SóProvas


ID
2940076
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Por volta da década de 50 foi verificada a existência de uma relação inversa entre duas variáveis macroeconômicas relevantes. Verificou-se que, quando as taxas de desemprego são mais elevadas, os salários monetários crescem mais lentamente. Por sua vez, quando as taxas de desemprego são baixas, os salários monetários aumentam mais rapidamente. Essa relação ficou conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Desde os anos cinquenta do século passado, economistas de diferentes escolas de pensamento concordam com a proposição de que, no curto prazo, existe uma relação inversa entre a taxa de inflação e a taxa de desemprego. Ou seja, quanto maior a taxa de desemprego menor a taxa de inflação e vice-versa. A esta relação dá-se o nome de curva de Phillips, em homenagem ao economista que a propôs pela primeira vez.  

     

    Esta ligação entre inflação e desemprego decorre do fato de que, quanto maior a taxa de desemprego, menos renda é gerada na economia, seja porque menos empregos são criados, seja porque os empregos criados pagam menores salários. O resultado é uma menor demanda por bens e serviços. Quanto menor a demanda, menor o poder das empresas de aumentar os preços e maior a competição entre as empresas pelos consumidores remanescentes, o que aumenta o incentivo para que elas reduzam seus preços para aumentar a demanda por seus produtos.  

     

    https://blogdoibre.fgv.br/posts/inflacao-e-desemprego-curva-de-phillips

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre a Curva de Phillips!

    A Curva de Phillips é exatamente a curva que demonstra a relação entre desemprego e inflação. A relação demonstrada pela curva é inversa, ou seja, se tivermos maior desemprego (menor emprego), teremos menos inflação. O contrário também é verdadeiro: se tivermos menos desemprego (maior emprego), teremos mais inflação.

    Assim, a Curva de Phillips demonstra uma relação inversa (mais de um, menos do outro) entre inflação e desemprego. Justamente por isso, a Curva é representada graficamente como sendo negativamente inclinada.

    Essa relação inversa se dá somente no curto prazo, porém.

    No longo prazo, os economistas propõem uma Curva de Phillips 100% vertical, isto é, uma curva que demonstra que, no longo prazo, o desemprego e a inflação são independentes entre si, não possuindo relação alguma.

    Dessa forma, no curto prazo, temos uma relação inversa entre desemprego e inflação. No longo prazo, tal relação não existe.


    Gabarito do Professor: Letra B.