SóProvas


ID
2934040
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Na elaboração de um planejamento de treinamento, em primeiro lugar o responsável deve levantar e definir, para cada cargo, quais os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias aos seu desempenho. Nesse sentido, as habilidades de delegar e negociar são voltadas, em maior grau:

Alternativas
Comentários
  • Competências de gestão são as competências relacionadas à gestão de recursos financeiros, comerciais, produtivos e outros. Referem-se como os recursos organizacionais são utilizados e os processos mobilizados para obter os melhores resultados.

  • A gestão por competências é composta por um conjunto de temas organizacionais que focam nas competências dos indivíduos, entre eles o mapeamento e descrição de competências, a mensuração de competências, a remuneração por competências, a seleção por competências, o desenvolvimento de competências, avaliação de desempenho por competências e o plano de desenvolvimento por competências.

    Neste contexto, por competência entende-se o conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (o conhecido CHA) em relação à execução de uma tarefa, associados à obtenção de resultados.

    https://www.adminconcursos.com.br/2014/06/gestao-por-competencias.html

  • Gab. D - à obtenção de resultados.

  • Para resolver esta questão, o candidato deve saber que as habilidades de delegar e negociar são competências relacionadas à gestão, também chamadas de competências gerenciais, mais representativas na cúpula da organização. Portanto, estas competências se relacionam à capacidade de gerir a organização, trabalhadores e recursos, sendo mais preponderantes nos altos executivos e líderes da empresa. Representam o domínio de gestão, conceitos e teorias.
    Mas o enunciado não requer que indiquemos que tipo de competências são características da delegação e da negociação, ele pede o por quê delas existirem, seus objetivos, ao dizer "são voltadas à". 
    Portanto, temos que as competências gerenciais são desenvolvidas, principalmente, para a obtenção de resultados organizacionais, a obtenção de lucro e o crescimento da organização.
    Assim, temos:
    A) Errado. Não traz o objetivo principal das competências gerenciais.
    B) Errado. Não traz o objetivo principal das competências gerenciais.
    C) Errado, pois a questão não pede a indicação do tipo de competências representativo dos atos de delegar e negociar, e sim o objetivo destas competências.
    D) Correto. As competências gerenciais surgem para a obtenção de resultados, como o lucro e o crescimento da organização.
    E) Errado. Não traz o objetivo principal das competências gerenciais.
    Gabarito da professora: Letra D.
  • As habilidades podem ser voltadas à interação pessoal, ao processo e à qualidade ou voltadas a obtenção de resultados (delegar, sintetizar e negociar).

    Fonte: meu resumo do livro - Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. – São Paulo: Atlas, 2009.

  • Na elaboração de um planejamento de treinamento, primeiramente o responsável deve levantar e definir, cargo a cargo, quais são os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes - o CHA - para cada cargo.

    Como a identificação do conhecimento exigido geralmente é a parte mais simples de mensuração, muitas organizações iniciam seu processo de treinamento levantando as necessidades de conhecimento de cada colaborador, sendo que este pode ser dividido em dois grandes grupos:

    • conhecimentos de ferramentas de interatividade entre as pessoas da equipe e no trabalho, como atividades em grupo, motivação e liderança;

    • conhecimentos técnicos e científicos adquiridos ao longo da vida do colaborador.

    Para o auxílio nesse levantamento, a própria descrição do cargo e uma lista de conhecimentos necessários podem ajudar nessa parte da atividade.

    O segundo passo para a elaboração de um levantamento das necessidades dos cargos consiste na descrição das habilidades necessárias a cada colaborador para que ele atinja um bom desempenho. Essa parte não traz grandes dificuldades ao planejamento, já que essa identificação costuma ser tranqüila e unânime. As habilidades de que cada cargo necessita geralmente são classificadas em três grandes grupos:

    • Habilidades voltadas à interação pessoal, como a capacidade de motivar e desenvolver pessoas, habilidade de ouvir e trabalhar em grupo e persuasão racional.

    • Habilidades voltadas ao processo e à qualidade, como o raciocínio holístico e analítico e a otimização de recursos.

    • Habilidades voltadas à obtenção de resultados, como habilidade de delegai; sintetizar e negociar.