SóProvas


ID
2927935
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Estado de Direito pode ser conceituado como uma pessoa jurídica política, juridicamente organizada e obediente às suas próprias leis. A respeito do conceito de Estado, elementos, poderes e organização, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    a)o Estado, segundo grande parte da doutrina, é composto de três elementos originários e indissociáveis, quais sejam: o povo, a legislação interna e o governo soberano. (povo, território e governo soberano)

    b)o Estado, para se organizar, divide-se em três elementos estruturais, ou organizacionais, que são chamados Poderes, ou Funções, por alguns doutrinadores, sendo eles: o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Econômico.(poder judiciário, econômico não é função)

    c)o Poder Legislativo exerce como função típica a aplicação coativa da lei ao caso específico, estabelecendo regras concretas, sem produzir regras primárias no mundo jurídico. (produz regras primárias no ordenamento jurídico, pois inova o direito)

    d)a administração pública direta é exercida por meio das autarquias, fundações públicas, empresas estatais e sociedades de economia mista.(adm indireta e não a direta)

    e)a tripartição dos Poderes do Estado não gera absoluta divisão de poderes, mas sim distribuição de três funções estatais precípuas, uma vez que o poder estatal é uno e indivisível.

  • A)o Estado, segundo grande parte da doutrina, é composto de três elementos originários e indissociáveis, quais sejam: o povo, a legislação interna e o governo soberano. território

    b)o Estado, para se organizar, divide-se em três elementos estruturais, ou organizacionais, que são chamados Poderes, ou Funções, por alguns doutrinadores, sendo eles: o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Econômico. Poder judiciário

    c)o Poder Legislativo exerce como função típica a aplicação coativa da lei ao caso específico, estabelecendo regras concretas, sem produzir regras primárias no mundo jurídico. judiciário

    d)a administração pública direta é exercida por meio das autarquias, fundações públicas, empresas estatais e sociedades de economia mista. indireta

    e) a tripartição dos Poderes do Estado não gera absoluta divisão de poderes, mas sim distribuição de três funções estatais precípuas, uma vez que o poder estatal é uno e indivisível. Gabarito.

  • Questão vai encabular um jumento!!

  • Eu lembro do professor falar desse assunto, cara quase marquei errado...

  • Fauth s2

  • Estudando legal vc consegue matar questão.

  • A doutrina minoritária adota a FINALIDADE como um quarto elemento formador do Estado a despeito dos três mais conhecidos: POVO, TERRITÓRIO e GOVERNO SOBERANO.

  • Questão do mal! elimina-se todas as erradas para se chegar na correta...

  • o poder do Estado é UNO, indivisível, e Emana do POVO

    a divisão entre executivo , judiciario e legislativo, é para divisão de funções. (E mesmo assim não é uma divisão absoluta, existem atividades típicas para cada um deles, e existem funções atípicas também.)

  • Tripartição de poderes, há uma interferência de um poder sobre o outro conforme a teoria contrapesos.

    ( São autônimos e exercer determinada função que deve ser controlado por outros poderes)

    LEGISLATIVO / EXECUTIVO / JUDICIÁRIO.

  • 3 ELEMENTOS FORMADORES DO ESTADO: : POVOTERRITÓRIO e GOVERNO .

    GAB: E

  • Um conceito bem simples, porém, a banca consegue confundir bem o leitor.

  • O Estado é constituído por três elementos indissociáveis: povo,território e governo soberano.Neste sentido,o Estado poderia tradicionalmente ser conceituado como o núcleo politicamente organizado e ordenado,com um poder soberano exercido nos limites do seu território e finalidade especificas respeitadas por um povo.

  • OBS: Poder do Estado é UNO, indivisível, e Emana do POVO

    a divisão entre executivo , judiciario e legislativo, é para divisão de funções. (E mesmo assim não é uma divisão absoluta, existem atividades típicas para cada um deles, e existem funções atípicas também.)

  • POR ELIMINAÇÃO DA PARA CHEGAR NA RESPOSTA.

