-
CPC 03
14. Os fluxos de caixa advindos das atividades operacionais são basicamente derivados das principais atividades geradoras de receita da entidade. Portanto, eles geralmente resultam de transações e de outros eventos que entram na apuração do lucro líquido ou prejuízo. Exemplos de fluxos de caixa que decorrem das atividades operacionais são:
(e) recebimentos e pagamentos de caixa por seguradora de prêmios e sinistros, anuidades e outros benefícios da apólice;
GAB. A
-
Atividades operacionais
Os ingressos ou saídas de recursos chamados de operacionais dizem respeito às atividades-fim da empresa, ou seja, aquelas que fazem parte de seu objeto social e de todo o esforço para a sua obtenção. São predominantemente os fatos contábeis que transitam pelo Resultado (Demonstração do Resultado) e têm como contrapartida as contas do circulante (Ativo e Passivo) ou transitam apenas pelo Circulante (Ativo e Passivo).
Atividade de investimento
Relaciona-se normalmente com operações envolvendo aplicações financeiras de curto e longo prazo, inclusive ações e derivativos, investimentos em participações societárias e em outros Ativos permanentes.
Atividade de financiamento
Refere-se basicamente aos financiamentos obtidos pela sociedade de terceiros, ao ingresso de recursos dos sócios (aumento de Capital) ou à devolução de recursos aos sócios (recompra de quotas ou ações) e a recursos relativos a reservas de Capital e também aos dividendos pagos aos sócios.
-
para não esquecer:
atividades de investimento - ativos de LP (ANC).
atividades de financiamento - PL, emprestimos e financiamentos.
atividades operacionais - sempre que nao for investimento nem financiamento.
-
Gabarito: Letra A!
> Atividades Operacionais: devem ser consideradas as entradas e saídas de caixa orçadas vinculadas ao objeto social da empresa, ou seja, sua atividade fim. Alguns exemplos podem ser o pagamento de fornecedores ou de funcionários e o recebimento de vendas;
> Atividades de Investimento: devem ser inseridas as previsões relacionadas à aquisição de ativos a serem utilizados na operação. Também neste agrupamento são consideradas as negociações de participações em outras empresas;
> Atividades de Financiamento: devem ser inseridas as previsões de aportes de recursos originados dos acionistas ou cotistas e o seu retorno como distribuição de lucros ou dividendos. Também são classificadas as movimentações referentes a empréstimos, tais como, captações e amortizações.
-
Pelo que eu entendi, esse tipo de lançamento se assemelha à ideia de uma empresa que vende móveis como função típica da empresa, mas resolve trocar os moveis de uso da própria e vende esses moveis usados. Ambos terão lançamentos diferente. Mesmo que trate de produtos semelhantes.