SóProvas


ID
2938558
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na produção de notícias, tem-se, por um lado, a cultura profissional e, por outro, as restrições ligadas à organização do trabalho sobre as quais são criadas convenções profissionais que definem a notícia e legitimam o processo produtivo, desde a captação do acontecimento, passando pela produção, edição até a apresentação. O resultado disso é um conjunto de critérios de relevância que definem

Alternativas
Comentários
  • Assim, os critérios de noticiabilidade são o conjunto de valores-notícia que determinam se um acontecimento, ou assunto, é susceptível de se tornar notícia, isto é, de ser julgado como merecedor de ser transformado em matéria noticiável e, por isso, possuindo ‘valor-notícia’ (TRAQUINA, 2008, p. 63).

  • letra c

    Na produção de notícias, temos, por um lado, a cultura profissional; e, por outro, as restrições ligadas à organização do trabalho sobre as quais são criadas convenções profissionais que definem a notícia e legitimam o processo produtivo, desde a captação do acontecimento, passando pela produção, edição até a apresentação. Resultado: estabelece-se assim um conjunto de critérios de relevância que definem a noticiabilidade de cada acontecimento. Ou seja, a sua capacidade para ser transformado em notícia. (VIZEU, 2005, p.81)

    As exigências organizativas e estruturais e as características técnico-expressivas, próprias de cada meio de comunicação de massa, são elementos fundamentais para a determinação da reprodução da realidade social fornecida pelos mass media. (WOLF, 1994, p. 166).

  • Todas as alternativas dessa questão estão intimamente relacionadas à atividade jornalística. A banca usou algumas definições da tese “Decidindo o que é notícia. Os bastidores do telejornalismo", defendida por Alfredo Vizeu, na Universidade Federal de Pernambuco.

    A) ERRADO.  Valores-notícia são componentes da noticiabilidade e definem quais os acontecimentos que são suficientemente interessantes, significativos e relevantes para serem transformados em notícias. (Vizeu)

    B) ERRADO. A pauta, também chamada de agenda de serviço, tem como função listar os assuntos que serão tratados durante o dia no veículo de comunicação. (Vizeu)

    C)  CERTO. Essa é definição exata de noticiabilidade (Vizeu)

    D) ERRADO. Espelho da página é a organização do telejornal, apresentada de forma extremamente concisa, e reflete como está sendo estruturado o telejornal. (Vizeu)

    E) ERRADO. A diagramação está mais relacionada ao design, à disposição da matéria, o aproveitamento do texto, o destaque, a atração, a forma, estética e conjuga o conteúdo com a apresentação gráfica. (Collaro, p. 160)

    Gabarito do professor: Letra C.

    Fonte:

    - Collaro, Antonio C. Projeto Gráfico – Teoria e Prática da Diagramação. Summus Editorial. 2006

    - Vizeu, Alfredo. Tese disponível no site da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

    Canal no Youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ

    Instagram:

    https://www.instagram.com/jornalista.concurseiro/

    Facebook:

    https://www.facebook.com/jornalista.concurseiro

    Grupo no Telegram:

    https://t.me/jornalistaconcurseiro