SóProvas


ID
2930719
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No Brasil, há uma elevada incidência de casos de violência sexual. Além do exame clínico, há a necessidade de constatar o sêmen coletado do corpo da vítima. Um exame indicativo de sêmen em casos forenses é a detecção de

Alternativas
Comentários
  • antígeno prostático específico ou PSA é importante para a condução de exames que revelam a presença do líquido seminal. Um dos elementos indicativos que podem evidenciar a presença de coito vagínico ou ato libidinoso.

  • A Vasectomia é uma cirurgia que interrompe a circulação dos espermatozoides que são produzidos no testículos. No entanto, há métodos para verificar a presença de sêmen na vagina que podem ser realizados até em indivíduos azoospérmicos, tais como: detecção de fosfatase ácida prostática em altos teores e do antígeno prostático-específico (PSA).

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C


  • GABARITO: C

    "O PSA, antes chamado de proteína P30, é uma glicoproteína produzida pelo tecido da próstata e secretada no plasma seminal. O exame auxilia na investigação de crimes que envolvam violência sexual, e é considerado um dos mais eficazes para a constatação de sêmen na cavidade vaginal, retal, bucal, pele e regiões da mama.

    Segundo o biomédico Bruno Câmara o Antígeno Prostático Específico (PSA) quando utilizado como marcador forense na detecção da presença de liquido seminal (a parte do sêmen sem espermatozoides) apresenta nível de concordância maior que 85% com a pesquisa citológica de espermatozoide. O médico ginecologista obstetra Paulo Jorge Abrahão explica que, ao contrário de outros exames que dão sinais apenas de probabilidade, o PSA é uma prova de certeza. Mesmo o suspeito sendo vasectomizado ou possuidor de azoospoermia, o PSA se faz presente."

    FONTE: JUSBRASIL.

  • [ MEDICINA LEGAL - SEXOLOGIA ]

    GABARITO: C

    PSA - Antígeno Prostático Específico (marcador do câncer da próstata), cuja presença no sêmen independe de haver ou não espermatozóides. Sua verificação no fluído vaginal é teste de certeza quanto à presença de sêmen na amostra estudada.

    Em caso de “agente vasectomizado” a ejaculação é constatada no fluido vaginal através da dosagem de fosfatase ácida (acima de 300 UI) ou pela presença de glicoproteína P30 (PSA).

    FONTE: Material de estudo Estratégia, Alexandre Herculano; Monster Concursos.

  • O antígeno prostático específico é uma glicoproteína produzida pelo tecido da próstata e secretada no plasma seminal. O exame auxilia na nvestigação de crimes que envolvam violência sexual, e é considerado um dos mais eficazes para a constatação de sêmen na cavidade vaginal, retal, bucal, pele e regiões da mama.

    Fonte: estratégia