SóProvas


ID
2930701
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação às asfixias, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Sufocação direta e indireta.

    Na direta, a obstrução da boca e das narinas – realizada com as

    mãos ou objetos moles, por encarapuçamento ou compressão da face

    contra obstáculos resistentes ou não (solo, mesas, areia, colchão).

    Na indireta, há compressão do tórax ou do abdome por força

    estranha ou grande peso, impedindo a expansão dos pulmões; é sempre

    acidental ou criminosa.

  • Pode ser classificada como direta ou indireta.  

    SUFOCAÇÃO DIRETA - causada pela obstrução dos orifícios ou condutos respiratórios.

    ·        Oclusão da boca e das fossas nasais

    ·        Oclusão das vias respiratórias por corpos estranhos impedindo a passagem de ar até os pulmões (popularmente conhecido como engasgamento).  

    Pode-se encontrar a presença de marcas ungueais (estigmas ungueais) ao redor dos orifícios nasais e da boca nos casos de sufocação pelas mãos, faltando, no entanto, quando o agressor usa objetos moles como travesseiros. É também comum encontrar lesões na mucosa labial pelo traumatismo desta com os dentes. Poderá estar presente, na árvore respiratória, o corpo estranho causador da sufocação (no caso de engasgamento).

      

    SUFOCAÇÃO INDIRETA - causada pela compressão do tórax e abdome, impedindo os movimentos respiratórios, levando à asfixia. Pode ser causada por desmoronamento, atropelamentos de multidões, ação criminosa e crianças que dormem com os pais. Se, por acaso, você coloca um peso em cima do tórax, conforme o peso, a caixa torácica será mais ou menos comprimida. Se ela for comprimida a um nível que não permita nenhuma expansão, em 3 a, 5 minutos essa pessoa, sem poder respirar, será asfixiada. E a causa da morte será a compressão do tórax.

    No rosto da pessoa que tem o tórax comprimido começa a aparecer um pontilhado hemorrágico. Esse pontilhado hemorrágico está dizendo para gente que há uma compressão parcial do tórax, de maneira que impeça que ele se expanda. A sístole ocorre bem, mas a diástole está prejudicada. Com isso o sangue começa a acumular na parte alta da cabeça e a extravasar, graças a pressão interna que está crescendo. Esses pontilhados hemorrágicos vão escurecendo a face progressivamente. Esse aspecto recebeu o nome de máscara equimótica de Morestin, que já estudamos. A máscara de Morestin é um sinal especial que está sugerindo que houve uma compressão do tórax.

  • ENERGIA FÍSICO QUIMICA

  • ex. crucifixação

  • LETRAS b) e c)

    No enforcamento:

    1 --> A constrição é passiva;

    2 ---> O corpo da vítima atua de forma ativa

    No estrangulamento:

    1 ---> A constrição é ativa;

    2 ---> O corpo da vítima atua de forma passiva

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Q867703 - Medicina Legal - Asfixiologia Forense

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: PC-MA Prova: CESPE - 2018 - PC-MA - Médico Legista

    Existem casos em que a morte ocorre pela constrição do pescoço por um laço que exerce força ativa, ao passo que o corpo da vítima atua de forma passiva. Nesses casos, também é possível que haja obstrução da passagem do ar para os pulmões, compressão dos nervos cervicais e interrupção sanguínea para o encéfalo. Essas informações estão relacionadas à asfixia por:

    X a) estrangulamento

  • ASFIXIAS

    Asfixias puras

    A)asfixias em ambientes por gases irrespiráveis A.1) por confinamento- ambiente fechado e restrito em que não há circulação de ar ou renovação, em que é consumido o oxigênio e vai se instalando o gás carbônico. A.2) por monóxido de carbono- fixação do monóxido de carbono na hemoglobina (carboxihemoglobina) A.3)por outros vícios de ambientes- por outros gases presentes em fossas, poços artesianos, pântano e agentes irritantes (ex: gás de pimenta, gás lacrimogênio).

    b)asfixias por obstaculização à penetração do ar nas vias respiratórias B.1) sufocação direta- obstrução da boca e narinas ou obstrução da laringe e traqueia. B.2) sufocação indireta- compressão do tórax

    C)asfixia por transformação do meio gasoso em meio líquido (afogamento)- penetração de liquido ou semilíquido nas vias respiratórias.

    D)asfixia por transformação do meio gasoso em meio sólido ou pulvurulento (soterramento)- penetração de substância sólida ou semissólida, pulvurulenta ou granular, na árvore respiratória. Asfixias complexas Asfixias por constrição do pescoço exercida pelo peso do corpo (enforcamento)- constrição passiva do pescoço decorrente do peso exercido pelo corpo. Asfixia por constrição ativa do pescoço exercida pela força muscular (estrangulamento)- asfixia do pescoço ocorre com um laço, cuja força empregada é outra que não o peso do corpo da vítima.

    E) Asfixias mistas - esganadura- constrição do pescoço com as mãos em que há impedimento da passagem de ar.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E

  • Escreva Asfixia da maneira como você fala e vai perceber as energias vulnerantes que a provocam:

    ASFIQUICIA

    FISICA E QUIMICA

    Espero ter ajudado!! Bons estudos!!

    Abs

  • . As asfixias são causadas por energias de ordem físico-química;

    . A sufocação é a modalidade de asfixia mecânica produzida pelo impedimento da passagem de ar respirável por meio direto ou indireto de obstrução.

    . A sufocação direta ocorre por oclusão da boca e das fossas nasais, caracteriza-se pela desproporção de forças entre autor e vítima, é comum no infanticídio, uso de travesseiro para sufocar criança. Pode ocorrer também por oclusão das vias respiratórias quando corpos estranhos impedem a passagem de ar para os pulmões, exemplo trazido por Genival veloso é a asfixia causada pela aspiração de "Goma de mascar".

    . A sufocação indireta surge da compressão do tórax e abdome levando a asfixia, conhecida como "Congestão compressiva de Perthes". Um dos sinais mais importantes é a máscara equimótica de morestin...

    . O enforcamento é uma modalidade de asfixia mecânica que se caracteriza pela interrupção de ar até as vias respiratórias, em decorrência da constrição do pescoço por um laço fixo, agindo o peso do próprio corpo da vítima como força ativa.

    .O estrangulamento a morte se dá por constrição do pescoço pelo laço acionado por uma força estranha o corpo da vítima atua passivamente, o que atua de aforma ativa é a força constritiva do laço.

    . Esganadura é um tipo de asfixia mecânica que verifica pela constrição do pescoço pela mãos, é sempre homicida, sendo possível a foma suicida ou acidental.

    Fonte: Genival Veloso, 10ª Ed; 2015.

  • Alguém poderia me dizer como seria o correto na letra D

  • vamos lá:

    A) "são causadas por energias de ordem mecânica".

    R: Errado. a asfixia é causa por energias de ordem físico-química.

    B) "o enforcamento é causado por força constritiva ativa".

    R: Errado. o enforcamento é causado por força passiva, pois quem faz a carga é o próprio peso do corpo da vítima.

    C) "o estrangulamento é causado por força constritiva passiva".

    R: Errado. o estrangulamento é causado por força constritiva ativa, haja vista que é necessário uma tração humana.

    D) "a esganadura é causada por sufocação".

    R: Errado. a esganadura é uma contrição no pescoço. Já a sufocação é outro tipo de asfixia sem a constrição do pescoço, podendo ser direta ou indireta (tampar boca, nariz, compressão torácica e etc.)

    E) CERTO!! "a sufocação indireta é causada pela compressão do tórax".

  • Na sufocação indireta as narinas e bocas estão livres, igualmente os canais aéreos. A vítima será asfixiada por compressão do tórax, ou paralisia da musculatura respiratória, ou crucificação, caso em que o agente tem uma exaustão da musculatura respiratória.

    Algumas drogas são paralisantes da musculatura e também podem asfixiar, em decorrência de uma parada da musculatura respiratória.

    Por fim, a eletricidade também pode paralisar a musculatura, através de espasmos da musculatura respiratória.

    Fonte: Medicina Legal - Material de Apoio - Curso Mege.

  • E) CERTO!! "a sufocação indireta é causada pela compressão do tórax".

  • SUFOCAÇÃO INDIRETA:

    É a asfixia mecânica em que a morte sobrevém por impedimento respiratorio devido á compressão do tórax ou do abdome. Ocorre por compressão do torax ou do abdome. Dessa compressao resulta a impossibilidade do torax realizar sua expansão. Com isso o organismo não pode exercitar o mecanismo fisiológico da respiração..

    E) a sufocação indireta é causada pela compressão do tórax.

  • Realmente o sentido foi alterado, mas a questão estava questionando a coerência.

  • a questão não fala em sentido

  • Achei isso estranho também, o texto continua coerente

  • A sufocação indireta é causada pela compressão, em grau suficiente, do tórax e abdome o que impede os movimentos respiratórios, levando, em consequência à asfixia.

  • Marquei certo por isso. A coerência está mantida ao meu ver. O sentido mudou diante das alterações, sobretudo dos advérbios.

  • Marquei certo por isso. A coerência está mantida ao meu ver. O sentido mudou diante das alterações, sobretudo dos advérbios.

  • À época, o entendimento da banca era: Coerência = Sentido. Obs: esse entendimento não mais é levado em conta, portanto, não o leve para a prova

  • Essa banca tinha que sair fora desses concursos da are policial..... A questao pediu coerencia e nao semantica/sentido.

  • GABARITO E

    A asfixia é causa por energias de ordem físico-química.

    O enforcamento é causado por força passiva, pois quem faz a carga é o próprio peso do corpo da vítima.

    O estrangulamento é causado por força constritiva ativa, haja vista que é necessário uma tração humana.

    A esganadura é uma contrição no pescoço.

    A sufocação é outro tipo de asfixia sem a constrição do pescoço, podendo ser direta, ex: tapar boca, nariz e etc.

    A sufocação indireta é causada pela compressão do tórax.