A) A base de cálculo do imposto sobre importação, quando a alíquota for específica (ad valorem), é o preço normal que o produto, ou seu similar, alcançaria, ao tempo da importação, em uma venda em condições de livre concorrência, para entrega no porto ou lugar de entrada do produto no País.
B) A base de cálculo do imposto sobre exportação, quando a alíquota for ad valorem, é o preço normal que o produto, ou seu similar, alcançaria, ao tempo da exportação, em uma venda em condições de livre concorrência.
C) Apenas o importador ou quem a lei a ele equiparar será considerado contribuinte do imposto sobre importação (ou o arrematante do produto apreendido ou abandonado)
D) O Poder Legislativo (Executivo) pode, nas condições e nos limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas ou as bases de cálculo do imposto sobre exportação, a fim de ajustá-los aos objetivos da política cambial e do comércio exterior.
Vamos à análise das alternativas.
a) A base de cálculo do imposto sobre importação, quando a alíquota for específica AD VALOREM, é o preço normal que o produto, ou seu similar, alcançaria, ao tempo da importação, em uma venda em condições de livre concorrência, para entrega no porto ou lugar de entrada do produto no País CTN, art. 20, II
b) A base de cálculo do imposto sobre exportação, quando a alíquota for ad valorem, é o preço normal que o produto, ou seu similar, alcançaria, ao tempo da exportação, em uma venda em condições de livre concorrência CTN, art. 24, II
c) Apenas o importador ou quem a lei a ele equiparar será considerado contribuinte do imposto sobre importação E O ARREMATANTE DE PRODUTOS APREENDIDOS OU ABANDONADOS CTN, art. 22
d) O Poder Legislativo EXECUTIVO pode, nas condições e nos limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas ou as bases de cálculo do imposto sobre exportação, a fim de ajustá-los aos objetivos da política cambial e do comércio exterior CTN, art. 26.
Veja que o Poder Legislativo também pode alterar alíquotas e bases de cálculo do imposto de exportação, mas não precisa ser “nas condições e nos limites estabelecidos em lei”. Além disso, o enunciado da questão pede o que diz o CTN e o artigo 26 trata do Poder Executivo.
Resposta: B