SóProvas


ID
2925223
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre a conservação de acervos bibliográficos, de acordo com Jayme Spinelli Junior (1995) na obra “Introdução à conservação de acervos bibliográficos: experiência da Biblioteca Nacional”, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A temperatura indicada é entre 22 °C e 24 °C, considerando que as mais baixas favorecem a permanência de agentes biológicos.

II. A luz, natural ou artificial, é um tipo de radiação eletromagnética capaz de fragilizar os materiais constitutivos dos documentos, favorecendo o processo de conservação do acervo.

III. A ventilação artificial é uma medida de proteção à ação de poluentes atmosféricos.

IV. Dentre os agentes de degradação de acervos documentais figuram os agentes biológicos (fungos, insetos, roedores).

V. Dentre os poluentes mais agressivos às obras destacam-se a poeira e os gases ácidos devido à queima de combustíveis.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Vieira (2014, p. 189-190):

    Temperatura e umidade: contribuem fortemente a deterioração de materiais bibliográficos e favorecem a proliferação de agentes biológicos.

    Ação corretiva: manter a temperatura entre 19 e 23°C e a umidade relativa do ar entre 50 e 60%, utilizando equipamentos específicos como aparelho de ar-acondicionado, ventilador, higrômetro (mede a umidade relativa do ar), termo-higrômetro (mede a temperatura e a umidade do ambiente), e desumidificador (retira a umidade do ambiente).

    Iluminação: a luz solar (UV) e a luz branca (lâmpadas fluorescentes) não devem incidir diretamente sobre o acervo, por serem altamente prejudiciais ao papel, tornando-os escuros (amarelados).

    Ação corretiva: o uso de filtros protetores nas janelas, lâmpadas, e uso de persianas, amenizam a ação da luz solar.

    Poluição atmosférica: estão entre os poluentes mais agressivos a poeira e os gases ácidos.

    Ação corretiva: uso de filtros em sistemas de ventilação e ar-acondicionados amenizam ou eliminam a maior parte dos contaminantes, principalmente a poeira. Em relação aos gases ácidos, o uso de filtros de carvão ativado é o mais indicado (esses filtros devem ser substituídos periodicamente). É impostante a higienização (remoção da poeira) periódica do acervo.

    Agentes de biodeterioração: os agentes biológicos de deterioração são, entre outros, os insetos (baratas, brocas, cupins), os roedores e os fungos, cuja presença depende das condições ambientais favoráveis (temperatura e umidade) e alimentação.

    Ação corretiva: conhecê-los é a melhor medida para evitar ou eliminar o problema.

    Gab. D

    VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014. 330p.