SóProvas


ID
2939332
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mundo de mentira

Paulo Pestana


    Tem muita gente que implica com mentira, esquecendo-se de que as melhores histórias do mundo nascem delas: algumas cabeludas, outras mais inocentes, sempre invenções da mente, fruto da criatividade — ou do aperto, dependendo da situação.

    Ademais, se fosse tão ruim estaria na lista das pedras que Moisés recebeu aos pés do monte Sinai, entre as 10 coisas mais feias da humanidade, todas proibidas e que levam ao inferno; ficou de fora.

    A mentira não está nem entre os pecados capitais, que aliás eram ofensas bem antes de Cristo nascer, formando um rol de virtudes avessas, para controlar os instintos básicos da patuleia. Eram leis. E é preciso lembrar também que ninguém colocou a mentira entre os pecados veniais; talvez, seja por isso que o mundo minta tanto, hoje em dia.

    E tudo nasceu na forma mais poética possível, com os mitos — e não vamos falar de presidentes aqui — às lendas, narrativas fantásticas que serviam para educar ou entreter. Entre tantas notícias falsas, há muitas lendas que, inclusive, explicam por que fazemos tanta festa para o ano que começa.

    Os japoneses, por exemplo, contam que um velhinho, na véspera do ano-novo, não conseguiu vender os chapéus que fabricava e colocou-os na cabeça de seis estátuas de pedra; chegou em casa coberto de neve e sem um tostão. No dia seguinte, recebeu comida farta e dinheiro das próprias estátuas, para mostrar que a bondade é sempre reconhecida e recompensada.

    Os brasileiros vestem roupas brancas na passagem do ano, mas poucos sabem que esta é uma tradição recente, de pouco mais de 50 anos, e que veio do candomblé, mais precisamente da cultura yorubá, com os irúnmolés’s funfun — as divindades do branco. E atenção: para eles, o regente de 2019 é Ogum, o guerreiro, orixá associado às forças armadas, ao mesmo tempo impiedoso, impaciente e amável. Ogunhê! 

    Mas na minha profunda ignorância eu não conhecia a lenda da Noite de São Silvestre, que marca a passagem do ano. E assim foi-me contada pelo Doutor João, culto advogado, entre suaves goles de vinho — um Quinta do Crasto Douro (sorry, periferia, diria o Ibrahim Sued).

    Disse-me ele: ao ver a Virgem Maria desolada contemplando o Oceano Atlântico, São Silvestre se aproximou para consolá-la, quando ela disse que estava com saudades da Atlântida, o reino submerso por Deus, em resposta aos desafios e à soberba de seu soberano e dos pecados de seu povo.

    As lágrimas da Virgem Maria — transformadas em pérolas — caíram no oceano; e uma delas deu origem à Ilha da Madeira — chamada Pérola do Atlântico, na modesta visão dos locais — ao mesmo tempo em que surgiram misteriosas luzes no céu, que se repetiriam por anos a fio; e é por isso que festejamos a chegada do ano-novo com fogos de artifício.

    Aliás, agora inventaram fogo de artifício sem barulho para não incomodar os cachorros. A próxima jogada politicamente correta será lançar fogos sem luz para não perturbar as corujas buraqueiras. E isso está longe de ser lenda: é só um mundo mais chato.

Disponível em: <http://df.divirtasemais.com.br/app/noticia/mais-lei-tor/2018/12/28/noticia-mais-leitor,160970/cronica-de-paulo-pestana>. Acesso em: 18 fev. 2019.

O texto apresentado é considerado uma crônica devido a diversos fatores, EXCETO por

Alternativas
Comentários
  • A intertextualidade é um recurso realizado entre textos, ou seja, é a influência e relação que um estabelece sobre o outro. Assim, determina o fenômeno relacionado ao processo de produção de textos que faz referência (explícita ou implícita) aos elementos existentes em outro texto, seja a nível de conteúdo, forma ou de ambos: forma e conteúdo. Grosso modo, a intertextualidade é o diálogo entre textos, de forma que essa relação pode ser estabelecida entre as produções textuais que apresentem diversas linguagens (visual, auditiva, escrita), sendo expressa nas artes (literatura, pintura, escultura, música, dança, cinema), propagandas publicitárias, programas televisivos, provérbios, charges, dentre outros.
  • CRONICA

    A cronica é um texto de carácter reflexivo e interpretativo, que parte de um assunto do cotidiano, um acontecimento banal, sem significado relevante.

    É um texto subjetivo, pois apresenta a perspectiva do seu autor, o tom do discurso varia entre o ligeiro e o polemico, podendo ser ironico ou humorístico.

    É um texto breve e surge sempre assinado numa página fixa do jornal.

