ID
2923837
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O decreto 7.234/2010 dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) com os objetivos de democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal; de minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e na conclusão da educação superior; de reduzir as taxas de retenção e evasão e de contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.


Em relação a esse decreto, assinale a alternativa que apresenta as áreas contempladas.

Alternativas
Comentários
  • Art.3º, § 1  As ações de assistência estudantil do PNAES deverão ser desenvolvidas nas seguintes áreas:

    I - moradia estudantil;

    II - alimentação;

    III - transporte;

    IV - atenção à saúde;

    V - inclusão digital;

    VI - cultura;

    VII - esporte;

    VIII - creche;

    IX - apoio pedagógico; e

    X - acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.


ID
2923840
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A lei 9.394, que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi promulgada em 1996 e, até então, já passou por diversas modificações.


Em relação à LDB, assinale a alternativa que apresenta os princípios básicos corretos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Lei nº 9.394/90 (LDB)

    Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; (quanto à alternativa A)

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; (quanto à alternativa B)

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; (quanto à alternativa D)

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; (quanto à alternativa C)

    VII - valorização do profissional da educação escolar; (quanto à alternativa C)

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade; (quanto à alternativa A)

    X - valorização da experiência extra-escolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;

    XII - consideração com a diversidade étnico-racial;

    XIII - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.  

  • A questão quer saber qual assertiva traz um princípio da educação estampado no artigo 3 conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/1996. Vejamos:

    a) Incorreta.

    A primeira parte tornou a assertiva incorreta. Vejam a forma correta:

    De acordo com o artigo 3, IX, da LDB: "O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) garantia de padrão de qualidade."

    b) Correta.

    De acordo com o artigo 3, III, da LDB: "O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:(...) pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas."

    c) Incorreta.

    A primeira parte está errada, pois o ensino é gratuito em estabelecimentos públicos oficiais. Vejam a forma correta:

    De acordo com o artigo 3, VI, da LDB: "O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:(...) gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais."

    d) Incorreta.

    A segunda parte está errada, pois o dispositivo não fala nada de privatização. Vejam a foram correta:

    De acordo com o artigo 3, V, da LDB: "O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:(...) coexistência de instituições públicas e privadas de ensino."

    Gabarito do monitor: B


ID
2923843
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social

Em relação à concessão de bolsas de permanência a estudantes de graduação de instituições de ensino superior, a Portaria 389/2013 estabelece

Alternativas

ID
2923846
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à atuação do(a) assistente social na política de educação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • SUBSÍDIOS PARA A ATUAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO - CFESS

    "Embora muitos tendam a afirmar que se trata de um debate ou de um campo novo, a vinculação do Serviço Social com a Política de Educação foi sendo forjada desde os primórdios da profissão como parte de um processo de requisições postas pelas classes dominantes quanto à formação técnica, intelectual e moral da classe trabalhadora, a partir de um padrão de escolarização necessário às condições de reprodução do capital em diferentes ciclos de expansão e de crise." (p.16)


ID
2923849
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O documento “Subsídios para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação (CFESS, 2012)”, além de contextualizar a educação no processo amplo de lutas e de disputas de projetos societários, assegura uma concepção que fundamenta a perspectiva da educação e por consequência a atuação do(a) assistente social nessa política social.


Em relação a esse documento, assinale a alternativa que apresenta a base dessa perspectiva.

Alternativas
Comentários
  • 'Os processos de constituição dos sujeitos coletivos e de suas lutas é, desta forma, condição de uma educação emancipadora, posto que qualificam a democracia como um processo e não como um valor liberal. A perspectiva de democratização está na base de construção dos processos de emancipação humana e uma educação fundada nesta compreensão não pode deixar de fortalecer os processos de socialização da política, de socialização do poder como condição central de superação da ordem burguesa" (COUTINHO, 2006).


