-
GABARITO: LETRA B
___ duas coisas >>> Há duas coisas --- Sentido de existir.
Se ___ notabilidade reside num cavalheiro dado ___ poesia >>> a(artigo) notabilidade; dado A alguma coisa, a(artigo) + a(preposição) = à.
Apolonius de Rodes desprezam ___ crítica >>> desprezam alguma coisa, somente artigo definido "a."
Força, guerreiros(as)!!
-
usa-se crase antes de feminino, na verdade. é obrigatório.
#PMBA
-
GABARITO: LETRA B.
usa-se crase antes de feminino, na verdade. é obrigatório.
-
Há - sentido existir
a ( artigo acompanhando um substantivo); à (crase diante de palavra feminina - poesia)
verbo desprezar não pede preposição, assim usa-se somente o artigo "a"
-
EXISTE duas coisas no mundo verdadeiramente fatigantes: ouvir um tenor célebre e conversar com pessoas notáveis. Eu tenho medo de pessoas notáveis. Se __A_ notabilidade reside num cavalheiro dado __À_ poesia, ele e Leconte de Lisle, ele e Baudelaire, ele e Apolonius de Rodes desprezam __A_ crítica e o Sr. José Veríssimo;[...] - (João do Rio, no livro “A alma encantadora das ruas”. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012)
GAB-Há, a, à, a.
QUEM DESPREZA ,DESPREZA ALGO - NÃO PEDE PREPOSIÇÃO
-
Antes de palavra Feminina - A crase é OBRIGATÓRIA!
-
DICA:
Se tiver dúvida troca a palavra que vem depois do artigo/preposição (A) por uma palavra masculina se ficar AO vai crase.
TEXTO: HÁ (sentido de existir) duas coisas no mundo verdadeiramente fatigantes: ouvir um tenor célebre e conversar com pessoas notáveis. Eu tenho medo de pessoas notáveis. Se A notabilidade (o discurso) reside num cavalheiro dado À poesia (ao diálogo), ele e Leconte de Lisle, ele e Baudelaire, ele e Apolonius de Rodes desprezam A crítica (o comentário) e o Sr. José Veríssimo;
RESPOSTA: ALTERNATIVA (B)
-
dado a algo
#PartiuPosse!
-
Levei um tempão para perceber que o texto começava com uma das lacunas.
-
Letra B
Tentei resolver a questão analisando apenas 2 lacunas.
A primeira lacuna é preenchida com o Há (sentido de haver/existir) Assim ficamos com as alternativas B e a D. O diferencial entre as duas é a terceira e a quarta lacuna. A terceira lacuna é preenchida com à (diante de palavra feminina).
Macete: se ao substituir a palavra feminina por uma masculina surgir o "ao" haverá crase. Ex.: ... num cavalheiro dado ao dialogo,...
-
acertei pro chute ou hábito de leitura
Há duas coisas no mundo verdadeiramente fatigantes: ouvir um tenor célebre e conversar com pessoas notáveis. Eu tenho medo de pessoas notáveis. Se a notabilidade reside num cavalheiro dado à poesia, ele e Leconte de Lisle, ele e Baudelaire, ele e Apolonius de Rodes desprezam a crítica e o Sr. José Veríssimo;[...] - (João do Rio, no livro “A alma encantadora das ruas”. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012)
resposta; Há, a, à, a.
-
Resolvi por método de exclusao. Primeira lacuna HÁ (EXISTIR) e última lacuna A sem crase pois tem um verbo antes.
-
Crase não pode acontecer antes de verbos.
-
Há = com sentido de existir (verbo haver)
A= artigo
À= a regência do verbo Dado exige preposição ''a'' e o termo posterior Poesia admite o emprego do artigo ''a'' = à
A= o verbo Desprezar é transitivo direto na frase, não exigindo preposição, por isso não haverá crase.
-
Para ajudar aos amigos estudantes que possuem dificuldade com crase, eu tinha bastante dificuldade, a dica de um professor me ajudou muito e venho compartilhar.
Na terceira lacuna antes de poesia para saber se vai mesmo crase, troque a palavra por uma masculina, por exemplo a palavra "trabalho", note que terá de dizer "ao trabalho", como apareceu preposição a+o artigo com a palavra poesia acontece o mesmo preposição a+a artigo que resulta em à.
Note que isso dá certo também na última lacuna, troque crítica pela palavra masculina trabalho, veja que só irá aparecer o artigo o, sendo assim não tem a+a que resulta à.
-
Sobre "ele e Apolonius de Rodes desprezam ___ crítica e o Sr. José Veríssimo."
Diante de verbo (ação) não se usa crase. Logo, eliminaremos a alternativas A, C e D.
-
obrigada a todos os amigos por sempre colocarem comentários top :) se eu fosse depender dos profs do Qc pra comentar tava era morta kkkkkkkkkkk