-
Vamos lá!
Ao resgatar títulos, o governo injeta moeda na economia, o que equivale a uma política econômica monetária expansiva, deslocando a curva LM para a direita. Quando ocorre esse deslocamento, a taxa de juros interna fica menor do que a taxa de juros externa, gerando a fuga de divisas (dólares). Desta forma, ocorre uma valorização do dólar em detrimento da desvalorização do real. Considerando um regime de câmbio flutuante, a desvalorização do real provocará um aumento das exportações e diminuição das importações, que por sua vez implicará o deslocamento da curva IS para direita e consequentenmente um aumento da renda real dessa economia.
Espero ter ajudado.
Bons estudos!
-
Letra A
Se o Governo resgatar títulos de sua dívida que estejam em poder do público (política monetária expansionista), a renda real dessa economia tenderá a aumentar, caso as taxas de câmbio sejam flutuantes (móveis).
Política Monetária expansionista => Taxa de câmbio Móvel
-
Perfeita explicação Renato!!
-
Resumo
. Aumenta oferta de moeda (gov resgata títulos: paga titulares) -> Desloca LM para direita (pol. monetária expansionista)
. Mais moeda na economia, diminui tx de juros
. Aumenta demanda por divisas (fuga de capitais: não compensa investir no país, então compra compra divisa para sair do país)
. Tx de câmbio aumenta pelo aumento da demanda por divisa
. Exportações aumentam, pois tx de câmbio está alta
. Desloca IS para direita (aumenta renda)