-
Entropia Negativa: (II) Todas as formas organizadas tendem à homogeneização e, finalmente, à falência. A organização, porém, por meio da reposição qualitativa de energia pode resistir a esse processo.
Daí já mata a questão: gabarito A.
-
letra A
-
(IV ) Não existe uma única maneira da organização atingir uma situação estável. Critica-se o pressuposto de racionalidade única ou superior da economia clássica. (EQUIFINALIDADE = O princípio da equifinalidade aponta que existem várias formas para se chegar a um mesmo resultado final)
( V) Os insumos recebidos pela organização também podem ser informativos, possibilitando o conhecimento do ambiente e a correção dos seus desvios. (RETROALIMENTAÇÃO = comparação da saída com um critério ou padrão previamente estabelecido)
( II) Todas as formas organizadas tendem à homogeneização e, finalmente, à falência. A organização, porém, por meio da reposição qualitativa de energia pode resistir a esse processo. (ENTROPIA NEGATIVA)
(III ) A organização tende à multiplicação e à elaboração de funções, o que determina também a multiplicação de papéis e a sua distinção. (DIFERENCIAÇÃO = a tendência à multiplicação e à elaboração de funções, o que lhe proporciona multiplicação de papéis e diferenciação interna)
(I) A organização trabalha nos seus insumos com o objetivo de transformá-los em produtos, entendendo-se desse modo: produtos, serviços, mão de obra treinada. (PROCESSAMENTO OU TRANSFORMAÇÃO = sistemas abertos necessitam transformar o que recebem do ambiente. Em síntese, é um arranjo das entradas (inputs) para gerar resultados
Resposta: Letra A
-
Segundo Motta e Vasconcelos (2006, p. 189),
Características das organizações como sistemas abertos
- Importação de energia --> Recebe insumos do meio ambiente.
- Processamento --> Processamento de insumos para transformá-los em produtos.
- Exportação de Energia --> A organização coloca produtos no ambiente.
- Ciclo de Eventos --> Energia retorna à organização para o reprocessamento.
- Entropia Negativa --> Fuga da "morte"
- Informação e Retroalimentação --> Permite à organização corrigir os seus desvios em reação ao ambiente
- Estado Estável e Homeostase Dinâmica --> Estabilidade e Expansão
- Diferenciação --> Multiplicação e elaboração de funções
- Equifinalidade --> Crítica da one best way. Existem diversas formas de atingir um estado estável
MOTTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração. São Paulo: CENGAGE, 2006.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria Geral dos Sistemas. No caso, devemos marcar a alternativa que contém a definição correta de entropia negativa.
No caso desta questão não há muito o que dizer. Só temos que relacionar corretamente as colunas. Então vamos lá.
(IV) Equifinalidade: Não existe uma única maneira da organização atingir uma situação estável. Critica-se o pressuposto de racionalidade única ou superior da economia clássica.
- Segundo Chiavenato (2014), os sistemas abertos são caracterizados pelo princípio de equifinalidade: um sistema pode alcançar, por uma variedade de caminhos, o mesmo resultado final, partindo de diferentes condições iniciais.
(V) Retroalimentação: Os insumos recebidos pela organização também podem ser informativos, possibilitando o conhecimento do ambiente e a correção dos seus desvios.
- A retroação serve para comparar a maneira como um sistema funciona em relação ao padrão estabelecido para ele funcionar. Quando ocorre alguma diferença (desvio ou discrepância) entre ambos, a retroação incumbe-se de regular a entrada para que a saída se aproxime do padrão estabelecido (CHIAVENATO, 2014).
(II) Entropia negativa: Todas as formas organizadas tendem à homogeneização e, finalmente, à falência. A organização, porém, por meio da reposição qualitativa de energia pode resistir a esse processo.
- Consoante Chiavenato (2014, p.416) "se a entropia é um processo pelo qual um sistema tende à exaustão, à desorganização, à desintegração e, por fim à morte, o sistema precisa abrir-se e reabastecer-se de energia e de informação para sobreviver e manter a sua estrutura. A esse processo reativo de obtenção de reservas de energia e de informação dá-se o nome de entropia negativa ou negentropia"
(III) Diferenciação: A organização tende à multiplicação e à elaboração de funções, o que determina também a multiplicação de papéis e a sua distinção.
- Diferenciação: a organização, como sistema aberto, tende à diferenciação, isto é, à multiplicação e à elaboração de funções, o que lhe traz também multiplicação de papéis e diferenciação interna.
(I) Processamento: A organização trabalha nos seus insumos com o objetivo de transformá-los em produtos, entendendo-se desse modo: produtos, serviços, mão de obra treinada.
- Na transformação/processamento, os sistemas abertos transformam a energia recebida. A organização processa e transforma seus insumos em produtos acabados, mão de obra treinada, serviços etc. Essas atividades acarretam alguma reorganização das entradas.
Sendo assim, podemos afirmar que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.