-
GABARITO LETRA E
NA ABORDAGEM MODERNA:
Predomina a suposição de que as pessoas são motivadas por uma enorme variedade de incentivos (salários, objetivos, metas a atingir, satisfação no cargo e na organização, necessidade de auto-realização, etc)
-
Gab letra B: Predomina o modelo do homem complexo: a suposição de que as pessoas são motivadas por uma enorme variedade de incentivos.
As demais alternativas não fazem sentido algum :(
-
Gab. E
Homo Economicus: Nesse sistema a produtividade do empregado é que vai determinar o seu salário.
Homem Complexo: advém de um sistema de complexos valores, percepções, características e necessidades pessoais.
-
Gab.: E
Predomina o modelo do homem complexo: a suposição de que as pessoas são motivadas por uma enorme variedade de incentivos.
-
O Homem Complexo é em administração, a concepção do homem como um sistema complexo de valores, percepções, características pessoais e necessidades.
Como a maioria dos sistemas ele está preocupado em manter seu equilíbrio interno (homeostasia) e simultaneamente resolver problemas e atender as demandas e forças do seu ambiente externo (família, amigos, colegas e empresa)
.
As motivações do Homem Complexo são hierarquizadas, mas estão sujeitas a mudanças e ao aparecimento de novas motivações decorrentes de novas experiências e novas interação com o ambiente.
As motivações do homem complexo derivam não só do contexto organizacional, mas também da complexidade das relações e percepções do mesmo com o meio ambiente e sua experiência empiro-cognitiva através do tempo-espaço.
.
CHIAVENATO, Introdução à Teoria Geral da Administração
-
Modelo de homem infinito nunca foi citado em teoria alguma da administração.
-
Gabarito pela banca AOCP LETRA E
-
Letra E
-
Homo Economicus (Administração Científica);
Homo Social (Teoria das Relações Humanas);
Homem Organizacional (Teoria Estruturalista);
Homem Administrativo (Teoria Comportamental)
Homem Funcional (Teoria dos Sistemas).
" O homem complexo consiste num conceito do homem inserido numa organização, como possuindo um sistema complexo de valores, percepções, características pessoais e necessidades."
-
A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre a abordagem moderna da Gestão de Pessoas. Neste caso, marquemos a visão moderna que a GP tem do homem.
Chiavenato (2014, p.238) ensina que:
- "Na abordagem tradicional, predomina o modelo do homo economicus: a suposição de que as pessoas são motivadas exclusivamente por incentivos salariais, financeiros e materiais. A remuneração obedece a padrões rígidos e imutáveis, atende a processos padronizados de avaliação de cargos, em uma política de generalização que se aplica a todos os funcionários, indistintamente e sem levar em conta suas diferenças individuais de desempenho. A remuneração é baseada no tempo e não no desempenho, com ênfase no passado do funcionário e em valores fixos e estáticos.
- Na abordagem moderna, predomina o modelo do homem complexo: a suposição de que as pessoas são motivadas por uma enorme variedade de incentivos, como salário, objetivos e metas a atingir, satisfação no trabalho e na organização, necessidades de autorrealização, etc. Aqui, a remuneração obedece a esquemas flexíveis, atende a processos personalizados em uma política de adequação às diferenças individuais entre as pessoas e seus desempenhos. A remuneração é baseada em metas e resultados a serem alcançados, com ênfase no desempenho futuro e em valores variáveis e flexíveis."
Sendo assim, podemos marcar a alternativa "E".
GABARITO: E
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.