SóProvas


ID
2939677
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao pensar o grupo nas instituições, José Bleger (1980) discorre acerca de um ego individual e um ego grupal, estes servem como parte integrante da identidade de uma pessoa. Por ego grupal, o autor refere-se à:

Alternativas
Comentários
  • Em seu livro “Temas de Psicologia. Entrevista e Grupos" edição de 2005, José Bleger defini ego grupal como  o grau de organização, amplitude e integração do conjunto daquelas manifestações incluídas no que chamamos verbalização, motricidade, ação, juízo, raciocínio, pensamento, etc. Esta individualização, personificação ou identidade que um indivíduo ou um grupo têm ou esperam ter baseiam-se necessariamente numa certa imobilização dos estratos sincréticos ou não discriminados da personalidade ou do grupo. Entre ambos os estratos da personalidade (ou da identidade) se instala uma forte clivagem que impede que entrem em relação um com o outro; pela imobilização dos aspectos sincréticos permite-se a organização, a mobilização, a dinâmica e o trabalho terapêutico dos aspectos mais integrados da personalidade e do grupo.

    GABARITO: B
  • b) Um processo de organização, amplitude e integração do conjunto de manifestações naturais do indivíduo e da sociedade, estes auferem certo caráter de imobilização de algumas questões individuais que mobilizam defesas no grupo.

  • Conforme Bleger, no texto "O grupo como instituição o grupo nas instituições": "a existência ou identidade de uma pessoa ou de um grupo são dadas na ordem do cotidiano e manifestadas pela estrutura e integração que alcança o ego individual e o grupal em cada caso; considerando o ego grupal o grau de organização, amplitude e integração do conjunto daquelas manifestações incluídas no que chamamos verbalização, motricidade, ação, juízo, raciocínio, pensamento, etc. (...)."