SóProvas


ID
2930551
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O(a) Assistente Social, no desenvolvimento das suas atividades junto à Política de Assistência Social atual, tem a incumbência de realizar o trabalho com famílias. Essa prática é anterior à Política de Assistência Social de 2004. Independente do espaço sócio-ocupacional, é importante que o profissional tenha a compreensão do trabalho ofertado pela rede de serviços, para que haja um fortalecimento das ações realizadas junto às famílias. Nesse sentido, assinale a alternativa correta acerca do trabalho com famílias. 

Alternativas
Comentários
  • Trabalho social com famílias na Política de Assistência Social: elementos para sua reconstrução em bases críticas acompanhado das ações de acolhimento, escuta qualificada e encaminhamento, e também de ações socioeducativas, que, segundo Mioto (2004b, p.10), estão relacionadas àquelas que, através da informação, da reflexão, ou mesmo da relação, visam provocar mudanças (valores, modo de vida). Esse trabalho, denominado de núcleos socioeducativos com famílias ou seus representantes, está previsto e é financiado pelo piso fixo básico, seja efetivado no CRAS seja em outras unidades operacionais da assistência social do município, onde também são ofertados outros serviços complementares de proteção social básica, nos quais se trabalham com as famílias dos segmentos atendidos ou em grupos de famílias. As normas técnicas (BRASIL, 2006, p. 42) definem os núcleos socioeducativos como espaço de discussão, vivências e reflexões, e há indicação para a abordagem de questões relacionadas às etapas dos ciclos de vida familiar. Sugere-se: 1 Criar situações em que as famílias possam expressar coletivamente suas dúvidas e conflitos, construindo soluções para os problemas cotidianos, relacionados ao cuidado de suas crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. 2 Refletir com a família sobre as mudanças em sua dinâmica e redistribuição de papéis, a partir do desenvolvimento de seus filhos. Desenvolver habilidades de cuidado, orientação e acompanhamento das crianças. Debater aspectos relacionados ao desenvolvimento infantil, às necessidades de estimulação nessa fase da vida, à importância de proporcionar espaços e oportunidades voltadas e orientadas pelas necessidades infantis e desafiadoras [...]. Debater temas relacionados ao desenvolvimento da criança, do adolescente e do jovem, características e interesses. 3 Refletir sobre a necessidade de proteção aos seus membros idosos e de valorização do seu saber. 4 Discutir as estratégias para o desenvolvimento das competências da pessoa com deficiência, destacando o papel fundamental das famílias e da comunidade no processo de reabilitação e inclusão das pessoas com deficiências. Estas sugestões dão a nítida dimensão do trabalho socioeducativo; ele se volta majoritariamente para a discussão de questões internas à família, no sentido de gerar habilidades para o cuidado doméstico, para o reforço das responsabilidades familiares, a partir dos novos conhecimentos adquiridos e da discussão e reflexão do seu cotidiano. Portanto, tais práticas são herdeiras da educação disciplinadora e normatizadora da família, que assumem versões modernizadoras que escamoteiam sua dimensão SERV. SOC. REV., LONDRINA, V. 13, N.1, P. 4-23, JUL/DEZ

  • A

    O trabalho com famílias pode ocorrer por meio dos núcleos socioeducativos como espaço de discussão, vivências e reflexões, e há indicação para a abordagem de questões relacionadas às etapas dos ciclos de vida familiar.

    B

    O trabalho com famílias deve considerar a família como homogênea, onde as relações entre seus membros são simétricas, abolindo as diferenciações de gênero e de geração.

    C

    Os objetivos do trabalho social com famílias devem ser a autonomia e o protagonismo, compreendidos na perspectiva de participação individual ao invés da coletiva, o que, segundo indicadores, vem representando grande avanço.

    D

    A noção de autonomia das famílias deve-se restringir à busca de respostas e soluções dos problemas imediatos, relacionados a conflitos sociais, religiosos e culturais.

    E

    O trabalho com família consiste exclusivamente na realização de atividades com grupos etários, pois, ao dividir por faixa etária, facilita-se para que o(a) Assistente Social proporcione ao usuário a visão de onde está o seu desajuste na sociedade.