GABARITO C
(A) Os inseticidas organoclorados são altamente hidrossolúveis. Assim, a principal via de intoxicação é a digestiva.
ERRADO.
Os inseticidas organoclorados são altamente LIPOSSOLÚVEIS e por isso apresentam altas taxas de bioacumulação e biomagnificação. A volatilidade dos organoclorados é limitada mas partículas suspensas no ar podem ser inaladas ou ingeridas e absorvidas.
(B) Os principais sintomas da intoxicação por organofosforados ocorrem no sistema nervoso central e no autônomo.
CORRETO. Os efeitos são muscarínicos.
(C) Os carbamatos atuam no organismo com o mesmo mecanismo dos organoclorados.
ERRADO. Os carbamatos atuam no organismo com mecanismo similar ao dos ORGANOFOSFORADOS. (inibem a atividade da enzima acetilcolinesterase, aumentam a quantidade de acetilcolina na fenda, e produzem esfeitos muscarínicos)
(D) os derivados cumarínicos são mais potentes e com ação prolongada, porém com menor risco para humanos.
ERRADO.
Derivados cumarínicos são utilizados como raticidas, é um grupo de anticoagulante representado pela warfarina e seus análogos. Sua eficácia como raticida depende de efeitos cumulativos que correm nos animais após ingestão repetida por vários dias, que, de certa forma, é uma desvantagem e também um risco para outros mamíferos.
Quanto a potência, não entendi direito com qual inseticida o examinador comparou, mas de fato possuem uma ação prolongada, e o risco para humanos depende com quais outros compostos estamos fazendo essa comparação, mas ao contrário do que diz a questão, não possuem baixo risco, pois de acordo com o Centro de Controle de Intoxicação os derivados cumarínicos são responsáveis por um grande número de óbitos
(E) O carbofurano (carbamato) atua antagonizando a vitamina K, provocando hemorragias fatais.
ERRADO, quem atua antagonizando a vitamina K são os derivados cumarínicos. Carbofuranos são carbamatos cíclicos e atuam inibindo as enzimas acetilcolinesterases.