    GABARITO= E

    AVANTE

    SABADÃO

  • por eliminação cheguei a Resposta correta

    Carreiras policiais SEMPRE

    GABARITO: E

  • Gabarito letra E.

    A) o Estado, segundo grande parte da doutrina, é composto de três elementos originários e indissociáveis, quais sejam: o povo, território e o governo soberano.

    B) o Estado, para se organizar, divide-se em três elementos estruturais, ou organizacionais, que são chamados Poderes, ou Funções, por alguns doutrinadores, sendo eles: o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judiciário.

    C) o Poder Judiciário exerce como função típica a aplicação coativa da lei ao caso específico, estabelecendo regras concretas, sem produzir regras primárias no mundo jurídico.

    D) a administração pública indireta é exercida por meio das autarquias, fundações públicas, empresas estatais e sociedades de economia mista.

    Gabarito. E) a tripartição dos Poderes do Estado não gera absoluta divisão de poderes, mas sim distribuição de três funções estatais precípuas, uma vez que o poder estatal é uno e indivisível.

  • ESSE UNO MATOU

  • Gabarito letra E.

    A) o Estado, segundo grande parte da doutrina, é composto de três elementos originários e indissociáveis, quais sejam: o povo, território e o governo soberano.

    B) o Estado, para se organizar, divide-se em três elementos estruturais, ou organizacionais, que são chamados Poderes, ou Funções, por alguns doutrinadores, sendo eles: o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judiciário.

    C) o Poder Judiciário exerce como função típica a aplicação coativa da lei ao caso específico, estabelecendo regras concretas, sem produzir regras primárias no mundo jurídico.

    D) a administração pública indireta é exercida por meio das autarquias, fundações públicas, empresas estatais e sociedades de economia mista.

    Gabarito. E) a tripartição dos Poderes do Estado não gera absoluta divisão de poderes, mas sim distribuição de três funções estatais precípuas, uma vez que o poder estatal é uno e indivisível.

  • Pra cima deles!!!

  • letra C é Judiciário e a aplicação seria coercitiva
  • Doutrina do Hely Lopes: " (...) não é separação de poderes com divisão absoluta de funções, mas, sim, distribuições de três funções estatais precípuas entre órgãos independentes, mas harmônicos e coordenados no seu funcionamento, mesmo porque o poder estatal é uno e indivisível."

  • A) Os elementos do Estado são: Povo, Território e Governo Soberano

    B) Os Poderes são: Executivo, Legislativo e Judiciário

    D) Autarquias, fundações públicas, empresas estatais e sociedades de economia mista fazem parte da Administração Indireta.

    E) Gabarito

  • Essa banca faz umas perguntas sem nexo. Eu tenho que procurar alguma palavra para poder ir eliminado as alternativas, e olha que eu não sou tão ruim em direito administrativo.

  • A tripartição dos Poderes do Estado não gera absoluta divisão de poderes, mas sim distribuição de três funções estatais precípuas, uma vez que o poder estatal é uno e indivisível. (CERTA)

    poder estatal é uno e indivisível, sendo tripartido nas funções jurisdicional, legislativa e administrativa. Cada uma dessas funções é atribuída com precipuidade, mas não com exclusividade, a um dos Poderes. O nosso sistema constitucional adotou o princípio da especialização de funções, e não a rígida atribuição de cada uma delas.

  • Poder econômico, meu filho? Aí você me quebra!

  • A) o Estado, segundo grande parte da doutrina, é composto de três elementos originários e indissociáveis, quais sejam: o povo, a (legislação interna), território e o governo soberano.

    B) o Estado, para se organizar, divide-se em três elementos estruturais, ou organizacionais, que são chamados Poderes, ou Funções, por alguns doutrinadores, sendo eles: o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o (Poder Econômico) Poder judiciário.

    C) o Poder Legislativo exerce como função típica a aplicação coativa da lei ao caso específico, estabelecendo regras concretas, sem produzir regras primárias no mundo jurídico.

