SóProvas


ID
2931025
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Representa o retorno dos recursos anteriormente emprestados pelo poder público a receita

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8ª

    Código 2.3.0.0.00.0.0 – Receita de Capital – Amortização de Empréstimos

    São ingressos financeiros provenientes da amortização de financiamentos ou empréstimos concedidos pelo ente público em títulos e contratos. Na classificação orçamentária da receita são receitas de capital, origem específica “amortização de empréstimos concedidos” e representam o retorno de recursos anteriormente emprestados pelo poder público.

    Pág. 44

    Gab. C

  • Amortização de empréstimos: Receita de capital - O ente concedeu primeiramente um empréstimo e agora recebe o pagamento do principal desta dívida.

    Amortização: Despesa de capital - O ente agora atua como devedor, pegando dinheiro emprestado.

  • O poder público emprestou dinheiro. Agora está recebendo esses recursos de volta. Que

    receita é essa?

    Na classificação por natureza da receita, essa é receita de amortização de empréstimos. Ela

    represente ingressos financeiros provenientes da amortização de financiamentos ou empréstimos

    que o ente público haja previamente concedido.

    Gabarito: C

  • Se liga da dica do primo: Quando se empresta dinheiro, o concedente tem que receber o principal emprestado e o juros.

    O principal volta como: Receita de Capital - Amortização de Empréstimos;

    O Juros volta como: Receita Corrente - Receita de Serviços.

    Só lembrar que bancos e financeiras emprestam dinheiro (capital) e a remuneração desse serviço é o juros ao mês (corrente).

    Qualquer erro notifique-me.

    Orgulhe-se por estar estudando, é um privilégio!

  • Questão sobre classificações da receita pública.

    Existem diversas formas de classificar a receita pública: do ponto de vista contábil, orçamentário, jurídico, econômico, etc. Essa lógica de classificação, tanto das receitas quanto das despesas públicas, auxilia no entendimento do processo orçamentário e na fiscalização de sua execução, promovendo a accountability (seja vertical, horizontal ou societal).

    Nessa questão utilizaremos a classificação orçamentária por natureza, pois todas as alternativas trazem receitas públicas nessa classificação. Vamos analisar cada uma das opções, procurando por aquela que represente o retorno dos recursos emprestados pelo poder público:

    A) Errado, a receita com operação de crédito representa recursos provenientes da constituição de dívida (mobiliária ou contratual), conforme MCASP:

    Código 2.1.0.0.00.0.0 – Receita de Capital – Operações de Crédito
    Origem de recursos da Categoria Econômica “Receitas de Capital", são recursos financeiros oriundos da colocação de títulos públicos ou da contratação de empréstimos obtidas junto a entidades públicas ou privadas, internas ou externas. São espécies desse tipo de receita:

    B) Errado, como o nome já diz, a receita com alienação de bens representa recursos provenientes da alienação (venda) de bens do ente, conforme MCASP:

    Código 2.2.0.0.00.0.0 – Receita de Capital – Alienação de Bens
    Origem de recursos da Categoria Econômica “Receitas de Capital", são ingressos financeiros com origem específica na classificação orçamentária da receita proveniente da alienação de bens móveis, imóveis ou intangíveis de propriedade do ente público.

    C) Certo, quando o poder público concede um empréstimo, o retorno desses recursos emprestados representa a receita com amortização de empréstimos, conforme MCASP:

    Código 2.3.0.0.00.0.0 – Receita de Capital – Amortização de Empréstimos
    São ingressos financeiros provenientes da amortização de financiamentos ou empréstimos concedidos pelo ente público em títulos e contratos

    Dica! Não confunda amortização de empréstimos concedidos (receita de capital), com amortização da dívida (despesa de capital).

    D) Errado, a receita corrente (ex.: tributos, contribuições, patrimonial, etc.) não representa retorno dos recursos emprestados pelo poder público (receita de capital).

    E) Errado, a receita patrimonial representa recursos oriundos da fruição do patrimônio público, conforme MCASP:

    Código 1.3.0.0.00.0.0 – Receita Corrente – Patrimonial
    São receitas provenientes da fruição do patrimônio de ente público, como por exemplo, bens mobiliários e imobiliários ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias. São classificadas no orçamento como receitas correntes e de natureza patrimonial.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • GABARITO: LETRA  C

    COMENTÁRIO DO PROFESSOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    Questão sobre classificações da receita pública.

    Existem diversas formas de classificar a receita pública: do ponto de vista contábilorçamentáriojurídicoeconômico, etc. Essa lógica de classificação, tanto das receitas quanto das despesas públicas, auxilia no entendimento do processo orçamentário e na fiscalização de sua execução, promovendo a accountability (seja vertical, horizontal ou societal).

    Nessa questão utilizaremos a classificação orçamentária por natureza, pois todas as alternativas trazem receitas públicas nessa classificação. Vamos analisar cada uma das opções, procurando por aquela que represente o retorno dos recursos emprestados pelo poder público:

    A) Errado, a receita com operação de crédito representa recursos provenientes da constituição de dívida (mobiliária ou contratual), conforme MCASP:
    Código 2.1.0.0.00.0.0 – Receita de Capital – Operações de Crédito
    Origem de recursos da Categoria Econômica “Receitas de Capital", são recursos financeiros oriundos da colocação de títulos públicos ou da contratação de empréstimos obtidas junto a entidades públicas ou privadas, internas ou externas. São espécies desse tipo de receita:

    B) Errado, como o nome já diz, a receita com alienação de bens representa recursos provenientes da alienação (venda) de bens do ente, conforme MCASP:
    Código 2.2.0.0.00.0.0 – Receita de Capital – Alienação de Bens
    Origem de recursos da Categoria Econômica “Receitas de Capital", são ingressos financeiros com origem específica na classificação orçamentária da receita proveniente da alienação de bens móveis, imóveis ou intangíveis de propriedade do ente público.

    C) Certo, quando o poder público concede um empréstimo, o retorno desses recursos emprestados representa a receita com amortização de empréstimos, conforme MCASP:
    Código 2.3.0.0.00.0.0 – Receita de Capital – Amortização de Empréstimos
    São ingressos financeiros provenientes da amortização de financiamentos ou empréstimos concedidos pelo ente público em títulos e contratos

    Dica! Não confunda amortização de empréstimos concedidos (receita de capital), com amortização da dívida (despesa de capital).

    D) Errado, a receita corrente (ex.: tributos, contribuições, patrimonial, etc.) não representa retorno dos recursos emprestados pelo poder público (receita de capital).

    E) Errado, a receita patrimonial representa recursos oriundos da fruição do patrimônio público, conforme MCASP:
    Código 1.3.0.0.00.0.0 – Receita Corrente – Patrimonial
    São receitas provenientes da fruição do patrimônio de ente público, como por exemplo, bens mobiliários e imobiliários ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias. São classificadas no orçamento como receitas correntes e de natureza patrimonial.

    FONTE: Marco Masella , Auditor do TCE-SP e ex-consultor empresarial. Graduado em Administração (USP) e Especialista em Direito Administrativo (PUC).