SóProvas


ID
2938543
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os mais renomados estudiosos do jornalismo científico estipularam extensa lista de critérios a serem observados na seleção de informações, produção e publicação de notícias científicas.

(Cláudio Bertolli Filho - www.bocc.ubi.pt. Adaptado)


Entre esses critérios, é correto afirmar que o critério

Alternativas
Comentários
  • Senso de oportunidade: quando assuntos já “vencidos”, isto é, que ocorreram num passado próximo ou distante, voltam a despertar o interesse porque um cientista apresentou no âmbito de um congresso um relatório que invoca um acontecimento ou uma descoberta antiga ou quando um material, apesar de antigo, só agora deixou de ser sigiloso.

    “Timing”: ocorre quando um evento externo aos novos acontecimentos científicos chama a atenção pública. Exemplifica-se com o acidente que destruiu o foguete lançador de satélite brasileiro, ocorrido em meados de 2003; nos dias seguintes ao evento, diversos jornalistas científicos empenharamse em levar ao público um histórico do programa aeroespacial brasileiro, comparando-o com o mesmo setor em outros países, notadamente os Estados Unidos.

    Impacto: quando se percebe que um determinado tema, mesmo que não apresente novidades, pode atrair a atenção de um grande número de pessoas, o que acontece especialmente quando o assunto focado é o de medicina e saúde.

    Significado: é a capacidade dos editores, redatores e jornalistas em perceberem a importância científica e/ou social de uma nova descoberta no campo científico; assim, caso os profissionais da mídia não consigam realizar uma avaliação abalizada e ágil sobre um determinado tema, certamente não o incluirão na pauta. Isto se deu, por exemplo, com as experiências pioneiras que utilizaram os vírus como agentes modificadores do DNA, o que muito expandiu a área de atuação da engenharia genética. 

  • Cláudio Bertolli Filho apresenta um artigo intitulado “Elementos para a prática do jornalismo científico" no qual apresenta treze critérios usados na seleção de informações, produção e publicação de notícias científicas.

    Vamos comparar a definição desse autor com o conteúdo de cada alternativa.

    A) ERRADO. Impacto é quando se percebe que um determinado tema, mesmo que não apresente novidades, pode atrair a atenção de um grande número de pessoas. Como exemplo, podemos citar avaliações sobre o estado em que se encontram as pesquisas sobre o câncer.

    B) ERRADO. “Timing" ocorre quando um evento externo aos novos acontecimentos científicos chama a atenção pública. Como exemplo, podemos citar o acidente que destruiu o foguete lançador de satélite brasileiro, ocorrido em meados de 2003; nos dias seguintes ao evento, diversos jornalistas científicos empenharam-se em levar ao público um histórico do programa aeroespacial brasileiro.

    C) ERRADO. Pioneirismo é a proximidade das atividades do cientista com o jornalista em busca de um “furo", de uma notícia que aponte para um fato novo, e que atraia a atenção do público.

    D) CERTO. Senso de oportunidade ocorre quando assuntos já “vencidos", isto é, que ocorreram

    num passado próximo ou distante, voltam a despertar o interesse.

    E) ERRADO. Significado é a capacidade dos editores, redatores e jornalistas em perceberem a importância científica e/ou social de uma nova descoberta no campo científico.

    Gabarito do professor: Letra D.