SóProvas


ID
2931967
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Os organismos, em um determinado ambiente natural, evoluem ao longo de milhares de anos para se adaptar a um modo de vida, interagindo com outros organismos e com o meio de forma harmônica. Esse sistema como um todo tende a atingir um equilíbrio, até que algum fator interno ou externo o afete. A ação humana tem sido um dos principais elementos que ocasionam desequilíbrios em diferentes biomas ao redor do planeta. Um exemplo disso foi a introdução de dípteros oriundos da África no território Brasileiro que tem levado à diminuição drástica de populações nativas de dípteros. Em relação à ação humana, os desequilíbrios ambientais e a Entomologia Forense, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os dípteros são insetos que pertencem ao grupo Diptera. A palavra tem origem no grego, sendo que di significa duas e ptero significa asa. Portanto, a principal característica que difere os insetos deste grupo de outros é a presença de duas asas.

     

    Existem cerca de um milhão de espécies de insetos dípteros, porém, apenas 155 mil são conhecidos e catalogados (descritos) até o momento. Estão presentes em quase todas as regiões do mundo. São raros apenas em áreas de clima extremamente frios como, por exemplo, região da Antártica e do Ártico.

     

    Principais características:

     

    - Existência de duas asas desenvolvidas.

     

    - Assim como todos os outros insetos, o corpo dos dípteros é dividido em cabeça, tórax e abdome.

     

    - Possuem metamorfose radical, ou seja, o corpo muda muito desde o nascimento até a fase adulta.

     

    - O ciclo de vida possui quatro fases: ovo, larva, pupa e fase adulta.

     

    Taxonomia

     

    A ordem Diptera é dividida em duas subordens: Brachycera (possuem antenas com presença de 3, 4 ou 5 segmentos) e Nematocera (dípteros com antenas com mais de seis segmentos articulados de forma livre).

     

    Exemplos de insetos dípteros:

     

    - Mosca doméstica

     

    - Moscas-das-flores

     

    - Mosquito-palha

     

    - Mosca-varejeira

     

    - Mosca-de-banheiro

     

    - Aedes Aegypti

     

    - Mosquito-prego (Anopheles)

     

    - Pernilongo comum (Culex pipiens)

     

  • PUMA CONCOLOR - onça parda

    PANTHERA ONCA - onça pintada.

    Creio que o erro da alternativa B seja esse.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em ecologia e biologia forense.

    A) ERRADO. Antes de entrar no mérito da questão, convém relembrar o conceito de "nicho ecológico": é o conjunto de condições e recursos que permitem a uma espécie sobreviver no ambiente. Tendo isso em mente, foi ressaltado na alternativa que as espécies possuem diferentes nichos ecológicos. Ou seja, elas não competirão pelos mesmos recursos quando estiverem compartilhando o mesmo ambiente. Dessa forma, não haverá competição entre elas. Outro erro também é falar em "competição intraespecífica" (quando membros da mesma espécie competem por recursos limitados). Mesmo se houvesse competição nesse caso, ela seria interespecífica, ou seja, entre espécies diferentes.

    B) ERRADO. A primeira parte da alternativa está correta, uma vez que a tricologia forense, por meio de exames visuais de comparação macro e microscópica, permite identificar espécies animais, podendo caracterizar, dessa forma, um crime ambiental. O erro está em Puma concolor, que na verdade é a onça-parda, ou puma. O nome científico da onça pintada é Panthera onca.

    C) ERRADO. O Calliphoridae Lucilia sericata é comumente encontrada ao redor de habitações humanas, em muitos lugares do mundo. Não se trata de uma espécie exótica vinda da África.

    D) ERRADO. A primeira parte está correta, mas a Chrysomya albiceps não é um dos principais insetos associados a miíases em humanos (parasita facultativo). Ela pode, sim, causar miíase em humanos e outros animais, mas não é um dos principais exemplos. Uma das mais importantes espécies causadoras de miíases em animais e humanos, é a Cochliomyia hominivorax.

    E) CERTO. É preciso ter certeza que os insetos coletados são oriundos do cadáver pois só assim é possível associar o período de desenvolvimento do inseto com o intervalo estimado de morte. As espécies adultas não fornecem boas indicações de IPM pois não se sabe há quanto tempo elas atingiram a maturidade. Quando se trabalha com os imaturos e, conhecendo-se o estágio de desenvolvimento do animal e a temperatura ambiental nesse decurso, é possível estimar o tempo transcorrido até determinada fase e, consequentemente, há quanto tempo o inseto estaria sobre. cadáver.

