SóProvas


ID
2940043
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à decisão de poupança das famílias, ou seja, ao trade-off entre consumir e poupar, a taxa de juros afeta da seguinte forma a alocação de recursos entre consumo e poupança:

Alternativas
Comentários
  • o efeito substituição, provocado pela taxa de juros mais alta, leva as famílias a consumirem menos hoje e mais no futuro

  • resumindo A. :)

  • O trade off leva o indivíduo a abrir mão de uma opção em detrimento de outra, na situação da questão, ele reservaria uma parte de sua renda para poupança e outra para consumo. Tendo em vista que obteria juros ao final de um período. Um exemplo prático para quem estuda para concursos, é abdicar de laser em detrimento do estudo. E futuramente desfrutar de um laser aliado a um bom emprego.

  • CORRETA: A. Aqui, tem-se o custo de investir ou de consumir, um sendo substituto do outro. Quando temos uma alta taxa de juros, os agentes econômicos observarão melhores possibilidade se investirem o dinheiro de forma especulativa, o que aumenta o custo de consumir. Ao contrário, com juros menores, há mais estimulo ao consumo, deixando o custo de investir mais alto.

    Assim, há um certo efeito substituição, observando os custos e benefícios de se consumir/investir com determinada taxa de juros.

  • GABA a)

    ↑ SELIC - Todo mundo vai correr e aplicar seu dinheiro (lucrar mais) / reduz o consumo

    ↓ SELIC - Todo mundo vai correr e tirar sua grana do banco, pois não rende porcaria nenhuma, estimula o consumo hoje (SELIC atual 2020: 4,5%)

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre trade-off entre consumir e poupar.

    De forma geral, quando a população possui dinheiro em mãos, ela pode consumi-lo ou poupá-lo (para investir). O principal fator que vai influenciar essa decisão será a taxa de juros.

    Se a taxa de juros for baixa, isso significa que mesmo que o dinheiro seja investido, ele não renderá muito no futuro. Dessa forma, se a taxa de juros for baixa, é melhor consumir logo agora.

    Se a taxa de juros estiver alta, isso significa que o dinheiro poupado (e investido) renderá muito no futuro. Dessa forma, com taxa de juros alta, é melhor reduzir o consumo atual e investir o dinheiro.

    Essa decisão entre consumir e poupar pode acontecer sob dois efeitos: o efeito renda e o efeito substituição.

    O efeito renda ocorre quando os preços de uma economia sobem. Com maiores preços, o consumidor perde seu poder de compra, razão pela qual os economistas consideram que a renda cai.

    Já o efeito substituição ocorre quando o consumidor visa trocar o consumo atual pelo futuro. Se um indivíduo decide poupar o dinheiro para investir, isso significa que ele trocou o consumo atual pelo consumo futuro. Ou seja, ele consome menos hoje, poupa o dinheiro e investe para, no futuro, pegar o dinheiro rentabilizado e consumir mais no futuro.

    Dito isso, vamos para as alternativas!

    A) Certa. Se a taxa de juros subir, as famílias irão trocar o consumo atual pelo consumo futuro (ou seja, vão poupar mais). Essa "substituição" do consumo atual pelo futuro é justamente o efeito substituição.

    B) Errada. Na verdade, o aumento da taxa de juros leva a um efeito substituição. O efeito renda ocorreria se os preços na economia aumentassem. Sendo este o caso, a família iria consumir mais (pois, com preços maiores, poupar ficaria mais difícil, restando apenas o consumo como alternativa).

    C) Errada. Taxas de juros menores levam a consumo MAIOR hoje (e menor no futuro, claro).

    D) Errada. Como vimos na alternativa B, leva a um efeito substituição.

    E) Errada. Como vimos na alternativa B, leva a um efeito substituição.


    Gabarito do Professor: Letra A.