SóProvas


ID
2939617
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A forma como a gestão dos recursos humanos é realizada hoje se deve a um conjunto de características comuns à maioria das organizações públicas e que podem ser evitadas. Dentre as características prejudiciais, pode-se citar

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a Letra D

     

    A=ERRADO: atitudes que dão ênfase no desempenho são características que fazem parte da visão moderna da gestão dos recursos humanos.

    B=ERRADO: flexibilidade da legislação é uma característica que faz parte da visão moderna da gestão dos recursos humanos.

    C=ERRADO: baixa rotatividade na ocupação de posições de chefia é uma característica que faz parte da visão moderna da gestão dos recursos humanos.

    D=CERTO: limites à postura inovativa conduz a organização a torna-se obsoleta face a dinâmica do mercado.

    E=ERRADO: vinculação da visão do cidadão como destinatário do serviço público é uma característica que faz parte da visão moderna da gestão dos recursos humanos.

     

  • Já li em alguma literatura sobre a atitudes que dão ênfase no desempenho conforme apresentado na alternativa A. Trata-se de um fator prejudicial praticado pela organização que contribui para a frustração de um determinado empregado caso ele tenha um desempenho aquém do esperado pela organização. Por isso, pensei eu que fosse o gabarito da questão.

  • O enunciado pede para assinalarmos uma característica prejudicial (ruim, negativa) comum nas organizações públicas. Vejamos:

    Alternativa A. Errado. A ênfase no desempenho é um aspecto positivo para a gestão de pessoas. Não é uma característica prejudicial.

    Alternativa B. Errado. Não existe flexibilidade na legislação das organizações públicas. Esse é um dos desafios da gestão de pessoas no serviço público, afinal, várias ações de desenvolvimento de pessoal adotadas em organizações privadas (ex: rotação de pessoal, empoderamento, enriquecimento das atividades do cargo) são consideradas ilegais frente à legislação.

    Alternativa C. Errado. Existe uma alta rotatividade (e não baixa) nas posições de chefia em organizações públicas. Em razão da temporalidade dos mandatos do chefe do executivo, ocorrem mudanças periódicas nos vários níveis hierárquicos e isso dificulta o planejamento no longo prazo das organizações públicas.

    Alternativa D. Certo. Em razão dos limites legais e de uma cultura organizacional com uma alta resistência a mudanças, as organizações públicas realmente criam limites a uma postura inovativa dos servidores públicos, o que é prejudicial para essas organizações.

    Alternativa E. Errado. A visão do cidadão como destinatário do serviço público não é prejudicial. Pelo contrário, é a visão adequada às organizações públicas.

    Gabarito: D

  • Em se tratando de uma organização PÚBLICA, flexibilizar a legislação como forma de se adequar as flutuações do mercado me soou como errada. A legislação não precisa estar solta para que uma organização possa inovar frente ao mercado. Ter uma legislação sólida não significa ter uma legislação engessada. Eu pediria anulação.

    Gabarito: D