SóProvas


ID
2931934
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre os efeitos tóxicos a curto e longo prazo que algumas substâncias inalantes podem provocar e sua toxicocinética, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    (A) Em uma exposição aguda ao álcool etílico, o fígado é o órgão mais rapidamente afetado.

    ERRADO, em uma exposição aguda o SNC e o sistema gastrintestinal são os órgãos mais rapidamente afetados.

     

    (B) A inalação de altas concentrações de voláteis pode levar a uma fase excitatória inicial similar à induzida pela ingestão de álcool.

    CORRETO.

    (C) O uso crônico dos inalantes tem potencial de causar danos biológicos somente em órgãos ligados ao sistema nervoso central, como a visão e a audição.

    ERRADO. Vários órgãos são afetados com o uso crônico de inalantes. O potencial tóxico vai depender do tipo de substâncias. Mas no geral vários são os órgãos dos sistemas afetados além dos do SNC tais como: sistema hepático, sistema gastrintestinal, sistema hematopoietico, sistema pulmonar etc.

    (D) Quando inalados, solventes como o n-hexano têm seus efeitos iniciais após algumas horas, o que pode expor um indivíduo a acidentes como os de trânsito.

    ERRADO. De fato poderá expor o indivíduo a acidentes como os de trânsito, no entanto, a sintomatologia aguda ocorre logo após a intoxicação como: tonturas, euforia, náuseas etc.

    (E) Embora causem euforia, os inalantes não têm potencial de causar alucinações.

    ERRADO. Vários inalantes têm o potencial de causar alucinações. Ex. N-hexano.

  • Página 402 - Seizi Oga, afirma, na toxicidade aguda, que o SNC é o órgão mais rapidamente afetado pelo álcool quando comparado a qualquer outro órgão ou sistema.