SóProvas


ID
2938243
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A feminilização dos espaços de saúde na atenção básica tem favorecido a desigualdade do acesso e a invisibilidade das necessidades da saúde masculina e, por isso, a entrada de homens no sistema de saúde tem sido feita, na maioria das vezes, por meio da atenção especializada. Segundo a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, a patologia mais comum, a partir da quinta década de vida, e que apresenta impacto negativo na qualidade de vida dos homens pelos sintomas urinários é o(a):

Alternativas
Comentários
  •  

     

     

    Hiperplasia Prostática Benigna

     

    A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma das patologias mais comuns nos homens a partir da quinta década de vida, podendo associar-se a sintomas do trato urinário inferior (STUI ou LUTS). A doença costuma interferir nas atividades diárias e no padrão do sono dos pacientes e, quando não tratada, pode levar à retenção urinária, hidronefrose e insuficiência renal.

     

    Sinais e sintomas

     

    O quadro clínico é variável, podendo apresentar sintomas intermitentes ou progressivos. Alguns pacientes apresentam STUI mesmo sem crescimento expressivo da próstata, da mesma forma que algumas pessoas com aumento prostático significativo podem permanecer oligossintomáticas.

     

    Os sintomas são divididos em três grupos:

     

    Sintomas de Armazenamento: aumento da frequência urinária (polaciúria), noctúria, urgência/incontinência urinária e enurese noturna.

     

    Sintomas de Esvaziamento: jato fraco, bífido ou intermitente, hesitação, esforço miccional e gotejamento terminal.

     

    Sintomas Pós-miccionais: tenesmo vesical (sensação de esvaziamento incompleto) e gotejamento pós-miccional.

     

    FONTE: https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/protocolos_resumos/urologia_resumo_hiperplasia_prostatica_benigna_TSRS.pdf

  • Entre os tumores há de se assinalar a hipertrofia prostática benigna que atinge a maioria da população masculina após os 50 anos, produzindo diversos sintomas urinários com impacto bastante negativo sobre a qualidade de vida das pessoas.