SóProvas


ID
2931733
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo especialistas, um dos motivos que poderia ter ocasionado a perda de estabilidade da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro de 2019, é o fenômeno conhecido como liquefação. Sobre esse fenômeno, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • É um processo que ocorre naturalmente no meio ambiente nas areias movediças, por exemplo. Em barragens, pode ser provocado por excesso de chuvas, excesso de carga (depositada rapidamente), abalos sísmicos ou problemas no sistema de drenagem.

    A liquefação pode ocorrer no rejeito ou na própria barragem, no dique.

    No primeiro caso, ao se tornar mais líquido, o rejeito escorre e empurra a estrutura do reservatório, o que pode causar o rompimento. "Ela trinca e começa a vazar. Depois de iniciado esse gatilho, aí se perde o controle, vai tudo embora", diz Carlos Martinez, professor da Universidade Federal de Itajubá e especialista em engenharia hidráulica. Para ele, provavelmente foi isso o que aconteceu em Brumadinho.

  • Na liquefação, um material que é rígido passa a se comportar como fluido. Ela ocorre quando o fluxo de água presente nesse material exerce uma força que anula o peso e a aderência de suas partículas, fazendo com que elas fiquem soltas.

    Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/02/07/entenda-o-que-e-a-liquefacao-fenomeno-que-pode-levar-barragens-ao-colapso.

    O erro da alternativa D é dizer que se transforma completamente em uma pasta?

  • Gabarito: C

    Matheus Freitas, acho que o termo "pasta" deixa a alternativa meio confusa uma vez que existem pastas coloidais. Estas não apresentam características líquidas propriamente ditas.

  • Acho que o vídeo abaixo pode exemplificar melhor (não consigo anexar - procurar no Youtube: "quick clay" - será o primeiro vídeo). O vídeo é de um caso na Noruega que envolve quick clay. O solo se liquefaz rapidamente.... Os motivos para isso no vídeo são completamente diferentes ao da questão, mas mostra como um solo se liquefaz.

  • Por que a letra E ta errada? Entupimento dos drenos também é um fator, aumenta a poropressão e o solo se liquefaz. Acho até que isso também foi apontado no laudo de brumadinho.

  • 1)     é caracterizado pelo aparecimento de canais dentro da estrutura de contenção. ( Fenômeno Piping)

    2)     é um fenômeno que só ocorre em barragens com alteamento a jusante. (alteamento dessa barragem era à montante)

    3)     ele ocorre em decorrência de vibrações (sismos) no terreno.

    4)     é um fenômeno no qual o rejeito sólido se transforma completamente em uma pasta. (pode ser parcialmente que já ocorre a perda de estabilidade)

    5)     ele ocorre em decorrência do entupimento dos drenos da barragem.

  • Em Mariano o sismo foi decorrente de explosões.

  • Questão com recurso negado, justificativa da banca:

    Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será mantida, tendo em vista que o enunciado da questão é claro e enfático, foi apresentado um dos possíveis fatores que levaram ao rompimento da barragem. Em hora nenhuma, cita-se este como o único fator e/ou destaca-se que o fenômeno pode ter apenas uma causa de ocorrência. A reologia do material, no momento da ruptura, não é compatível com a reologia de uma pasta mineral, pela definição de pasta. No que tange à liquefação estática, ela é causada por carregamentos que, sob solicitação não-drenada, causam a geração de excessos de poropressão. Assim sendo, esta é a causa da mesma e não apenas o entupimento dos drenos da barragem, visto que existem outros fatores que causam o aumento da poropressão. Apesar de diversos fatores poderem produzir a liquefação dos rejeitos, a única afirmativa correta, no contexto das apresentadass, é a “C” Se dá em decorrência de vibrações (sismos) no terreno

  • Errei, mas fica o aprendizado: A liquefação é um fenômeno em que uma massa de solo passa a se comportar como um líquido. Ela ocorre devido às vibrações no terreno ou sobrecarga estática, em solos saturados – onde todos os seu poros estão preenchidos com água.