SóProvas


ID
2938444
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos anos, diversos casos bárbaros de execução de jornalistas foram registrados. Entre as vítimas, além de Claude e Ghislaine, estão o repórter Mohamed al-Absi, envenenado no lêmen, os mexicanos Miroslava Breach e Javier Valdez, mortos em 2017 a tiros no México, e Ján Kuciak e sua noiva, na Eslováquia.

No ato, realizado em Paris, foi lembrado o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.

(Acesso em 02.11.18 - disponível em: https://glo.bo/2PLz7Sn. Adaptado)


O chocante caso de desaparecimento e assassinato do jornalista Jamal Khashoggi acreditava-se inicialmente ter sido ordenado pelo príncipe herdeiro

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • GAB B

    O jornal americano “Washington Post” noticiou na noite desta sexta-feira que um inquérito da CIA concluiu que o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman (MBS), ordenou o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, morto no consulado do país em Istambul no mês passado.

    https://oglobo.globo.com/mundo/cia-conclui-que-principe-saudita-ordenou-assassinato-de-jamal-khashoggi-diz-jornal-23241007

  • por falar nisso...deu em que esse assassinato?

  • O jornalista Jamal Khashoggi, era um grande crítico do regime saudita. Ele foi ASSASSINADO dentro do PRÓPRIO PARLAMENTO da Arábia Saudita !!!

    Alternativa - B

  • Os comentários da Profe Eulália Ferreira são excelentes, breves e sucintos.

  • Em novembro de 2018, o presidente turco, Tayyip Erdogan, afirmou que a Turquia entregou gravações sobre a morte de Jamal Khashoggi, para Arábia Saudita, Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido.

    "Demos as fitas. Demos as fitas para Arábia Saudita, para o Estados Unidos, alemães, franceses e britânicos, todos eles. Eles ouviram todas as conversas nelas. Eles sabem", afirmou Erdogan.

    A CIA e alguns governos ocidentais disseram acreditar que o príncipe Mohammed bin Salman ordenou o assassinato, mas autoridades sauditas alegam que ele não teve nenhuma implicação no caso. Onze suspeitos sauditas foram julgados pela morte do jornalista em um processo sigilosos em Riad.

    Resposta: B