ID
2923852
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Guerra (2000), por instrumentalidade do Serviço Social, entende-se o conjunto de competências e de requisições que legitimam a profissão na sociedade, no movimento contraditório entre os interesses de classes, o que significa apreender também a construção e o acúmulo dos sujeitos que a exercem.


Com base nessas informações, é correto afirmar que a instrumentalidade é

Alternativas
Comentários
  • entrevista, visita domiciliar, relatórios, trabalho em equipe, articulação da rede socioassistencial, visita institucional não são instrumentos próprios do SESO, visto que demais profissões também se utilizam desses instrumentos.

  • Instrumentalidade não é sinônimo do conjunto de instrumentos, essa restrição nos leva ao erro.

  • a mediação que possibilita a reflexão e a consequente intervenção, dado o caráter teleológico do trabalho que se particulariza a partir da inserção dos(as) assistentes sociais nos espaços sócio-ocupacionais.

  • eu jurava que era a letra A

  • Gabarito: D - a mediação que possibilita a reflexão e a consequente intervenção, dado o caráter teleológico do trabalho que se particulariza a partir da inserção dos(as) assistentes sociais nos espaços sócio ocupacionais.

    [...]

    Afirmamos que como particularidade a instrumentalidade é campo de mediação, dentre elas, da cultura profissional. No exercício profissional o assistente social lança mão do acervo ídeo-cultural disponível nas ciências sociais ou na tradição marxista e o adapta aos objetivos profissionais. Constrói um certo modo de fazer que lhe é próprio e pelo qual a profissão torna-se reconhecida socialmente. Produz elementos novos que passam a fazer parte de um acervo cultural (re) construído pelo profissional e que se compõe de objetos, objetivos, princípios, valores, finalidades, orientações políticas, referencial técnico, teórico-metodológico, ídeo-cultural e estratégico, perfis de profissional, modos de operar, tipos de respostas; projetos profissionais e societários, racionalidades que se confrontam e direção social hegemônica, etc. Deste modo, a cultura profissional, como construção coletiva e base na qual a categoria se referencia, é também ela uma mediação entre as matrizes clássicas do conhecimentos — suas programáticas de intervenção e os projetos societários que os norteiam — e as particularidades que a profissão adquire na divisão social e técnica do trabalho. (Pág. 13)

    GUERRA, Yolanda - A Instrumentalidade No Trabalho Do Assistente Social- http://www.unirio.br/unirio/cchs/ess/Members/altineia.neves/instrumentos-e-tecnicas-em-servico-social/guerra-yolonda-a-instrumentalidade-no-trabalho-do-assistente-social/view


ID
2923855
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sant’ana (2000) analisa, até as décadas de 1960 e 1970, como o Serviço Social brasileiro manteve as características que marcaram sua origem e sua trajetória.


Em relação a essas décadas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    o processo de renovação da profissão, cuja centralidade foi a busca da eficiência técnica, é iniciado.

    Primeira vertente - A vertente modernizadora caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e mais tarde sistêmicas (matriz positivista), voltadas a uma modernização conservadora e melhoria do sistema pela mediação do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração da sociedade. (…) Configuram um projeto renovador tecnocrático fundado na busca da eficácia e eficiência para nortear a produção do conhecimento e a intervenção profissional;

    Força, guerreiros(as)!!

  • Gostei .. eu acertei a questão...


ID
2923858
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político-profissional do Serviço Social é caracterizado pela ruptura com o conservadorismo na profissão.


Em relação a sua constituição, é correto afirmar que esse projeto é resultado

Alternativas
Comentários
  • Em 1993, ocorre a revisão do Código de Ética e a Lei de Regulamentação da profissão é aprovada. É neste momento que se consolida o P.E.P do SeSo.

  • C

    do contexto sócio-histórico brasileiro da década de 1980 e da organização política da categoria profissional que tem a Lei de Regulamentação e o Código de Ética como marcos legais.

