SóProvas


ID
2925385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes à gestão de pessoas.


Motivação e equilíbrio emocional estão relacionados com as formas e os meios que a organização utiliza para oferecer condições para que seus empregados sintam-se felizes e satisfeitos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.
    Motivação intrínseca x motivação extrínseca
    Heiz e Jutta (2008), nos estudos sobre motivação, diferem a motivação intrínseca da extrínseca. Enquanto a primeira refere-se à motivação gerada por necessidades e motivos da pessoa, a motivação extrínseca refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição. A motivação é fruto de uma interação entre a pessoa e o ambiente. Os dois tipos de motivação podem aparecer mesclados, como, por exemplo, quando um profissional realiza um projeto que o interessa (motivação intrínseca) e consegue, com isso, elogios do gestor (reforço: motivação extrínseca).
    Questão de Concurso
    (FCC/TST/Técnico Administrativo/2012) A motivação é algo intrínseco, embora alguns estudiosos acreditem ser discutível essa posição.
    Gabarito: certo. Motivação é um processo psicológico (intrínseco) que causa um despertar para a ação. Entretanto, alguns estudiosos questionam a ideia de que a motivação é intrínseca. Entre esses estudos temos a teoria do reforço que afirma que a motivação é extrínseca. Enquanto a primeira (motivação intrínseca) refere-se à motivação gerada por necessidade e motivos da pessoa, a motivação extrínseca refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição.
    Questão de Concurso
    (Cespe/Assembleia Legislativa-CE/2011) Entendendo-se liderança como a capacidade de alguém exercer influência sobre outras pessoas, é correto afirmar que a motivação é extrínseca ao indivíduo.
    Gabarito: certo. Se partir do pressuposto que “ninguém motiva ninguém”, a motivação é intrínseca, porém, veja que a afirmativa parte do entendimento de que a liderança é a capacidade de alguém exercer influência sobre outras pessoas, ou seja, parte do pressuposto de que o líder é alguém (do ambiente/fora/extrínseco) que influencia/motiva pessoas, portanto, a partir do direcionamento apresentado pela afirmativa, pode-se dizer que a motivação é extrínseca.

  • Caramba, lembrei do herzberg. Motivação é algo intrínseco e totalmente desvinculado dos fatores externos. Errei essa questão aqui.
  • Gabarito desse questão não faz o menor sentindo.

    Embora a empresa possa influenciar a motivação e o equilíbrio emocional, estas não estão relacionados a de forma alguma " as formas e os meios que a organização utiliza para oferecer condições para que seus empregados sintam-se felizes e satisfeitos".

    Motivação e Equilíbrio Emocional é algo, prioritariamente, intrínseco, e posteriormente, influenciado pelo extrínseco.

    Imaginemos a seguinte situação: A empresa é maravilhosa, dá todo o suporte organizacional, condições de trabalhos, recompensas e clima perfeito, porém o indivíduo acabou de perder um parente querido, essa pessoa estará motivada a trabalhar ? Com equilíbrio emocional? Provavelmente não, certo?

    Perceba que não faz sentindo a afirmação da questão, aceitar esse pensamento seria como retornar ao Taylorismo e acreditar que as pessoas são motivadas apenas por coisas matérias e fim. E a realidade de hoje é totalmente diferente.

    Gabarito Oficial: Certo

    Gabarito Extraoficial: Se você errou essa questão não se preocupe, você está no caminho certo, não desanime, persista, pois tudo valerá a pena.

  • Pense que, para um dos teóricos da motivação, os fatores motivacionais são também conhecidos como fatores satisfacientes.

  • Discordo do gabarito. A empresa pode influenciar a motivação, mas o equilíbrio emocional não.
  • Sabe aquela questão que você não sabe o que responder? CERTO.

  • Motivação e equilíbrio emocional estão relacionados

    SIM relacionados. A questão não diz que o equilíbrio emocional é a forma e o meio que a organização utiliza.

     

    Não adianta brigar com o gabarito o correto é você entender como o cespe cobra e seguir.

