SóProvas


ID
2924440
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Serrana - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                     Nero e a lira


      O Brasil ficou chocado com o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro. Só diante das chamas terríveis e do patrimônio desaparecido para sempre que alguns perceberam que nunca tinham ido ao espaço museológico agora perdido. Eu já tinha escrito o mesmo sobre os riscos da nossa Biblioteca Nacional e do seu acervo inestimável em condições de risco similar. Aqui em São Paulo, é o caso do Museu do Ipiranga, fechado há tanto tempo. Perde o público, perde a cultura e empobrecemos em um campo já abalado da memória. Até quando? O que mais precisaria queimar no Brasil, para que a gente percebesse que patrimônio é algo que se vai para sempre?

      O descaso tem precedentes terríveis. Em 1978, um conjunto inestimável de quadros virou cinzas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Patrimônio científico foi carbonizado várias vezes: a coleção do Instituto Butantã em São Paulo e do Museu de Ciências Naturais da PUC de Minas Gerais. Coleções insubstituíveis torraram por completo. O Museu da Língua Portuguesa ardeu em chamas, como também a tapeçaria de Tomie Ohtake no Memorial da América Latina: somos o país que usa cultura como material de combustão. Nenhum Nero foi indiciado, ninguém responde, nada se faz com tantos e repetidos avisos trágicos. É uma política de terra arrasada, de resultados eficazes e criminosos.

      Mesmo aquilo que funciona e bem corre o risco do desamparo. A Sala São Paulo enche de orgulho os paulistas e brasileiros. A Osesp é uma joia esculpida com trabalho, talento e muito sacrifício. Manter algo do padrão da Osesp e da Sala São Paulo em um país como o Brasil é quase um milagre. A qualidade material da sala, o esforço de todos e a educação de um público fiel. Por ela passa a fina flor da música brasileira e internacional.

      A cultura brasileira é assim. Muita coisa queimou, projetos sobreviveram em estado precário, e todos aguardam poderes sensíveis ao papel insubstituível da cultura na definição da cidadania. Quando eu vejo o montante do fundo partidário em comparação ao estado precário de orquestras e museus, sou percorrido por uma dor muito forte.

      O que mais terá de silenciar, queimar, desaparecer ou ficar no passado até que acordemos? Quantos artistas deixarão de comunicar seu talento com uma sociedade que necessita desesperadamente de criação e sensibilidade para pensar mais alto e melhor? Alguém aqui acha coincidência que a economia mais forte da Europa, a Alemanha, também seja uma terra de forte investimento privado e público na música e nas artes? O que mais precisa desaparecer para sempre, para que governos e eleitores descubram o valor do nosso patrimônio material e imaterial?

      Para nós, pessoas sem poder, resta prestigiar o que ainda existe, visitar mais nossos museus, cobrar dos políticos que elegemos há pouco e valorizar com alunos e filhos os muitos heróis de uma resistência cultural.

               (Leandro Karnal. O Estado de S.Paulo. 18.11.2018. Adaptado)

De acordo com o uso indicativo da crase, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase:


_______ qualidade material da Sala São Paulo soma-se _______ educação de um público fiel. Somos os heróis que resistem_______ derrocada da cultura.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    _______ qualidade material da Sala São Paulo soma-se _______ educação de um público fiel. Somos os heróis que resistem_______ derrocada da cultura.

    Alguma coisa (somente artigo) soma-se A (preposição) + a (artigo) educação. Resistem A (preposição) alguma coisa >>> + a (artigo) derrocada.

    Força, guerreiros(as)!!

  • SOMA a qualidade do material À educação de um público fiel...

  • O que soma-se à educação de um público fiel ? --> qualidade material da Sala São Paulo ( sujeito )

    Para preencher a primeira lacuna, basta lembrar da seguinte regra: Sujeito não pode ser antecedido de preposição !

    A qualidade material da Sala São Paulo soma-se à educação de um público fiel

  • Quem soma, soma alguma coisa a alguém.

  • GABARITO: LETRA B.

    SOMA a qualidade do material À educação de um público fiel...

    A - à - à.

  • Gente na moral não é ''click bait'' esse vídeo me ajudou e muito, sem precisa decora ás regras de crase, apenas decorando uma única frase, A_______ estava bonita.

  • Inverte a ordem é voilá!

    soma-se à educação de um público fiel a qualidade material da Sala São Paulo . Somos os heróis que resistem à derrocada da cultura.

  • Verbo resistir: Quem resiste, resiste a alguma coisa.

  • As duas primeiras lacunas podem ser tanto a à como à a. O que não pode é a a ou à à.

  • Exatamente Fabrício. Errei a questão por não me atentar a este detalhe.

    Soma-se a educação à qualidade.

    ou

    Soma-se a qualidade à educação.

    Uma das duas levará a crase.

  • Fique atento com a transitividade do verbo:

    _______ qualidade material da Sala São Paulo soma-se _______ educação de um público fiel

    Quem soma? soma algo? a qualidade material da Sala de São Paulo A alguma coisa ? a+a educação = à educação

    A qualidade material da Sala São Paulo soma-se à educação de um público fiel

    Gabarito: B)

  • Questão ambígua...

  • gab. B

  • Para não restar dúvidas, substitua por uma palavra masculina e observe o artigo.

    Exemplo: "soma-se ao público fiel que é educado" (A + Artigo)

    "resistem ao declínio da cultura" (A + Artigo)

  • Troca educação por uma palavra masculina: Soma-se ao projeto...

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita