SóProvas


ID
2930704
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Considerando a fisiopatologia das asfixias, é possível determinar um cronograma estabelecendo suas diversas fases com o aparecimento das manifestações clínicas. Referente ao exposto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "Com todas essas alterações fisiológicas, é possível se estabelecer um cronograma, estabelecendo-se suas diversas fases da asfixia com o aparecimento das manifestações clínicas:

    1ª fase- Fase cerebral

    Surgimento de enjoos, vertigens, sensação de angústia e lipotimias. Em cerca de um minuto e meio, ocorre a perda do conhecimento de forma brusca e rápida, surgindo bradipnéia taquisfigmia.

    2ª fase- Fase de excitação cortical e medular

    Caracterizada convulsões generalizadas e contração dos músculos respiratórios e faciais, além de relaxamento dos esfíncteres com emissão de matéria fecal e urina devido aos movimentos peristálticos do intestino e da bexiga. Há também a presença de bradicardia e aumento da pressão arterial.

    3ª fase - Fase respiratória

    Verifica-se lentidão e superficialidade dos movimentos respiratórios e insuficiência ventricular direita, o que contribui para acelerar o processo de morte.

    4ª fase - Fase cardíaca

    sofrimento do miocárdio, quando os batimentos do coração são lentos, arrítmicos e quase imperceptíveis ao pulso, embora possam persistir por algum tempo até a parada dos ventrículos em diástole e somente as aurículas continuam com alguma contração, mas incapazes de impulsionar o sangue."

    Fonte:

  • "Nas asfixias mecânicas é possível estabelecer um cronograma de suas diversas fases por meio do aparecimento das seguintes manifestações clínicas:

    1a fase. Esta etapa é também conhecida como “fase cerebral”, caracterizando-se pelo aparecimento de enjoos, vertigens, sensação de angústia e lipotimias. Ao redor de um minuto e meio, ocorre a perda do conhecimento de forma brusca e rápida e surge bradipneia taquisfigmia (duração de 1 a 2 min)

    2a fase. Neste estágio chamado de “fase de excitação cortical e medular”, notam-se convulsões generalizadas e contrações dos músculos respiratórios e da face, além de relaxamento dos esfíncteres com emissão de matéria fecal e urina devido aos movimentos peristálticos dos intestinos e da bexiga. Há também a presença de bradicardia e aumento da pressão arterial (duração de 1 a 2 min)

    3a fase. Também chamada de “fase respiratória”, caracteriza-se pela lentidão e superficialidade dos movimentos respiratórios e pela insuficiência ventricular direita, o que contribui para acelerar o processo de morte (duração de 1 a 2 min)

    4a fase. Conhecida como “fase cardíaca”, tem como registro específico o sofrimento do miocárdio, quando os batimentos do coração são lentos, arrítmicos e quase imperceptíveis ao pulso, embora possam persistir por algum tempo até a parada dos ventrículos em diástole e somente as aurículas continuam com alguma contração, mas incapazes de impulsionar o sangue (duração de 3 a 5 min). FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.330 e 331

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C

  • É possível estabelecer um cronograma das manifestações clínicas que surgem das asfixias mecânicas:

    1ª FASE -" Cerebral"; enjoos, vertigens, sensação de angústia e lipotimias, dura de 1 a 2 minutos.

    2ª FASE- "Excitação cortical e medular"; Convulsões generalizadas e contrações dos músculos respiratórios e face, relaxamento dos esfincteres com emissão de fezes e urina, duração 1 a 2 minutos.

    3ª FASE- "Respiratória"; Lentisão dos movimentos respiratórios, insuficiência ventricular, aceleração da morte! 1 a 2 minutos.

    4ª FASE- Cardíaca"; Sofrimento do miocárdio, batimentos lentos dura de 3 a 5 minutos.

    Fonte: Genival Veloso, 10ª Edição, 2015.

  • Corrigindo as alternativas...

    A. A 2ª fase é conhecida como fase de excitação cortical e medular.

    B. Na 1ª fase, aparecem enjôos, lipotimias e vertigens.

    C. A 3ª fase se caracteriza pela lentidão e superficialidade dos movimentos respiratórios. (CERTO)

    D. A 3ª fase é conhecida como fase respiratória.

    E. Na 4ª fase, os batimentos do coração são lentos e arrítmicos.

  • fases da asfixia: CEREX RECAR: 1° CERebral 2° EXcitação 3° REspiratória 4° CARdiaca
  • Fases da asfixia - mneomônico:

    CERCA

    Cerebral

    Excitação

    Respiratória

    CArdiaca

    Concurseiro é um bicho criativo né? kkk

  • 1ª fase – é a chamada fase anestésica ou cerebral, tem duração de aproximadamente um minuto e meio e leva a perda de consciência. Causa náuseas, dispneia (respiração forçada e difícil) e angústia.

    2ª fase – é a fase convulsiva, provoca contração dos músculos respiratórios e da face, tem duração de aproximadamente dois minutos e leva à hipertensão arterial e convulsão.

    3ª fase – causa o esgotamento da vítima uma vez que a respiração se torna lenta provocando a insuficiência do ventrículo direito.

    4ª fase – é a fase terminal, duração de aproximadamente cinco minutos, podendo variar de acordo com a saúde e o porte físico da vítima, provoca lentidão nos batimentos cardíacos com consequente quase imperceptibilidade de pulsação.

    fonte: Gran cursos online

  • CERCA: 1° Cerebral; 2° Excitação; 3° Respiratória; 4° CArdiaca.

  • GAB C- É possível estabelecer um cronograma nas asfixias, estabelecendo-se suas diversas fases com o aparecimento das manifestações clínicas:

                           1ª fase: é conhecida como fase cerebral, caracterizando-se pelo aparecimento de enjôos, vertigens, sensação de angústia e lipotimias. Ao redor de 01:30 segundos ocorre a perda do conhecimento de forma brusca e rápida e surge bradipnéia taquisfigmia (duração de 1 a 2 minutos);

                           2ª fase: fase de excitação cortical e medular, em que notam-se convulsões generalizadas e contrações dos músculos respiratórios e da face, além de relaxamento dos esfíncteres com emissão de material fecal e urina devido aos movimentos peristálticos dos intestinos e da bexiga. Há também presença de bradicárdia e aumento da pressão arterial (duração de 1 a 2 minutos).

                           3ª fase: fase respiratória, caracterizada pela lentidão e superficialidade dos movimentos respiratórios e pela insuficiência ventricular direita, o que contribui para acelerar o processo de morte (duração de 1 a 2 minutos).

                           4ª fase: fase cardíaca, em que há o sofrimento do miocárdio, quando os batimentos do coração são lentos e arrítmicos e quase imperceptíveis ao pulso, embora possam persistir por algum tempo até a parada dos ventrículos em diástole e somente as aurículas continuam com alguma contração, mas incapazes de impulsionar o sangue.

    BIZU: C-E-R-CA

    CEREBRAL

    EXCITAÇÃO CORTICAL E MEDULAR

    RESPIRATÓRIA

    CARDÍACA

  • CERCA: 1° Cerebral; 2° Excitação; 3° Respiratória; 4° CArdiaca.

    Só lembrar que começa no cérebro e termina no coração. De cima para baixo.

  • GABARITO C

    FASES DA ASFIXIA:

    1ª FASE -"Fase Cerebral": enjoos, vertigens, sensação de angústia e lipotimias, dura de 1 a 2 minutos.

    2ª FASE- "Fase da Excitação cortical e medular": Convulsões generalizadas e contrações dos músculos respiratórios e face, relaxamento dos esfincteres com emissão de fezes e urina, duração 1 a 2 minutos.

    3ª FASE- "Fase Respiratória": Lentidão dos movimentos respiratórios, insuficiência ventricular, aceleração da morte! 1 a 2 minutos.

    4ª FASE-"Fase Cardíaca":Sofrimento do miocárdio, batimentos lentos dura de 3 a 5 minutos.

  • a) refere-se a segunda fase;

    b) refere-se a primeira fase;

    c) GABARITO

    d) refere-se a terceira fase;

    e) refere-se a quarta fase

  • FASE DAS AFIXIAS (CERCA)

    1ª fase: cerebral

    • Vertigens, enjoos, sensação de angústia e lipotimia (prestes a desmaiar). Perda do conhecimento de forma rápida e bradipneia taquisfigmia (respiração lenta)
    • 1 a 2 minutos

    2ª fase: excitação cortical e medular

    • Convulsões generalizadas, contrações dos músculos respiratórios e da face, emissão de matéria fecal/urina (relaxamento dos esfíncteres), bradicardia (batimento cardíaco lento) e diminuição da pressão arterial
    •  1 a 2 minutos

    3ª fase: respiratória

    • Movimentos respiratórios lentos e superficiais
    •  Insuficiência ventricular direita
    •  Acelera a morte
    • 1 a 2 minutos

    4ª fase: cardíaca

    •  Sofrimento do miocárdio: batimentos do coração lentos, arrítmicos, quase imperceptíveis ao pulso
    •  3 a 5 minutos

    Fonte: Genival Veloso.