GABARITO D
(A) A alcalinização da urina aumenta a excreção de substâncias principalmente de caráter básico.
ERRADO. Aqui dava pra lembrar que o processo de excreção é inverso ao processo de absorção. Se lembrarmos que formas não ionizadas são melhores absorvidas (já que são mais LIPOSSOLÚVEIS) então para a excreção eu preciso de formas mais HIDROSSOLÚVEIS, e portanto as formas ionizadas são melhores excretadas. Logo se eu tenho uma urina alcalinizada e uma substância de caráter básico, essa substancia não ficará ionizada e portanto será reabsorvida e pouco excretada.
(B) Diuréticos de alça promovem um aumento do volume urinário por aumentarem a filtração glomerular.
ERRADO, eles não aumentam a filtração glomerular eles aumentam a excreção de sódio, e como o sódio “não vai sozinho” ele carrega consigo a água e portanto aumenta o volume urinário.
Os diurético de alça Inibem o co-transporte de sódio, potássio e cloro ATUAM no ramo ascendente da Alça de Henle. Devido a depleção de eletrólitos (Na, Cl, Mg, Ca e K)
(C) A espironolactona é um potente diurético que atua no ducto coletor, causando depleção de potássio.
ERRADO.
Primeiro: a espironolactona tem uma ação diurética BAIXA quando é usada isoladamente, isso porque o local em que ela atua é responsável por apenas 2% do sódio filtrado.
Segundo: a espironolactona não causa depleção de potássio.
(D) A furosemida atua no ramo ascendente espesso da alça de Henle e causa um quadro de hipocalemia.
CORRETO. Todos os diuréticos que agem antes da porção final do túbulo controlado distal, como os de alça e os tiazídicos, promovem aumento da excreção de potássio.
(E) Ácidos e bases fracos são melhor excretados pela urina quando estão em seu estado não ionizado.
ERRADO. Como dito na assertiva A, quanto mais hidrossolúveis melhor será a excreção e portanto ácidos e bases fracos são melhores excretados quando estão no seu estado ionizado.