O modelo proposto por Lacombe e Heilborn (2003, p. 493 e 494) provê a gestão do conhecimento através de quatro processos: geração, organização, desenvolvimento e distribuição do conteúdo
• geração: identificar o conteúdo desejado e incentivar as pessoas a contribuírem com idéias. Tanto barreiras tecnológicas como culturais e psicológicas têm de ser vencidas.
• organização: uma vez que a informação foi coletada, deve ser organizada e ordenada para ser representada e recuperada eletronicamente com rapidez e facilidade.
• desenvolvimento: a seleção e o refinamento do material para aumentar seu valor para os usuários. Material em excesso polui a informação e o conhecimento, dificultando seu uso e recuperação.
• distribuição: forma como as pessoas acessam o material. Existem duas maneiras objetivas: tornando o material fácil de ser encontrado e encorajando seu uso.
Os três últimos processos não pressupõem outra forma de guarda e recuperação de informações que não seja por meio de computadores interligados em rede.