GABARITO A
(A) O etanol é um depressor do SNC e, em concentrações sanguíneas elevadas, pode provocar coma, depressão respiratória e morte.
CORRETO
(B) As drogas semissintéticas são obtidas por modificação da estrutura das substâncias de origem natural, como a cocaína.
Essa assertiva sinceramente eu não consegui interpretar direito.
Drogas semissintéticas são obtidas por transformações químicas a partir de uma molécula base de origem natural. Agora eu não entendi se ele quis dizer que a cocaína é um droga semissintética (o que estaria errado) ou se a cocaína é um exemplo de uma substância de origem natural (o que estaria correto). Como o Gabarito é a letra A, subentende-se que o examinador se referiu a cocaína com uma substância semissintética o que invalida a questão já que é um alcaloide extraído das folhas de coca.
(C) Nos seres humanos, o principal mecanismo de eliminação do metanol consiste na sua oxidação a acetaldeído, ácido acético e CO2.
ERRADO.
O mecanismo consiste na oxidação do metanol à formaldeído (pela enzima álcool desidrogenase) depois do formaldeído à ácido fórmico (pela enzima aldeído desidrogenase) e por fim do àcido fórmico à CO2 + H20 (pelo ácido desidrogenase)
(D) O clorohidrato de cocaína, um sal obtido na extração da cocaína, é muito mais susceptível ao processo de hidrólise do que a cocaína na forma de base livre.
ERRADO.
Quando a cocaína está em forma de sal (cloridrato de cocaína), ela apresenta um ponto de fusão muito maior do que quando a cocaína está em forma de base livre, 197o C e 98o C respectivamente. Logo o processo de hidrólise para o base da cocaína é mais susceptível do que para o cloridrato.
(E) Os aminoácidos neutros, como o glutamato, são inibitórios e aumentam a permeabilidade da membrana aos íons cloretos.
ERRADO.
Os aminoácidos como o glutamato são excitatórios e aumentam a permeabilidade para os íons cloreto e sódio.