Vamos comentar item a item, a fim de apontarmos o item correto.
I - FALSO. As vendas impactam, SIM, os fluxos de caixa. Os fluxos de caixa advindos das atividades operacionais são basicamente derivados das
principais atividades geradoras de receita da entidade.
II - VERDADEIRO. Ora, a margem de lucro operacional está diretamente relacionado ao fluxo de caixa. Em regra, quanto maior a margem, maior a lucratividade, e consequentemente, maior o fluxo de caixa.
III - FALSO. Fluxos de caixa, a grosso modo, são entradas e saídas de capital, e desta forma, não podem ser independentes das necessidades de capital.
Gabarito: Item B.
I - F - As vendas não impactam os fluxos de caixa, pois a empresa pode vender concedendo crédito.
R: "14. Os fluxos de caixa advindos das atividades operacionais são basicamente derivados das principais atividades geradoras de receita da entidade". Portanto, as vendas são, a grosso modo, os principais fluxos de caixa.
II A margem de lucro operacional após os impostos é determinante para o fluxo de caixa.
R: 14. Os fluxos de caixa advindos das atividades operacionais são basicamente derivados das principais atividades geradoras de receita da entidade. Portanto, eles geralmente resultam de transações e de outros eventos que entram na apuração do lucro líquido ou prejuízo.
A margem de lucro operacional é justamente o lucro líquido resultante das operações da empresa. Seu resultado é determinante na apuração do fluxo de caixa, sobretudo, do fluxo de caixa operacional.
III Os fluxos de caixa são independentes das necessidades de capital.
R: As necessidades de capital abrangem também as necessidades de capital de Giro, este é calculado a partir do Ativo circulante operacional subtraído do Passivo circulante operacional. Assim, como a necessidade de uso desse capital pode variar a depender da situação econômico-financeira da entidade, os fluxos de caixa podem ser diretamente impactados. Como no caso de usar caixas e equivalentes de caixa para financiar as operações da entidade.