    Gabarito do professor: alternativa E.

  • D - (INCORRETA) Chrysomya albiceps é uma espécie de díptero de grande importância forense, visto que é um dos principais insetos associados a miíases primárias em humanos.

    correto: miíases SECUNDÁRIAS

  • Assertiva E

    Na coleta de material entomológico com a finalidade de estimativa de Intervalo Pós-Morte (IPM) empregando o método de Grau Dia Acumulado (GDA), é importante que o Perito Criminal tenha certeza de que os insetos coletados tenham, realmente, se desenvolvido no cadáver periciado, o que torna relevante, particularmente em se tratando de dípteros, a obtenção de imaturos (ovo, larva e pupa), em detrimento de espécimes adultas.

  • Na coleta de material entomológico com a finalidade de estimativa de Intervalo Pós-Morte (IPM) empregando o método de Grau Dia Acumulado (GDA), é importante que o Perito Criminal tenha certeza de que os insetos coletados tenham, realmente, se desenvolvido no cadáver periciado, o que torna relevante, particularmente em se tratando de dípteros, a obtenção de imaturos (ovo, larva e pupa), em detrimento de espécimes adultas.

  • A Errada

    Na competição, os organismos lutam por um recurso. Assim sendo, aquele que perde a disputa acaba prejudicado, o que caracteriza uma relação desarmônica. Como a relação pode ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie ou de espécies diferentes, a relação pode ser classificada como intraespecífica (mesma espécie) ou interespecífica (espécies diferentes). Seria competição interespecífica.

    B Errada

    A tricologia forense é um método de identificação que vem sendo utilizado cada vez mais e consiste na análise morfológica do pelo através da microscopia, permitindo a identificação e caracterização de uma determinada espécie. Esta técnica é simples, fácil e barata, podendo contribuir no avanço da medicina veterinária forense, a fim de preservar o patrimônio ambiental, facilitando investigação de crimes contra a fauna.

    onça-parda  ou puma  (Puma concolor), também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio - não é onça pintada.

    C Errada

    As Calliphoridae constitui uma família de . com grande importância econômica, dado seu hábito saprófago. Elas utilizam-se de substratos orgânicos em putrefação como carcaças de animais e fezes (inclusive humanas) como meio proteico ou para oviposição, sendo deste modo os principais vetores de agentes patogênicos como protozoários, ovos de helmintos, bactérias e vírus, sendo, por outro lado, úteis nas investigações criminalísticas na entomologia forense atuando como dados para a estimava do Intervalo Pós Morte (IPM) de um cadáver encontrado.

    Chrysomya megacephala (Fabricius, 1794),

    C. albiceps (Wiedemann 1819) e

    C. putoria (Wiedemann, 1818)

    (Insecta:Diptera: Calliphoridae) são espécies de moscas varejeiras originárias da África, Mediterrâneo e Oriente Médio (Gagné, 1981), foram introduzidas no Brasil na década de 1970 quando, nos anos de 1975 e 1976, embarcações que transportavam refugiados de Angola e de Moçambique, animais domésticos e diferentes tipos de alimentos, aportaram nas costas do Sudeste do Brasil. (http://www2.unirio.br/unirio/ccbs/ibio/ppgbio/dissertacoes-daniele)

    D ERRADA

    Chrysomya albiceps é de grande importância médica e sanitária, estando associada a  na África e na América.  Também é importante na  e na  porque é o primeiro  a entrar em contato com a  devido à sua capacidade de cheirar matéria de animal morto a até dez milhas (16 km) de distância. C. albiceps pertence ao mesmo gênero que as outras moscas causadoras de miíase  e  .

    Miíase primária ou obrigatória: causada por larvas biontófagas, ou seja, aquelas que se alimentam de tecido vivo, sendo estas capazes de invadir tecidos ou cavidades do corpo, ou se instalarem em feridas recentes;

    Enquanto a Chrysomya albiceps alimenta-se de tecido morto.

    E CERTA

    Achei a questão muito difícil, e ainda considero a letra C correta também.