SóProvas


ID
2935453
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da Psicologia do Desenvolvimento, é possível afirmar que há várias escolas de pensamento. Dentre as seguintes alternativas, qual apresenta a linha que busca entender os processos psíquicos e o desenvolvimento, principalmente a partir da internalização de relações interpessoais?

Alternativas
Comentários
  • Willian Ronald D. Fairbairn desenvolveu sua obra do final dos anos 20 até o começo da década de 50 do século XX, escrevendo, de 1940 a 1951, a Teoria das Relações Objetais da Personalidade, na qual faz revisões teóricas e propõe novos entendimentos à constituição psíquica.

    O pensamento de Fairbairn desenvolveu-se no sentido da formulação de uma estruturação psíquica egóica cindida. E, diferentemente, da Teoria da libido de Freud, para ele, a intensa dependência do objeto - e a qualidade deste para responder às necessidades mais fundamentais e básicas - é o que determina a constituição psíquica e o desenvolvimento da personalidade. É a partir das relações objetais, de incorporações e identificações que a personalidade vai se estabelecendo e se configurando.

    Entretanto, as relações com os objetos primitivos são sempre insatisfatórias em alguma medida, já que eles não conseguem ser completamente responsivos e atender a todas as necessidades do indivíduo. E é justamente esta impossibilidade de satisfação completa das necessidades na relação objetal que, para o autor, acaba levando à forma esquizóide de estruturação.

    Inicialmente, a criança depende radicalmente de seu objeto para assegurar sua sobrevivência, bem-estar físico e psicológico. Em um estado de tamanha dependência dos objetos, dificuldades com eles são percebidas e registradas como uma ameaça de perda do próprio ego.

    Podemos pensar que Fairbairn debruça-se sobre as patologias da autoconservação, ao invés da busca do prazer; e elas se dando nas relações com os objetos e não no conflito da autoconservação com as pulsões libidinais.

     

    GABARITO: A
  • Gab.: A) Teoria das relações objetais.

  • Gab. A

    Diferentemente da concepção de Freud que considerou a relação do objeto principalmente com a pulsão sexual, os teóricos das relações objetais consideram as relações interpessoais entre esses objetos. Há, portanto, ênfase no contexto social e ambiental na formação da personalidade, destacando como principal influência a interação entre mãe e filho. A existência das relações interpessoais indica que a construção da personalidade na infância se estabelece de forma mais precoce do que Freud idealizava.

    Fonte:

    Psicanálise e as relações objetais.

    Cadernos de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde | Maceió | v. 1 | n.3 | p. 57-66 | nov. 2013