-
-
Direto
-
Custo fixo: É aquele gasto que existe todo mês, independente se a quantidade de vendas aumentou ou não. Ou custo estrutura porque abrange os gastos relacionados à capacidade produtiva do empreendimento.
Ex.: valor desembolsado para o aluguel de um espaço ou máquina. Salário pago aos funcionários.
Custo Variável: É aquele que sofre alterações em curto prazo, geralmente relacionadas a alguma variável na produção e nas vendas.
Ex.: matéria prima, os insumos produtivos e os tributos. Ou seja, quanto mais a empresa vender maior será o custo variável, pois há uma relação direta entre os dois fatores.
Custo direto: é aquele que é mais fácil atribuir um valor, ou seja, que é mensurável sem dificuldades, sem necessidade de rateio e que é relacionado diretamente ao produto final.
Ex.: matéria prima e a mão de obra direta.
Custo Indireto: São aqueles em que é difícil atribuir um valor para cada unidade produzida.
Ex.: material de limpeza, utilitários, aluguel de equipamentos de escritório, computadores.
-
Questão passível de anulação, pois baseando-se nas informações nela contidas não se pode atribuir de maneira arbitrária se os custos foram diretamente alocados ao produto/serviço final, uma vez que não cita a especificidade da matéria de consumo nem da mão de obra. Mesmo em um hospital, para se atribuir, por exemplo, os custos com material de limpeza e salários de pessoal administrativo ao "produto" final, só é possível fazê-lo de maneira no máximo estimada, ou seja, indireta. Se a questão não especifica a que mão de obra ou materiais de consumo se refere não há alternativa correta.
Fonte: Contabilidade de custos - Eliseu Martins
-
2.4.1 Em Relação ao Volume de Produtos Fabricados (Comportamento)
a) Custos fixos: são aqueles cujo valor não se altera quando se modifica o volume produzido, em determinado período de tempo e em certa capacidade instalada. Existem, mesmo que não haja produção (ex.: mão de obra indireta, seguro da fábrica).
b) Custos variáveis: são aqueles cujo valor se altera na mesma proporção das oscilações nos volumes produzidos (ex.: mão de obra direta, matérias-primas e materiais diretos).
2.4.2 Em Relação a Sua Aplicação aos Produtos Fabricados (Aplicabilidade)
a) Custos indiretos (CIs): são aqueles que, por dificuldade de apropriação, irrelevância ou por sua própria natureza, não se identificam com o produto final. Necessitam de aproximações, isto é, algum critério de alocação (rateio) para serem atribuídos aos produtos.
b) Custos diretos: são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos. Apresentam a propriedade de serem perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva, exigindo para isso uma medida de consumo: quilograma, hora, quilowatt, quantidade etc.