SóProvas


ID
2928613
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento “O fazer das artes plásticas na educação infantil” (2012) apresenta, como sugestão de metodologia para pensar o trabalho com as artes plásticas nesse segmento da educação básica, uma proposta triangular organizada pela professora Ana Mae Barbosa, a qual apresenta três eixos. São eles:

Alternativas
Comentários
  • a) erro: senso comum

    b) erro: reprodução

    c) GABARITO

    d) erro: reprodução

  • Esta questão aborda o trabalho com as artes plásticas na educação infantil. A partir do documento “O fazer das artes plásticas na educação infantil" (2012), o candidato deve indicar a questão que apresenta os três eixos da proposta triangular, organizada pela professora Ana Mae Barbosa. 
    A) a leitura de imagem, o fazer artístico e o senso comum 
    ERRADO - O senso comum não faz parte dos três eixos apresentados no referido documento. O senso comum impõe uma busca pelo belo e o “bem acabado" no trabalho das crianças. Observando as produções dos alunos , o adulto cria um juízo de valor de acordo com as convenções pré-estabelecidas que vão de encontro ao que a criança está expressando em seu trabalho. Isto remete a busca por uma estereotipia que não é benéfica para as crianças. Vale ressaltar que esta estereotipia causa uma falta de correspondência entre a real produção da criança e a expectativa do adulto. Esse descompasso leva, muitas vezes, a criança a produzir aquilo que o adulto vai “achar bonito" e deixando de lado o que ela realmente deseja fazer. Quando, na verdade, a criança utiliza a arte como forma de manifestação espontânea, elaborando suas construções a partir da interação com o mundo.
    B) a contextualização, a reprodução e a intencionalidade 
    ERRADO - De acordo com o documento, a reprodução e a intencionalidade não estão entre os eixos da proposta triangular para pensar o trabalho com as artes plásticas na educação infantil. Apenas a intencionalidade do professor é citada no documento, ao afirmar que o mesmo, a partir de sua intencionalidade, deve elaborar procedimentos para subsidiar a criança em seus experimentos. A criança deve ser estimulada a experimentar diferentes materiais e suportes, o que, nesta fase, é mais importante do que a produção final. É preciso ter cuidado com a expectativa sobre o resultado do processo artístico/experimental da criança, respeitando o seu ritmo de aprendizagem, o seu tempo de desenvolvimento e a sua expressão, compreendendo que não buscamos ali um produto final equilibrado e coerente que corresponda à nossa expectativa. Não existe receita certa para o fazer artístico, não o encontramos pronto num livro, manual de instrução ou texto prescritivo. Não se faz arte esperando um resultado único, explicado, definido, comprovado e teorizado, eliminando a interpretação, a estranheza, a sensibilidade de quem vê o objeto e se pega contemplado. A experimentação, por meio do estímulo à pesquisa, o contato com diversos materiais e diferentes possibilidades, o exercício da criação e da imaginação e a valorização das diferenças culturais devem ser estimuladas. A criança deve ser incentivada a perceber e assimilar a sua capacidade de criação. Demonstrar interesse tanto pela criação da criança quanto pelo seu processo de trabalho, é valorizar o seu potencial artístico. 
    C) a leitura de imagem, o fazer artístico e a contextualização 
    CORRETO - Conforme consta no documento, a metodologia sugerida para pensar o trabalho de artes plásticas na educação infantil é a Proposta Triangular, organizada pela professora Ana Mae Barbosa, que apresenta três eixos principais que dialogam entre si, buscando uma proposta de ensino integrada. São eles: a leitura de imagem, o fazer artístico e a contextualização. Esta proposta está referendada nas Orientações Curriculares de Artes Plásticas da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro/2010, destinada ao Ensino Fundamental. Este documento sugere uma adaptação da mesma para esta faixa etária, visto que o cerne da Proposta Triangular vai ao encontro da concepção contemporânea do ensino de arte na Educação Infantil. 
    D) a contextualização, a reprodução e os cinco sentidos 
    ERRADO - A reprodução e os cinco sentidos não estão entre os eixos apresentados no documento. A experimentação e a expressão criativa da criança devem ser trabalhadas e estimuladas. Demonstrar interesse tanto pela criação da criança quanto pelo seu processo de trabalho, é valorizar o seu potencial artístico. A grande questão não é formar artistas nem julgar suas produções a partir de juízos de valor ou gosto, mas permitir à criança descobrir nas experiências sensoriais as possibilidades dos materiais oferecidos e do seu corpo, possibilitando o desenvolvimento integral da criança. O desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética da criança favorece-lhe o contato com sua própria cultura e com outras culturas. Em relação aos cinco sentidos, numa dimensão corporal, a arte, através dos sentidos, possibilita uma leitura de mundo, a compreensão crítica do meio em que ela vive e a integração entre as diversas culturas. A criança deve ser incentivada a perceber e assimilar a sua capacidade de criação com o próprio corpo. Ao desenvolver atividades com os sentidos, além da visão , o tato, a audição, o olfato e o paladar, surgem novas possibilidades de experiências sensoriais que dialogam diretamente com as artes plásticas. Mas este não é um dos eixos da proposta triangular. 
    Portanto, a letra C é a alternativa que apresenta os três eixos da Proposta Triangular. 
    Gabarito do Professor: Letra C.
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.