Nesta questão, o candidato deve considerar os estudos de Vygotsky sobre o desenvolvimento intelectual das crianças como fruto das interações sociais e responder em que consiste a construção do pensamento e da subjetividade, segundo o referido autor.
A) um processo cultural
CORRETO - Vygotsky, em sua obra, referiu que o desenvolvimento psicológico da criança é um processo de natureza cultural, o que em outras palavras quer dizer que a criança desenvolve suas funções psicológicas superiores quando em contato com a cultura de seu grupo social. Aos poucos, a criança vai se apropriando das significações que os adultos atribuem às coisas e, em particular, às suas próprias ações.
B) uma formação natural
ERRADO - De acordo com Vygotsky , poderíamos dizer que a constituição do sujeito passa pelo significado que o outro dá às ações que esse sujeito estabelece, mas além disso, o próprio significado que o outro dá a essas ações é produto de todo um processo histórico e cultural. Assim, a subjetividade do indivíduo se dá ao nível das relações deste com o outro. Através da mediação do outro, a criança vai se transformando de ser biológico em ser cultural. A esse processo, Pino (2005) denomina de o nascimento cultural do homem. Neste contexto, sem reduzir o ser humano às determinações sociais, mas considerando também as características orgânicas, Vygotsky enfatiza que a gênese da sua constituição é histórico-cultural, relacionando a cultura como parte integrante da natureza do ser humano e como categoria central de uma nova concepção do desenvolvimento psicológico do homem. Acreditava em uma teoria do desenvolvimento psicológico humano, baseada na noção de que a essência da vida humana é cultural.
C) uma formação universal
ERRADO - Para Vygotsk, a constituição do pensamento e da subjetividade é histórico-cultural, relacionando a cultura como parte integrante da natureza do ser humano e como categoria central de uma nova concepção do desenvolvimento psicológico do homem. Ele acreditava em uma teoria do desenvolvimento psicológico humano, baseada na noção de que a essência da vida humana é cultural. Uma vez que a cultura não é universal, a construção do pensamento e da subjetividade também não são.
D) um processo sensorial
ERRADO - Para Vygotsk, a construção do pensamento e da subjetividade é um processo cultural. O conhecimento na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky é uma produção social que emerge da atividade humana, que é social, planejada, organizada em ações e operações e socializada. A atividade humana é produtora, por meio dela o homem transforma a natureza e a constitui em objeto de conhecimento (produção cultural) e, ao mesmo tempo, transforma a si mesmo em sujeito de conhecimento. Dessa compreensão pode-se refletir sobre o real e a sua representação. O mundo, nessa perspectiva, só pode ser conhecido como objeto de representação que dele se faz. No processo de conhecer, os objetos são apreendidos por sinais – imagens sensoriais – que se encontram colados à singularidade do objeto. Para o processo de descolamento do singular do objeto e sua generalização e abstração, a imagem tem de ser representada pelo signo. Mas, diferentemente dos animais, os sinais que os homens captam do mundo carregam-se de significação social e cultural.
Dessa forma, a letra A é a alternativa que apresenta corretamente qual é o processo de construção do pensamento e da subjetividade.
Gabarito do Professor: Letra A.