SóProvas


ID
2924422
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Serrana - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                     Nero e a lira


      O Brasil ficou chocado com o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro. Só diante das chamas terríveis e do patrimônio desaparecido para sempre que alguns perceberam que nunca tinham ido ao espaço museológico agora perdido. Eu já tinha escrito o mesmo sobre os riscos da nossa Biblioteca Nacional e do seu acervo inestimável em condições de risco similar. Aqui em São Paulo, é o caso do Museu do Ipiranga, fechado há tanto tempo. Perde o público, perde a cultura e empobrecemos em um campo já abalado da memória. Até quando? O que mais precisaria queimar no Brasil, para que a gente percebesse que patrimônio é algo que se vai para sempre?

      O descaso tem precedentes terríveis. Em 1978, um conjunto inestimável de quadros virou cinzas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Patrimônio científico foi carbonizado várias vezes: a coleção do Instituto Butantã em São Paulo e do Museu de Ciências Naturais da PUC de Minas Gerais. Coleções insubstituíveis torraram por completo. O Museu da Língua Portuguesa ardeu em chamas, como também a tapeçaria de Tomie Ohtake no Memorial da América Latina: somos o país que usa cultura como material de combustão. Nenhum Nero foi indiciado, ninguém responde, nada se faz com tantos e repetidos avisos trágicos. É uma política de terra arrasada, de resultados eficazes e criminosos.

      Mesmo aquilo que funciona e bem corre o risco do desamparo. A Sala São Paulo enche de orgulho os paulistas e brasileiros. A Osesp é uma joia esculpida com trabalho, talento e muito sacrifício. Manter algo do padrão da Osesp e da Sala São Paulo em um país como o Brasil é quase um milagre. A qualidade material da sala, o esforço de todos e a educação de um público fiel. Por ela passa a fina flor da música brasileira e internacional.

      A cultura brasileira é assim. Muita coisa queimou, projetos sobreviveram em estado precário, e todos aguardam poderes sensíveis ao papel insubstituível da cultura na definição da cidadania. Quando eu vejo o montante do fundo partidário em comparação ao estado precário de orquestras e museus, sou percorrido por uma dor muito forte.

      O que mais terá de silenciar, queimar, desaparecer ou ficar no passado até que acordemos? Quantos artistas deixarão de comunicar seu talento com uma sociedade que necessita desesperadamente de criação e sensibilidade para pensar mais alto e melhor? Alguém aqui acha coincidência que a economia mais forte da Europa, a Alemanha, também seja uma terra de forte investimento privado e público na música e nas artes? O que mais precisa desaparecer para sempre, para que governos e eleitores descubram o valor do nosso patrimônio material e imaterial?

      Para nós, pessoas sem poder, resta prestigiar o que ainda existe, visitar mais nossos museus, cobrar dos políticos que elegemos há pouco e valorizar com alunos e filhos os muitos heróis de uma resistência cultural.

               (Leandro Karnal. O Estado de S.Paulo. 18.11.2018. Adaptado)

O título do texto refere-se ao imperador romano Nero, que ordenou atear fogo em Roma, e à lira, instrumento musical que simboliza as artes. Assinale a alternativa que, de acordo com o texto, explica o sentido expresso no título.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

  • vamos aos comentarios---GABARITO LETRA C

    vamos eliminar

    letra B:JA QUE NAO HOUVE EMPENHO EM SALVA-LO CITADO NO TEXTO

    letra D: NADA DIZ SOBRE A MOTIVAÇÃO DAS AUTORIDADES EM EVITAR

    letra E: NAO FOI DITO ALGO SOBRE CONSENSO DAS AUTORIDADES

    sobre a letra A e C...vamos analizar o comando da questao

    letra A: realmente houve o descaso com tantas tragedias e o narrador fala dele no começo do 2° paragrafo....mas isso tem haver com NERO e a LIRA???

    letra C: ha sim o risco citado no 3° paragrafo e pelo titulo NERO-QUE ATEOU FOGO- E LIRA-INSTRUMENTO ARTISTICO- podemos achar oq se pede

  • Enquanto Roma estava em chamas, Nero estava compondo com a Lira. Parece um descaso.

  • GABARITO: C.

    Outro problema da alternativa A está em afirmar que todo acervo museológico virou cinza. Esta informação não condiz com o texto. " Só diante das chamas terríveis e do patrimônio desaparecido para sempre que alguns perceberam que nunca tinham ido ao espaço museológico agora perdido" ( linhas 01 e 02).

    Bons estudos!

  • Achei a questão ambígua:

    Alternativa A: Até quando? O que mais precisaria queimar no Brasil, para que a gente percebesse que patrimônio é algo que se vai para sempre?

    O descaso tem precedentes terríveis. [...] É uma política de terra arrasada, de resultados eficazes e criminosos.

    Quando eu vejo o montante do fundo partidário em comparação ao estado precário de orquestras e museus, sou percorrido por uma dor muito forte. [...] O que mais precisa desaparecer para sempre, para que governos e eleitores descubram o valor do nosso patrimônio material e imaterial?

      Para nós, pessoas sem poder, resta prestigiar o que ainda existe, visitar mais nossos museus, cobrar dos políticos que elegemos há pouco e valorizar com alunos e filhos os muitos heróis de uma resistência cultural.

    Alternativa C: Mesmo aquilo que funciona e bem corre o risco do desamparo. A Sala São Paulo enche de orgulho os paulistas e brasileiros. [...] Manter algo do padrão da Osesp e da Sala São Paulo em um país como o Brasil é quase um milagre.

  • Concordo com o studyaxs. A questão parece realmente ambígua, pode ser tanto a letra C quanto a letra A.

    E respondendo a pergunta do Sergio Paulo Macedo Barbosa:

    NERO: Governante de Roma

    LIRA: Arte

  • Em nenhuma parte do texto fala sobre descaso especificamente na manutenção.

  • O texto compara o descaso criminoso com o Patrimônio cultural do País, com os o crime cometido por Nero ao mandar incendiar roma.

    Falta de manutenção ao citar por exemplo o museu do Ipiranga.

    a questão pede para : Assinale a alternativa que, de acordo com o texto, explica o sentido expresso no título.

    a alternativa (A) que faz esse vinculo. [Os quadros e todo o acervo museológico viraram cinzas, tamanho o descaso na manutenção.]

    a alternativa (C) está em acordo com a ideia trazida pelo texto, contudo, não trás referencia ao título do teto como pede a questão . [O incêndio nos museus é um alerta de risco para espaços artistícos, como o da Sala São Paulo.]

  • Lira --> espaço musical --> sala são paulo

    Nero --> governantes