SóProvas


ID
2927647
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Bellotto (2002, p. 21), “a _______ é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas”. Assinale a alternativa cujo termo preenche corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:

    Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

  • Organicidade é a relação natural entre os documentos de um arquivo. Refletem a estrutura da sua entidade no contexto da organização dos conjuntos documentais !

  • PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE: O acervo deve refletir a estrutura interna e as competências/atribuições de seu órgão produtor, mantendo a inter-relação dos conjuntos de um fundo.

  • Resposta: Letra B

  • Organicidade: Segundo Helosa Bellotto, os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora, em suas relações internas e externas.

  • Organicidade

  • De acordo com a autora, em sua obra  "Arquivos Modernos", os arquivos devem refletir as ações institucionais exatamente como elas ocorrem. Essa característica dos arquivos denomina-se Organicidade, ou seja, os arquivos são um espelho, um retrato da organização.

    Indivisibilidade é a característica do arquivo de ser uma formação única, não sendo permitido acréscimos, retiradas ou qualquer alteração não autorizada de itens documentais ou sua organização.

    Unicidade é a característica do documento de arquivo ser único em seu contexto, ou seja, em cada arquivo o documento é uma peça única e insubstituível.

    Cumulatividade e característica do conjunto de documentos arquivístico ser uma formação natural, orgânica e progressiva, ou seja, sua tendência é somente aumentar o seu volume.

    Proveniência é o princípio que determina a formação do arquivo, ou seja, os documentos de um arquivo são unidos tendo em comum a instituição que os produziu.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • Eu confundia os conceitos de proveniência e organicidade. Agora não mais :)

    Organicidade: reflete as relações administrativas da entidade produtora do documento

    Proveniência: um documento produzido por uma entidade não deve ser misturado com os produzidos por outra entidade.

  • Resposta : B

    Organicidade

    Organicidade - Princípio segundo o qual os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas.

    Fonte: Arquivologia Facilitada - João Tiago e Leonardo Reis

  • Gabarito: B

    Organicidade Reflete os grupos, funções e atividades documentais.em suas relações internas e externas.

    Integridade ou Indivisibilidade Um fundo ou grupo documental deve ser resguardado sem misturar com outros fundos. Fora de seu contexto, o documento perde seu significado.

    Proveniência Corresponde à identidade do documento.

    Cumulatividade O Arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

    Unicidade O documento é único, independentemente da forma, gênero, espécie, tipo ou suporte

  • A) Indivisibilidade

    • preservação dos documentos -> sem dispersão

    B) Organicidade

    • correto, organicidade = documento reflete o tipo de orgão

    C) Unicidade

    • doc. = caráter único

    D) Cumulatividade

    • progressiva
    • natural
    • orgânica

    E) Proveniência

    • arquivo original = perspectiva individual