SóProvas


ID
2939641
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No processo de auditoria é importante o conhecimento de informações e desenvolvimento de habilidades sobre custos. A terminologia custo se refere aos gastos com insumos utilizados na produção de bens ou serviços afins de uma instituição. Quando há uma forma objetiva de associar os dispêndios monetários da produção de um produto ou serviço aos objetos de custeio, este custo é classificado como _________. São exemplos deste tipo de custo a mão de obra e os materiais de consumo. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Direto

  • Custo fixo: É aquele gasto que existe todo mês, independente se a quantidade de vendas aumentou ou não. Ou custo estrutura porque abrange os gastos relacionados à capacidade produtiva do empreendimento.

    Ex.: valor desembolsado para o aluguel de um espaço ou máquina. Salário pago aos funcionários.

    Custo Variável: É aquele que sofre alterações em curto prazo, geralmente relacionadas a alguma variável na produção e nas vendas.

    Ex.: matéria prima, os insumos produtivos e os tributos. Ou seja, quanto mais a empresa vender maior será o custo variável, pois há uma relação direta entre os dois fatores.

    Custo direto: é aquele que é mais fácil atribuir um valor, ou seja, que é mensurável sem dificuldades, sem necessidade de rateio e que é relacionado diretamente ao produto final.

    Ex.: matéria prima e a mão de obra direta.

    Custo Indireto: São aqueles em que é difícil atribuir um valor para cada unidade produzida.

    Ex.: material de limpeza, utilitários, aluguel de equipamentos de escritório, computadores.

  • Questão passível de anulação, pois baseando-se nas informações nela contidas não se pode atribuir de maneira arbitrária se os custos foram diretamente alocados ao produto/serviço final, uma vez que não cita a especificidade da matéria de consumo nem da mão de obra. Mesmo em um hospital, para se atribuir, por exemplo, os custos com material de limpeza e salários de pessoal administrativo ao "produto" final, só é possível fazê-lo de maneira no máximo estimada, ou seja, indireta. Se a questão não especifica a que mão de obra ou materiais de consumo se refere não há alternativa correta.

    Fonte: Contabilidade de custos - Eliseu Martins

  • 2.4.1 Em Relação ao Volume de Produtos Fabricados (Comportamento)

    a) Custos fixos: são aqueles cujo valor não se altera quando se modifica o volume produzido, em determinado período de tempo e em certa capacidade instalada. Existem, mesmo que não haja produção (ex.: mão de obra indireta, seguro da fábrica).

    b) Custos variáveis: são aqueles cujo valor se altera na mesma proporção das oscilações nos volumes produzidos (ex.: mão de obra direta, matérias-primas e materiais diretos). 

    2.4.2 Em Relação a Sua Aplicação aos Produtos Fabricados (Aplicabilidade)

    a) Custos indiretos (CIs): são aqueles que, por dificuldade de apropriação, irrelevância ou por sua própria natureza, não se identificam com o produto final. Necessitam de aproximações, isto é, algum critério de alocação (rateio) para serem atribuídos aos produtos.

    b) Custos diretos: são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos. Apresentam a propriedade de serem perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva, exigindo para isso uma medida de consumo: quilograma, hora, quilowatt, quantidade etc.