SóProvas


ID
2939137
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As pressões do ambiente podem levar os gestores das organizações a adotarem modelos semelhantes na busca de melhores resultados, mesmo sem ter indícios de que essas alterações aumentam a eficácia organizacional. Nesse sentido, tem-se o fenômeno da homogeneização das formas organizacionais, dentro de cada campo, também denominado isomorfismo institucional.

Considerando, por exemplo, que o Governo institua uma regulação sobre antidiscriminação, no âmbito dos órgãos públicos, o mecanismo exercido seria do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Seguindo Meyer (1979) e Fennell (1980), sustentamos que existem dois tipos de isomorfismo: o competitivo e o institucional. Dizem respeito ao isomorfismo competitivo, supondo uma racionalidade sistêmica que enfatiza a competição no mercado, a mudança de nichos e medidas de adequação. O conceito de isomorfismo institucional constitui uma ferramenta útil para se compreender a política e o cerimonial que permeiam parte considerável da vida organizacional moderna.

    Identificamos três mecanismos por meio dos quais ocorrem mudanças isomórficas institucionais, cada um com seus próprios antecedentes: 1) isomorfismo coercitivo, que deriva de influências políticas e do problema da legitimidade; 2) isomorfismo mimético, que resulta de respostas padronizadas à incerteza; e 3) isomorfismo normativo, associado à profissionalização. 

  • Isomorfismo coercitivo, a organização institucionaliza uma política de lei da empregabilidade ou um padrão tributário. Pela lei, estas empresas são obrigadas a oferecer oportunidades iguais sob pena da punição legal.

  • ECTOMORFO !KKKKKK

  • O Isomorfismo Institucional Coercitivo cede a pressões formais e informais, explícitas ou sutis, em coerção, persuasão ou conluio, governamental (ambiente, legais, fiscais) ou na busca de inclusão, aceitação ou legitimidade (colocar-se como uma empresa politicamente correta, ética e sustentável)

    fonte: https://jorgeaudy.com/2013/07/09/isomorfismo-institucional-explica-muita-coisa/