SóProvas


ID
2939560
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A Redação Oficial pode ser entendida como a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Com base no Manual de Redação Oficial da Presidência da República, cuja terceira edição foi publicada em 2018, aplicado à Administração Pública Federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA:

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício. A distinção básica anterior entre os três era:a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades;e c) memorando:era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses. (p.27)

  • GABARITO: A

     

    Primeira questão que vejo referente à ALTERAÇÃO NO MANUAL DE REDAÇÃO!

     

     

     

    ATENÇÃO!!!!!          ALTERAÇÃO NO MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA!!!!!

     

    A terceira edição do Manual, elaborada pela Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, foi aprovada pela Portaria nº 1.369, de 27 de dezembro de 2018, publicada no Diário Oficial da União de 28 de dezembro de 2018.

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de PADRÃO OFÍCIO. A distinção básica anterior entre os três ERAAAAA:

    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

     

    Nesta nova edição ficou ABOLIDAAA aquela distinção e AGORA passou a utilizar o termo OFÍCIO nas três hipóteses!!!!

     

    http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

    http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/Prt1369-18.htm

  • Então quer dizer que a partir de agora não existem mais aviso e memorando? É tudo ofício?
  • Sim, Carlos!! Ofício para tudo agora.. Facilita e desburocratiza as coisas na Adm Federal..

  • Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício. 

  • É isso mesmo, GABA LETRA A DE AMOR.

    OFÍCIO, AVISO E MEMORANDO foram abolidos na nova redação do Manual da Presidência da República.

    Deve-se utilizar: OFICIO para tudo!

    OFICIO CIRCULAR - ÓRGÃO ENVIA O MESMO EXPEDIENTE PARA MAIS DE UM ÓRGÃO - 1 órgão para mais de 1

    OFICIO CONJUNTO - MAIS DE UM ÓRGÃO ENVIA EXPEDIENTE, EM CONJUNTO, PARA UM ÚNICO ÓRGÃO - mais de 1 envia para 1 único.

    OFICIO CONJUNTO CIRCULAR - MAIS DE UM ÓRGÃO ENVIA, EM CONJUNTO, PARA MAIS DE UM ÓRGÃO - mais de 1 envia para mais de 1.

    Espero que não perguntem a especificidade de cada um, pois dá um nó na mente.

    Abraço!

  • Comprei um curso online que a professora ainda mencionava os três tipos e explicou todos eles. Adquiri o curso em 29/01/19 e a alteração do manual de redação foi feita em DEZ/2018 e eles não tiveram o cuidado de atualizar a aula até o dia 09/04/19 (último dia que acessei, após o dia da prova que foi 07/04/19). Absurdo! ¬¬

  • A) correto B) Errada . C) Errado . local e data é um campo que vem depois do campo número , no inicío do texto , à direita D) Errado . Há oficios que tb contam com a parte de desenvolvimento , destinada a comentários ou argumentação E) Errado. Ao Presidente da república deve-se usar Vossa Excelência
  • Gab letra A.

    Entra em vigor hoje (01/05/2019) o que altera de forma significativa o Manual de redação oficial.

    Fiquem atentos!

  • Errei essa bosta na prova, agora não erro mais!

  • Aleluia! Uma questão atual!

  • Essa questão eliminou tanta gente nesse concurso.

    :(

  • ALTERNATIVA A)

    ---------------------------------------------

    B) O cabeçalho é utilizado apenas na primeira página do documento, centralizado na área determinada pela formatação.

     

    C) O texto da data deve ser alinhado à margem direita da página.

     

    D) Nos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura: I) introdução; II) desenvolvimento; III) conclusao. Quando forem usados para encaminhamento de documentos, a estrutura é modificada: I) introdução; II) desenvolvimento, que é facultativo.

     

    E) O certo é Vossa Excelência.

  • Essa é uma questão que exige do candidato conhecimento sobre a reformulação que ocorreu na 3ª edição do Manual da Presidência da República, publicado em dezembro de 2018, principalmente no que tange aos expedientes administrativos ofício, aviso e memorando, bem como os elementos que compõem o documento no Padrão Ofício.
    Diante do exposto, vamos à análise das alternativas abaixo:

    A) A partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". Essa decisão se deu com o objetivo de  uniformizá-lo, ou seja, os três passaram a adotar a mesma nomenclatura e diagramação. Sendo assim, a afirmativa feita nesta letra está correta. 
    B) De acordo com o Manual da Presidência, o cabeçalho é utilizado apenas na primeira página do documento e deve estar centralizado na área determinada pela formatação com os seguintes elementos: brasão de Armas da República, nome do órgão principal, nomes dos órgãos secundários e o espaçamento entre linhas simples. Portanto, a afirmação presente neste item está incorreta.
    C) O local e a data de emissão do documento podem ser inseridos no início ou no final, entretanto, a decisão não é facultativa ao servidor que estiver redigindo o documento, mas deve ser seguida a formatação prevista para o tipo de documento oficial que está sendo elaborado. Quanto ao alinhamento, deve ser sempre à direita. Sendo assim, a afirmação feita nesta alternativa está incorreta.
    D) O texto do documento possui duas padronizações de estrutura diferentes: nos casos em que não sejam usados para encaminhamento de documentos, o expediente deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão; e, quando forem usados para o encaminhamento de documentos, a estrutura é composta apenas por introdução e desenvolvimento. Dessa forma, nenhuma das duas estruturas é composta por introdução e conclusão conforme afirma o item, portanto, está incorreto.
    E) O pronome de tratamento que deve ser usado para o Presidente da República é Vossa Excelência, de acordo com o Manual da Presidência. Além disso, o Decreto nº 9.758 de 11 de abril de 2019 determinou que a única forma de tratamento que deve ser usado na comunicação com agentes públicos federais é "senhor", independente de nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião. Assim, seja através do Manual ou do Decreto, a afirmação apresentada nesta alternativa está incorreta.

    Gabarito: Letra A
  • GABARITO LETRA A 

     

    MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 

     

    5 O PADRÃO OFÍCIO (PÁGINA 27)

     

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.


    A distinção básica anterior entre os três era:


    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;


    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e


    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.


    Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses.

  • Muita atenção,.