SóProvas


ID
2933065
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Papa Francisco aconselhou, no dia 1.º/1/2018, que se abandone a “bagagem inútil” da vida em 2018,  evitando-se a “banalidade do consumismo” e as “conversas vazias”. O pontífice refletiu sobre como saborear o verdadeiro significado da vida durante a missa de Ano Novo realizada na Basílica de San Pedro. A receita dele para chegar ao essencial inclui realizar um momento de silêncio diário para se estar com Deus.
 
                                            Internet: <www.opovo.com.br> (com adaptações).

Acerca da temática abordada no texto acima e de temas correlatos, julgue o próximo item.


O consumismo, referido pelo Papa, é definido como o atendimento às necessidades básicas do indivíduo, ligadas à alimentação, ao vestuário, à habitação, ao lazer e à saúde.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em dizer que CONSUMISMO está relacionado ao atendimento às necessidades básicas do indivíduo. Lazer é necessidade básica sim. Vide CF 88, como um exemplo disso. Necessidade básica não é apenas pão e água.

    Consumismo é o gasto com o desnecessário, o supérfluo.

  • O termo Consumismo está ligado, geralmente, ao consumo de bens e serviços supérfluos. A assertiva menciona apenas consumo em áreas essenciais ao indivíduo, como: alimentação, ao vestuário, à habitação, entre outros... daí o erro da questão.

  • O conceito de “consumo" difere do conceito de “consumismo". Consumo significa tão somente o ato de comprar. Quando a palavra utilizada é “consumismo" a proposta é indicar um consumo exagerado de vários tipos de produtos. Normalmente produtos que tem enorme visibilidade por conta da ação da propaganda . Tal propaganda pode ser direta, veiculada pela mídia falada e escrita ou indireta, quando um artista ou uma pessoa de visibilidade usa o produto em questão. 
    Consumismo, “tendências" de moda e de comportamento estão ligados de forma bastante estreita. E o consumismo abre caminho para gastos excessivos, dívidas e dependência em relação a bancos ou agiotas. Pode ser um círculo vicioso destruidor. Além disso estimula a visão das pessoas a partir do “ ter" ao invés do “ser". 
    Quando se usa o termo “consumo" normalmente a ideia de sustento das famílias ou cesta básica .Ou seja, aquilo que garante a sobrevivência digna das pessoas. Aliás, o índice de consumo de uma dada população fornece indicações acerca de saúde, padrão de vida, esperança de vida e outros dados que são importantes para o desenvolvimento de políticas públicas de cunho social. 
    A compreensão e resposta à pergunta não demanda conhecimento acadêmico , embora haja uma bibliografia interessante sobre o tema em pauta: consumo e consumismo. A questão demanda interpretação de texto e da realidade na qual o candidato se insere. 
    A afirmativa é incorreta. 
    Gabarito do Professor: ERRADO.