A
A importância da ação investigativa para o Serviço Social se ; deve ao fato de referir a uma atividade vital para a atualização e reprodução do projeto de sociedade vigente na sociedade brasileira.
B
A pesquisa em Serviço Social, alicerçada em uma vertente modernizadora, possibilita o exercício profissional que assegura e reforça o compromisso da profissão com o atual projeto ético- político do Serviço Social.
C
Os dados oriundos da sistematização da prática dos profissionais de Serviço Social permitem identificar e problematizar as condições do exercício profissional, da dinâmica institucional, das políticas sociais realizadas e das demandas da população usuária.
D
A pesquisa em Serviço Social não é uma parte constitutiva da profissão, apesar de seu papel como recurso importante para a formulação, acompanhamento e avaliação de políticas sociais que irão subsidiar as propostas de intervenção.
E
A pesquisa em Serviço Social, apesar de sua importância, não garante o estatuto de maioridade intelectual para a profissão, isso ocorre, em virtude do viés empirista e epistemologista que a caracteriza.