-
Gab. ERRADO.
A classificação por importância operacional provê uma informação qualitativa acerca da relevância do item de material para a rotina da organização. Para uma análise mais acurada, esta informação deve ser associada a uma análise
quantitativa, em termos de impacto financeiro do material. A análise quantitativa ($$) é provida por meio da classificação ABC.
Os materiais inseridos na classe Z são também conhecidos por materiais críticos. Viana (2000) amplia o conceito de materiais críticos para aqueles que são merecedores de atenção especial do gestor, por diversos motivos – sejam eles operacionais, de segurança, econômicos entre outros.
Assim, as razões para a consideração de materiais como críticos podem ser assim listadas:
razões econômicas = materiais de custos significativos de transporte e armazenagem;
razões de armazenagem, manuseio e transporte = materiais de alta periculosidade, ou perecíveis, ou, ainda,
de elevados peso e dimensão.
razões de planejamento = materiais de difícil previsão de consumo, pela organização.
Enap
-
Classificação XYZ = CRITICIDADE OU IMPRESCINDIBILIDADE
-
Os materiais críticos são assim denominados por serem materiais de reposição específica, cuja demanda é imprevisível e cuja decisão de estocar não leva em conta o risco.
-
MATERIAIS CRÍTICOS---->São materias de reposição específica de um equipamento ou de um grupo de equipamento iguais,cuja demanda NÃO é previsível e cuja decisão de estocar é tomada com base na análise de riscos qua a empresa corre.
fonte:Viana (2011)
-
MATERIAL CRÍTICO: São materiais merecedores de atenção especial do gestor, pois possuem custo elevado, logística mais sofisticada, difícil aquisição, etc. O material pode ser considerado crítico devido a:
→ Razões econômicas, como escassez no mercado, altíssimo valor ou custo significativo de transporte.
→ Razões de armazenagem, como manuseio especial ou dificuldade de transporte
→ Perecibilidade, alta periculosidade, elevado peso ou dimensão
→ Razões de planejamento, como materiais de difícil previsão de consumo.
→ Geralmente são produtos de NÃO ESTOQUE.
-
Ontem acertei a questão, hoje errei ela. Que celebro preguiçoso. afe
-
Errado.
Materiais Críticos. São materiais de reposição específica de um equipamento ou de um grupo de equipamento iguais,cuja demanda não é previsível e cuja decisão de estocar é tomada com base na análise de riscos que a empresa corre caso esses materiais não estejam disponível quando necessário.
Livro ADM. Recurso de Materiais. Autor Rodrigo Rennó.
-
GABARITO: ERRADO
Materiais Críticos:
São materiais de reposição específica, geralmente peças ou itens sobressalentes, cuja demanda não é previsível e a decisão de estocar tem como base o risco.
FONTE: PROFESSOR RAFAEL RAVAZOLO
-
Errada
Materiais Críticos = Demanda Imprevisível.
Quadrix e Cespe sempre cobram colocando como demanda Previsível.
-
Os materiais críticos são assim denominados por serem materiais de reposição específica, cuja demanda é imprevisível e cuja decisão de estocar leva em conta o risco.