    CARACTERÍSTICAS

    O discurso

    Texto curto e inteligível (de imediata percepção);

    Apresenta marcas de subjetividade – discurso na 1ª e 3ª pessoa;

    Pode comportar diversos modos de expressão, isoladamente ou em simultâneo:

    - narração;

    - descrição;

    - contemplação / efusão lírica;

    - comentários;

    - reflexão.

    Linguagem com duplos sentidos / jogos de palavras / conotações;

    Utiliza a ironia;

    Registo de língua corrente ou cuidado;

    Discurso que vai do oralizante ao literário;

    Predominância da função emotiva da linguagem sobre a informativa;

    Vocabulário variado e expressivo de acordo com a intenção do autor;

    Pontuação expressiva;

    Emprego de recursos estilísticos.

    A temática

    Aborda aspectos da vida social e cotidiana.

    Transmite os contrastes do mundo em que vivemos;

    Apresenta episódios reais ou fictícios.

  • Mas na minha profunda ignorância EU não conhecia a lenda na noite de São Silvestre.

    C) não utilizar a 1ª pessoa do discurso em todo o texto. ELE UTILIZA SIM

  • Sinceramente, não concordo que no texto inteiro ele utiliza a 1ª pessoa.

  • A banca quis dizer que deve-se, na crônica, usar a primeira pessoa em todo discurso ?

    No mais, em crônica, a principal característica é que seja em primeira pessoa, parcial ou totalmente ?

  • A crônica é um gênero discursivo que mescla a tipologia narrativa com trechos reflexivos e, em alguns casos, argumentativos. A linguagem da crônica costuma ser leve, marcada por coloquialidade e, não raro, cada cronista tem seu estilo próprio no uso das palavras. Os temas comuns a esse gênero são os mais variados possíveis. Qualquer assunto cotidiano pode ser motivo de crônica. Por ser um gênero nascido na cidade, é comum que tudo que ocorra no ambiente urbano passe a ser escrito em forma de crônica. 

    Carlos Drummond de Andrade era mestre nessa arte.

  • não concordo com o gabarito, pois ele utiliza sim a primeira pessoa em algumas partes do texto, como exemplo: "Mas na minha profunda ignorância eu não conhecia a lenda da Noite de São Silvestre, que marca a passagem do ano".

  • Talvez não por acaso, é a única opção na 'negativa'.

  • gente vejam frase que esta na terceira pessoa :: assim como alguns estão se apegando a uma frase para dizer que ele fala em TODO o texto..

    uma única frase na 3ª pessoa já torna errada a assertiva.

    e é por isso que festejamos a chegada do ano-novo com fogos de artifício;

  • Nos festejamos continua sendo a primeira pessoa, sendo que do plural!

  • Essa banca tem constância em trazer duas questões que poderiam ser classificadas como erradas, porém, diversas vezes você terá de confrontá-las e verificar entre as duas possibilidades, qual possui mais erros conflitantes.

  • GABARITO LETRA C

    Em regra utiliza-se a primeira pessoa para se fazer uma crônica. Por isso foi uma exceção nesse caso, porque o autor não utilizou a 1ª pessoa do discurso em todo o texto. Há partes que utilizou a 3º pessoa. Veja-se:

    "e não vamos falar de presidentes aqui "

    "explicam por que fazemos"

  • 4º paragrafo

    — e não vamos (NÓS) falar de presidentes aqui —

    tá surdo??????

  • Acertei, vou até chorar de emoção

  • Galera, vamos comentar quando tivermos certeza, há vários comentários errados prejudicando todos que usam o espaço.

  • ALTERNATIVA C)

    _________________

    A crônica é uma espécie textual marcada pelo predomínio da linguagem narrativa, muitas vezes na primeira pessoa do singular, com o emprego de vocabulário diverso, tanto com palavras em sentido denotativo quanto conotativo.

    É comum haver traços de intertextualidade, em que diversos estilos literários se cruzam para a criação do estilo desejado. Como o próprio nome indica, o tema das crônicas costuma focar em aspectos da vida cotidiana, vivenciados direta ou indiretamente pelo autor.

    Fonte: Prof. Flávia Rita

  • O texto apresentado é considerado uma crônica devido a diversos fatores, EXCETO por:

    A questão considera as características de crônica a partir da que foi apresentada e não de todas as crônicas. Nesse caso, como a crônica apresenta discurso em 3ª pessoa, nos cabe afirmar o que nos diz a alternativa C.

    C- não utilizar a 1ª pessoa do discurso em todo o texto.

  • ... eu não conhecia a lenda da Noite de São Silvestre...

  • Discordo, cara. Não pode incomodar os cachorros mesmo não.

  • E essa intertextualidade??? Que parte vejo isso, a título de exemplo?