Desde os anos cinquenta do século passado, economistas de diferentes escolas de pensamento concordam com a proposição de que, no curto prazo, existe uma relação inversa entre a taxa de inflação e a taxa de desemprego. Ou seja, quanto maior a taxa de desemprego menor a taxa de inflação e vice-versa. A esta relação dá-se o nome de curva de Phillips, em homenagem ao economista que a propôs pela primeira vez.
Esta ligação entre inflação e desemprego decorre do fato de que, quanto maior a taxa de desemprego, menos renda é gerada na economia, seja porque menos empregos são criados, seja porque os empregos criados pagam menores salários. O resultado é uma menor demanda por bens e serviços. Quanto menor a demanda, menor o poder das empresas de aumentar os preços e maior a competição entre as empresas pelos consumidores remanescentes, o que aumenta o incentivo para que elas reduzam seus preços para aumentar a demanda por seus produtos.
https://blogdoibre.fgv.br/posts/inflacao-e-desemprego-curva-de-phillips
Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre a Curva de Phillips!
A Curva de Phillips é exatamente a curva que demonstra a relação entre desemprego e inflação. A relação demonstrada pela curva é inversa, ou seja, se tivermos maior desemprego (menor emprego), teremos menos inflação. O contrário também é verdadeiro: se tivermos menos desemprego (maior emprego), teremos mais inflação.
Assim, a Curva de Phillips demonstra uma relação inversa (mais de um, menos do outro) entre inflação e desemprego. Justamente por isso, a Curva é representada graficamente como sendo negativamente inclinada.
Essa relação inversa se dá somente no curto prazo, porém.
No longo prazo, os economistas propõem uma Curva de Phillips 100% vertical, isto é, uma curva que demonstra que, no longo prazo, o desemprego e a inflação são independentes entre si, não possuindo relação alguma.
Dessa forma, no curto prazo, temos uma relação inversa entre desemprego e inflação. No longo prazo, tal relação não existe.
Gabarito do Professor: Letra B.