SóProvas


ID
2932423
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Itaquaquecetuba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No dia 28 de março deste ano, J.S., escritor e sociólogo, escrevia em seu blog: “Hoje em dia não resta nenhuma dúvida ao leitor atento de que o Brasil está sendo vítima, desde 2013, de um ataque dirigido pelo capitalismo financeiro internacional na sua ânsia de saquear as riquezas nacionais e se apropriar do trabalho coletivo. Mas este ataque não tem as mesmas consequências em todos os lugares.(***) No Brasil, a instituição que incorpora à perfeição o espírito do capital financeiro é a (nome da rede de televisão). A mentira tem que ser dita não só como se verdade fosse, mas tem de dar a impressão de ser luta moral e emancipadora. Essa é a sofisticação demoníaca do capital financeiro que a (nome da emissora de televisão) materializa e interpreta tão bem.”

As afirmações de J.S. coincidem com os fundamentos da teoria do jornalismo chamada de

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    Fonte da questão: Jessé Souza/Carta Capital

    https://www.brasildefato.com.br/2018/03/28/a-rede-globo-e-a-cultura-do-odio-e-da-mentira/

    O autor defende a tese de que uma rede específica de televisão utiliza o jornalismo como instrumento do capital financeiro, portanto, trata-se da teoria instrumentalista. É o que Nelson Traquina chama de Teorias de Ação Política em Teorias do Jornalismo.

    Segundo Felipe Pena, no livro Teoria do Jornalismo, p. 146:

    Pela teoria instrumentalista, as notícias servem objetivamente a determinados interesses políticos. O instrumentalismo parte de um paradigma de pesquisa baseado nos chamados estudos da parcialidade, cujo objetivo é verificar a existência ou não de distorções nos textos noticiosos. Entretanto, há duas interpretações diferentes para a mesma teoria. Na versão da "esquerda", as notícias são visitas como instrumentos para manter o status quo capitalista. Na versão da "direita, elas são usadas para questionar o mesmo sistema.

  • Pelo trecho não consegui diferenciar se ele referenciava à Organizacional ou à Instrumentalista.

    Alguém poderia ajudar?

  • Oi Isabela. Veja que o cidadão J.S ataca determinada TV acusando a mesma de ser um instrumento a serviço do capitalismo financeiro internacional. A teoria instrumentalista, conforme explica o colega Jornalista Concurseiro, determina que as noticias servem a interesses políticos.

    "No Brasil, a instituição que incorpora à perfeição o espírito do capital financeiro é a (nome da rede de televisão)"

    Já na Teoria Organizacional os autores defendem que a cadeia organizacional da empresa jornalística influencia nas ações e decisões dos jornalistas no processo de seleção e redação das notícias. Ou seja, a teoria organizacional é voltada para o próprio umbigo das redações, com um viés maior na cadeia produtiva e práticas organizacionais do que nas pressões políticas externas.