    Função legislativa: possibilidade de elaboração das leis, função normativa que tem como características: ser abstrata, não concreta; estabelecer normas gerais; produzir inovações primárias no mundo jurídico.

    D) a administração pública (direta) indireta é exercida por meio das autarquias, fundações públicas, empresas estatais e sociedades de economia mista.

    Gabarito

    E) a tripartição dos Poderes do Estado não gera absoluta divisão de poderes, mas sim distribuição de três funções estatais precípuas, uma vez que o poder estatal é uno e indivisível.

  • O Estado de Direito pode ser conceituado como uma pessoa jurídica política, juridicamente organizada e obediente às suas próprias leis. A respeito do conceito de Estado, elementos, poderes e organização, é correto afirmar que

    A-o Estado, segundo grande parte da doutrina, é composto de três elementos originários e indissociáveis, quais sejam: o povo, a legislação interna e o governo soberano. ERRADA: O Estado é composto pelos seguintes elementos: O povo, o território e o governo soberano.

     

    B-o Estado, para se organizar, divide-se em três elementos estruturais, ou organizacionais, que são chamados Poderes, ou Funções, por alguns doutrinadores, sendo eles: o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Econômico. ERRADA: Os poderes do Estado são: Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário.

     

    C-o Poder Legislativo exerce como função típica a aplicação coativa da lei ao caso específico, estabelecendo regras concretas, sem produzir regras primárias no mundo jurídico. ERRADA: Ao Poder Legislativo é concedido a função típica de elaborar leis além de estabelecer normas gerais as quais produzem efeitos e regras primárias no mundo jurídico.

     

    D-a administração pública direta é exercida por meio das autarquias, fundações públicas, empresas estatais e sociedades de economia mista. ERRADA: A Administração DIRETA é exercida pelos entes estatais dos quais são: União, Estados, Municípios e DF.

     

    E-a tripartição dos Poderes do Estado não gera absoluta divisão de poderes, mas sim distribuição de três funções estatais precípuas, uma vez que o poder estatal é uno e indivisível. CORRETA: Hely Lopes: " (...) não é separação de poderes com divisão absoluta de funções, mas, sim, distribuições de três funções estatais precípuas entre órgãos independentes, mas harmônicos e coordenados no seu funcionamento, mesmo porque o poder estatal é uno e indivisível

  • Essa banca tem muita questão que a gente acerta por eliminação...

    SÓ VEM, PM-GO <3

  • NÃO LI A P***** DO PODER ECONÔMICO!!!

  • PC-PR 2021

  • AOCP é PC PARÁ!

    Temos go no wpp, msg in box. =)

  •  Poder do Estado é UNO, indivisível, e Emana do POVO

    a divisão entre executivo , judiciario e legislativo, é para divisão de funções.

  • A)o Estado, segundo grande parte da doutrina, é composto de três elementos originários e indissociáveis, quais sejam: o povo, a legislação interna e o governo soberano. território

    b)o Estado, para se organizar, divide-se em três elementos estruturais, ou organizacionais, que são chamados Poderes, ou Funções, por alguns doutrinadores, sendo eles: o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Econômico. Poder judiciário

    c)o Poder Legislativo exerce como função típica a aplicação coativa da lei ao caso específico, estabelecendo regras concretas, sem produzir regras primárias no mundo jurídico. judiciário

    d)a administração pública direta é exercida por meio das autarquias, fundações públicas, empresas estatais e sociedades de economia mista. indireta

    e) a tripartição dos Poderes do Estado não gera absoluta divisão de poderes, mas sim distribuição de três funções estatais precípuas, uma vez que o poder estatal é uno e indivisível. Gabarito.

  • Fui por eliminação mesmo, que questão pesada ! Tomara que na PC-RJ tenha questões assim, pelo menos conseguimos raciocinar e chegar a um resultado razoável

  • PC-PR 2021

  • E pensar que eu reclamava da Vunesp....
  • Fui pelo Art. 2 da CF. Tendo em vista, que serão harmônicos entre si.