SóProvas


ID
2934112
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A teoria dos sistemas, presente na abordagem sistêmica de administração, identifica uma capacidade do sistema de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo. Ou seja, as organizações, como sistemas abertos, apresentam capacidade de enfrentar e superar perturbações externas, provocadas pela sociedade, sem que desapareça seu potencial de auto-organização. Trata-se do seguinte atributo dos sistemas:

Alternativas
Comentários
  • C- RESILIÊNCIA

     

    Resiliência: defesa, supera distúrbios.

     

    MAIS TERMOS CIENTÍFICOS RELACIONADOS À ABORDAGEM SISTÊMICA:

    Entropia: tudo tende à desordem, à morte.

    Entropia negativa: negentropia.

    Equifinalidade: mesmo resultado final, independente do caminho.

    Holismo: Só pode ser entendido em sua totalidade. Globalidade.

    Sinergia: O todo é maior que a soma das partes.

    Homeostase: autorregulação /equilíbrio;

    Heteostase: vai de um estado de equilíbrio para outro;

    Morfogênese: auto modificação na estrutura

  • É o que mais se precisa ter no mundo dos concursos!

    Boa sorte (preparo+oportunidade) para nós!!!!!

  • GABARITO: C

    RESILIÊNCIA: Capacidade que o sistema tem de resistir, se manter inalterado a uma pressão ambiental externa.

    fonte:aula/qconcursos

  • Resiliência

    Em linguagem científica, a resiliência é a capacidade de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo. Como sistemas abertos, as organizações têm capacidade de enfrentar e superar perturbações externas provocadas pela sociedade sem que desapareça seu potencial de auto-organização. A resiliência determina o grau de defesa ou vulnerabilidade do sistema a pressões ambientais externas. Isso significa que, quando uma organização apresenta elevada resiliência, as tentativas de recauchutagem de modelos tradicionais e burocráticos sofrem forte resistência ao avanço da inovação e da mudança.

    Introdução à Teoria Geral da Administração - Idalberto Chiavenato - 9ª ed. - 2014

    Gabarito: C

  • Errei mas por falta de atenção, porque o enunciado praticamente estava citando o conceito de Resiliência aplicada a ADM

  • Alternativa A. Errado. Consiste na característica daquilo que sofre influências externas. As organizações enquanto sistemas abertos possuem permeabilidade.

    Alternativa B. Errado. De acordo com a teoria dos sistemas, equifinalidade é um princípio segundo o qual um sistema pode atingir um estado final igual com origem em condições iniciais distintas por meio de diversas formas de desenvolvimento. 

    Alternativa C. Certo. O enunciado descreve corretamente o conceito de resiliência: "capacidade do sistema de superar o distúrbio imposto por um fenômeno."

    Alternativa D. Errado. Retroação ou feedback consiste na realimentação de um sistema a partir das informações geradas a partir de uma execução prévia.

    Alternativa E. Errado. Termo utilizado para designar o efeito produzido pela ação concomitantes de vários dispositivos executores em prol de um mesmo objetivo. Em termos mais simples, sinergia é descrita pela frase: "o produto de uma ação coordenada é maior do que a simples soma das partes."

    *Gabarito: C*

  • "A resiliência é a capacidade do indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, entre outros"

  • Ameaças + forças, ou seja, o ambiente externo traz ameaças, mas eu como Organização tenho forças para me manter estável (manutenção). A questão trouxe o termo resiliência, não achei muito boa como opção de resposta.

    Resiliência é a reação positiva face às adversidades, explica a questão abordada

  • Professor Fred com uma explicação perfeita ! Obrigado ❤️