SóProvas


ID
2924896
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Serrana - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os textos oficiais “por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, requerem o uso do padrão culto da língua”. Tal preceito está corretamente preservado em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A) Encaminhamos a Vossa Senhoria todos os documentos relativos ao processo, para vossa análise das principais questões ali presente. FALTA CONCISÃO

    B)A maioria dos documentos encaminhados já foram protocoladas(os), na semana passada, mas ainda existem alguns que fogem a essa condição.

    C)Em relação às cópias anexas, cumpre frisar que se trata de uma amostra representativa, adequada para esse primeiro momento de análise.

    D) Todos os documentos solicitados foram encaminhados, embora tenham faltado dois que seriam básicos para consolidar o relatório do departamento.

    E) Por haverem questões ainda controversas quanto aos documentos, deixamos eles sob os cuidados dos advogados do setor para que sejam melhor analisados.

  • Complementando:

    O erro da assertiva A não é relacionado à concisão mas sim à concordância.

    SEGUNDO O MANUAL OFICIAL:

    Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. Os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor.

    Exemplo:

    Vossa Senhoria designará o assessor.

    Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa.

    Exemplo:

    Vossa Senhoria designará seu substituto. (E não “Vossa Senhoria designará vosso substituto”)

    bons estudos

  • Fiquei com duvida nessa palavra "frisar", porem esta correto.

  • A) Errado. ''Para vossa análise ...'' no caso a concordância deveria ter sido feita na 3ªPessoa , ou seja '' sua análise ...'' , pois pronomes de tratamento levam a concordância para a 3ªPessoa .

    B) Errado. Erro no uso do padrão culto , pois '' encaminhado'' deveria concordar com seu referente '' documentos''

    C) Correto

    D) Errado. Erro de concordância de '' tenha faltado'' com seu sujeito '' dois que seriam ...''

    E) Errado. Erro de concordância do verbo ''haver'' , que no sentido de existir é impessoal , ficando na 3ªPessoa do singular

  • O enunciado pede que se identifique a alternativa que respeita as recomendações da redação oficial.  Vamos analisar as principais falhas de cada alternativa.  Na (A), por exemplo, há erro de concordância nominal, pois o termo "presente" deveria estar no plural para concordar com "questões"; na (B), erro similar, pois o termo "encaminhado" deveria estar no feminino, concordando com "maioria", ou no masculino plural, concordando com "documentos";

    na (C), não há erro, constituindo, portanto, a nossa resposta;

    na (D), erro de concordância  verbal, pois, no lugar de "tenha", teria de estar "tenham", a fim de concordar com o numeral "dois"; na (E), o verbo "haverem" está indevidamente flexionado no plural, pois tal verbo, com o sentido de "existir", é impessoal e não pluraliza.
  • Os comentários dos alunos dão de 1000 a zero nos comentários do Professor Arenildo. 

    Comentário do Professor - O enunciado pede que se identifique a alternativa que respeita as recomendações da redação oficial.  Vamos analisar as principais falhas de cada alternativa.  Na (A), por exemplo, há erro de concordância nominal, pois o termo "presente" deveria estar no plural para concordar com "questões".......

     

    Professor nem percebeu outro erro grossei na A que foi o uso do vosso: Encaminhamos a Vossa Senhoria todos os documentos relativos ao processo, para vossa análise

  • Complementando os excelentes comentários dos colegas.

    Sobre a alternativa C, o verbo "tratar" está corretamente conjugado. Vejam a explicação abaixo:

    Fonte: https://duvidas.dicio.com.br/trata-se-ou-tratam-se/

    Com o sentido de ser, dizer respeito ou consistir em alguma coisa, a forma correta é trata-se.

    Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3.ª pessoa do singular, independentemente de o objeto indireto estar no singular ou no plural:

    "Trata-se de assuntos constrangedores."

    "Trata-se de confusões de pessoas desocupadas."

    "Não se trata de esconder a verdade. Trata-se de questões pessoais."

    Na construção "trata-se de", o verbo tratar atua como verbo transitivo indireto, com regência da preposição de, e a partícula se atua como um índice de indeterminação do sujeito.

    Uma vez que a concordância verbal é feita com base no sujeito, é indiferente que o complemento indireto venha no singular ou no plural. Havendo um sujeito indeterminado, a concordância verbal é sempre feita com a 3.ª pessoa do singular.

  • pensei q tinha uma virgula após o frisar