  • Movimento de Reconceituação 1965/1975

  • Fica a desejar os comentários dos professores que estão ofertando ao vender o plano. Esses comentários e aulas nunca aparece para nos.

  • Embora a Lei de Regulamentação foi encaminhada enquanto projeto de lei em 1986 ela só foi aprovada em 1993. Achei isso estranho pq a resposta fala de déc de 80... enfim. Segue abaixo a justificativa:

  • A) do processo de reconceituação do Serviço Social da década de 1980 e o principal marco legal são as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social (ABESS). Década se 1960.

    B)da tendência inaugurada na reconceituação de intenção de ruptura que possibilitou a aprovação das Diretrizes Curriculares do Serviço Social como um dos marcos legais.

    C) correto

    D)da organização da categoria profissional que lutou contra a ditadura militar e lançou o conhecido “Manifesto pelo projeto ético político profissional” (1988), que traz os parâmetros de atuação. Nunca ouvi falar.


ID
2923861
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considere os seguintes itens do Código de Ética Profissional (art. 2º, 3º e 4º).


I. Acatar determinação institucional que fira os princípios e diretrizes deste Código.

II. Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da profissão.

III. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.

IV. Desagravo público por ofensa que atinja a sua honra profissional.

Em relação a esses itens, assinale a alternativa que corresponde ao que é correto em cada item.

Alternativas
Comentários
  • B

    I - vedado, II - dever, III - princípio e IV - direito

  • Gabrito : B

    Vedado

    Dever

    Princípio

    Direito

  • A questão requer conhecimento da Resolução CFESS nº 273 de 1993, que institui o Código de Ética profissional. Nesse documento encontramos os princípios, deveres, direitos e vedações que orientam o trabalho do/a assistente social.

    Vamos analisar os itens:

    I. Acatar determinação institucional que fira os princípios e diretrizes deste Código. De acordo com o “Art. 4º”, alínea c, do Código de Ética do/a assistente social de 1993, o item constitui uma vedação.

    II. Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da profissão. De acordo com o “Art. 3º”, alínea b, do Código de Ética do/a assistente social de 1993, o item constitui um dever.

    III. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo. De acordo com o inciso II, do Código de Ética do/a assistente social de 1993, o item constitui um Princípio fundamental.

    IV. Desagravo público por ofensa que atinja a sua honra profissional. De acordo com o “Art. 2º”, alínea e, do Código de Ética do/a assistente social de 1993, o item constitui um direito.

    Ao analisar as alternativas, temos:

    A, C e D – Incorretas.

    B – Correta. I - vedado, II - dever, III - princípio e IV - direito

    Gabarito: B


ID
2923864
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social

Em relação à resolução CFESS 577/2009 que dispõe sobre emissão de pareceres, de laudos, de opiniões técnicas em conjunto com o assistente social e outros profissionais, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
2923867
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Como encaminhamento técnico-operativo, o estudo social fundamenta a elaboração de pareceres e de laudos sociais e de perícias técnicas, constituindo-se, assim, atribuição privativa do(a) assistente social.


Na ótica do Projeto Ético-político Profissional, o estudo social

Alternativas
Comentários
  • C) deve dar visibilidade aos contextos socioeconômico e histórico das particularidades dos usuários a partir da concepção de sujeito social.

    Na direção de ampliar os direitos sociais ao sujeito.

  • O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos sócioeconômicos e culturais (CFESS, 2003, p. 42). 


ID
2923870
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A pesquisa social possibilita apreender a dinâmica da realidade, por isso é importante tanto para a produção do conhecimento quanto para o exercício profissional de assistentes sociais.


Em relação à pesquisa qualitativa na área, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Ela se ocupa nas Ciências Sociais, com um nível de realidade que não pode ou não deveria ser quantificado, ou seja, ela trabalha com o universo dos motivos das aspirações das crenças dos valores e das atitudes.

  • Estudante Solidário, como vc ajuda essas pessoas? existe um grupo? porque até o momento eu vi aqui apenas frases motivacionais, sem querer ofender e nem tirar a importância , pois há quem esteja sempre precisando. Só que os comentários são sobre as questões e sua solidariedade seria mais edificante pelo menos na minha concepção, ou seja, estou olhando no meu caso, se vc me ajudasse comentando ela. Pois muitas questões não possuem comentários. Grata e bom dia e boas energias. Avante Grande Guerreiro Solidário!

  • GABARITO: LETRA A

    A) é fundamental, pois prioriza os significados, os nexos e as contradições que explicam os fenômenos sociais. → correto.

    B) deve ser priorizada, tendo em vista sua oposição às abordagens quantitativas que não conseguem captar os fenômenos sociais. → será determinada e adequada em relação a determinado caso, se for a medida mais adequada será aplicada, caso não, será aplicada outro tipo de pesquisa.

    C) por suas características, não há necessidade de estabelecer caminhos metodológicos como consagrados pelo positivismo nas Ciências Sociais. → há necessidade que esses caminhos sejam estabelecidos.

    D) é uma metodologia de interpretação, portanto, em virtude do subjetivismo inerente, deve estar submetida a dados quantitativos. → não há necessidade de submissão aos dados quantitativos, ela PODE estar.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • A) GABARITO

    B) Pesquisa qualitativa e quantitativa são complementares e não opostas.

    C) Pesquisar requer a adoção de um referencial teórico-metodológico, instrumentos e técnicas para qualificar o conhecimento gerado.

    D) a pesquisa qualitativa lida com subjetividade dos fenômenos e dos sujeitos e pode ser complementada por uma pesquisa quantitativa para identificar a frequência dos fenômenos, mas a análise e interpretação dos dados é feita a partir da adoção de um referencial teórico-metodológico.

    http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1428/minayo__2001.pdf

  • Se não há disposição expressa na lei , como a questão pode estar correta, quando ela diz ''tratada em lei'' ?

  • Se não há disposição expressa na lei , como a questão pode estar correta, quando ela diz ''tratada em lei'' ?

  • Se não há disposição expressa na lei , como a questão pode estar correta, quando ela diz ''tratada em lei'' ?


ID
2923873
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considere as seguintes afirmações.


1. Caracteriza-se por afirmar uma posição profissional e tem por objetivo subsidiar, em geral, uma decisão judicial.

2. Sistematiza e contextualiza informações da realidade social dos usuários na direção de ampliar direitos sociais.

3. Sistematiza avaliação de determinada situação, esclarecendo a metodologia utilizada a fim de subsidiar posição profissional.

4. Apresenta descritiva e interpretativamente contextos sociofamiliares e/ou institucionais para justificar atendimento a demandas identificadas e/ou solicitadas.

Como instrumentos de trabalhos do(a) assistente social, essas definições correspondem, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Laudo Social, Estudo Social, Perícia Social e Relatório Social.


ID
2923876
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Iamamoto é uma das intelectuais do Serviço Social brasileiro que se dedica a discutir a formação e o exercício profissional.


Em relação aos estudos feitos pela autora, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social é o trabalho inserido na divisão sociotécnica do trabalho e como tal se materializa como trabalho concreto e abstrato.

  • A

    o Serviço Social é uma prática profissional que, a partir da divisão sociotécnica do trabalho, é indiferenciada pelo sincretismo.

    B

    o Serviço Social é o trabalho inserido na divisão sociotécnica do trabalho e como tal se materializa como trabalho concreto e abstrato.

    C

    o Serviço Social é uma prática social e possui um processo próprio de ação, já que possui instrumentos privativos de intervenção.

    D

    o Serviço Social não pode ser considerado trabalho, já que a questão social é objeto de intervenção de várias profissões.