     

    #mesmoqueocespesejadisgramado

  • O colaborador precisará se sentir motivado dentro da organização,se ele não o fizer o desequilíbrio emocional o afetará em suas funções cotidianas.

  • Até agora to sem entender. Nos materiais de Adm a gente aprende que motivação é um aspecto intrínseco, subjetivo, que parte da pessoa. Tem até teoria dizendo que os fatores externos não interferem na motivação (teoria dos dois fatores). Aí vem um monte de questão da cespe dizendo o contrário. HELP pfvr...

  • É preciso identificar se a questão se refere às teorias da motivação ou à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) ou a outro assunto. Se for QVT, os fatores intrínsecos e extrínsecos do Herzberg não se aplicam. Nesse caso, basta usar a lógica simples: Motivação e equilíbrio emocional tornam as pessoas mais felizes e satisfeitas no trabalho? É claro que SIM. Gabarito: C

  • "A empresa é maravilhosa, dá todo o suporte organizacional, condições de trabalhos, recompensas e clima perfeito, porém o indivíduo acabou de perder um parente queridoessa pessoa estará motivada a trabalhar ? Com equilíbrio emocional? Provavelmente não, certo?"

    Com todo respeito ao colega, mas se no seu próprio exemplo você encerra dizendo "Provavelmente não" é porque admite a possibilidade de que a motivação ocorra. Se a motivação pode ocorrer, é porque existe uma relação entre os fatores citados na questão.

    Para ajudar na compreensão podemos enxergar a motivação como uma relação de causa e efeito probabilística, e não determinística.

    Não determinística: entendimento da motivação como algo que é, de fato, intrínseco. Ou seja, nada garante que se uma pessoa receber um aumento salarial (aspecto extrínseco) ela ficará motivada, pois o seu desejo atual (aspecto intrínseco) pode ser um trabalho com mais impacto social, por exemplo.

    Probabilística: entendimento da motivação como algo que pode ser influenciado externamente. Ou seja, um aumento salarial, melhores condições de trabalho, entre outros, não garantem a motivação, mas podem facilitar que ela ocorra.

    Sendo assim, a organização deve buscar os meios para facilitar que a motivação ocorra (influenciar externamente). Mas no fim, a efetividade dos meios utilizados vai depender do que a pessoa realmente deseja atualmente (motivação como algo intrínseco)

    Se existe a possibilidade de uma coisa influenciar a outra, é porque existe uma relação entre as duas. É com base nisso que podemos dizer que "as formas e os meios que a organização utiliza para oferecer condições para que seus empregados sintam-se felizes e satisfeitos estão relacionados com a motivação e equilíbrio emocional"

    Gabarito: Certo

  • Como alguém pode me oferecer equilíbrio emocional? No máximo, me oferecer condições extrínsecas para que isso automaticamente ocorra.

    Essas questões de GP são de doer!

  • Gab: CERTO

    Pessoal, a organização irá oferecer e fornecer condições, como a motivação e equilíbrio emocional, aos empregados disponibilizando um psicólogo, os famosos "coachings", mentores, etc. Isso não quer dizer que o funcionário de fato aprenderá algo ou se motivará, pois este é um fator intrínseco a ele, MAS QUE pode sim ser incentivado e despertado por fatores extrínsecos. Podemos, então, dizer que esses fatores estão relacionados com os meios que a organização se utiliza para que seus empregados se sintam satisfeitos e felizes.

    Espero ter ajudado.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Cuidado! A Professora Andrea Ribas disse que no CESPE o salário, por exemplo, só não é motivador se vier necessariamente citando sobre a teoria de Herzberg. Fiquem atentos. Isso vale para Segurança, status, políticas da empresa, condições de trabalho, relacionamentos, etc (FATORES HIGIÊNICOS).

    Hoje eu acerto esse tipo de questão porque um dia eu errei.

  • Perceba que a questão não fala do INDIVÍDUO, mas "dos meios que a organização utiliza".

    Dessa forma, é correta a afirmação que a organização utiliza a motivação e o equilíbrio organizacional para que seus empregados se sintam felizes e satisfeitos.