  • Assim, para além da análise do Serviço Social como trabalho concreto (MARX, 1968), munido de qualidades específicas para responder às demandas que lhe são postas, tendo como suportes de ação os recursos materiais e seu acervo técnico-intelectual, o trabalho do assistente social adquire um caráter abstrato na medida em que passa a ser mediado pelo mercado, isto é, pela produção, troca e consumo das mercadorias (bens e serviços) dentro da divisão social do trabalho. 

    Fonte: As condições de trabalho dos assistentes sociais e suas implicações no processo de adoecimento dos profissionais

  • "No entanto, o conteúdo qualitativo do trabalho é insuficiente para decifrar a natureza do exercício profissional na sociedade capitalista, pois o trabalho do assistente social concentra uma unidade contraditória, é trabalho concreto (possui uma utilidade social) e trabalho abstrato, uma vez que seu exercício profissional especializado se realiza por meio do trabalho assalariado, na relação de compra e venda de sua força de trabalho, sujeito as determinações da alienação e exploração." OS FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO ENTRE A CATEGORIA TRABALHO E O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE 

  • Contribuindo aqui, mesmo que superficialmente, pelo que entendo das teorias dos autores, a questão da prática indiferenciada pelo sincretismo é da autoria de Netto, já a questão da consideração do SS como prática e não como trabalho é uma discussão do Lessa, que vai de encontro a discussão de Iamamoto que diz que o SS é trabalho sim, inserida na divisão divisão sociotécnica do trabalho.

    Logo, a contribuição de Iamamoto está expressa na alternativa (B)

  •  Deste modo, “não há qualquer identidade possível entre o trabalho e o trabalho abstrato porque são relações sociais que atendem a funções sociais inteiramente distintas” (idem, p.06). Entre o trabalho concreto e o abstrato não há uma identidade e sim uma diferenciação. Assim, “entre o trabalho e o trabalho abstrato pode haver uma superposição, mas, jamais uma identidade” (ibidem)..Feita a distinção de fundamental importância, entre trabalho concreto e trabalho abstrato, pode-se adentrar em outro aspecto desta questão de grande relevância para o debate do Assistente Social enquanto assalariado improdutivo. O trabalho abstrato, como denominou Marx, pode ser produtivo ou improdutivo, ele pode ser ou não produtor de maisvalia. O trabalho produtivo é aquele que produz um excedente para o capitalista e ainda é fonte de remuneração do trabalhador.


ID
2923879
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O trabalho em equipe é uma característica que marca a trajetória de inserção de assistentes sociais nas políticas sociais na diversidade de espaços sócio-ocupacionais.


Em relação à interação profissional com outras áreas de conhecimento e de intervenção, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A

    a interdisciplinaridade requer que os(as) profissionais ultrapassem o conhecimento específico de sua disciplina, e a multiprofissionalidade possibilita tal avanço.

    B

    a interdisciplinaridade se caracteriza pelo trabalho coletivo entre diversas áreas do conhecimento, ainda que inexistam espaços coletivos de troca de saber.

    C

    a interdisciplinaridade se pauta pela horizontalização das relações entre os diversos saberes no cotidiano profissional, ressaltando a especificidade do conhecimento como troca.

    D

    a transdisciplinaridade ou a pluridisciplinaridade não são aplicáveis ao cotidiano profissional de assistentes sociais, tendo em vista que sua intervenção sempre será compartilhada.

  • GABARITO: LETRA C

    ? a interdisciplinaridade se pauta pela horizontalização das relações entre os diversos saberes no cotidiano profissional, ressaltando a especificidade do conhecimento como troca.

    ? A prática da interdisciplinaridade exige intensa articulação entre os especialistas e interação real das disciplinas, através de relações de interdependência e de conexões recíprocas, de horizontalização de saberes, o que não deve ser confundido com simples trocas de informações.

    ? Referência: https://www.fen.ufg.br/revista/v11/n1/v11n1a15.htm

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?