Segundo Neven e Thisse (1990), a diferenciação horizontal do produto está relacionada com a existência de variedades de produtos, enquanto a diferenciação vertical do produto ocorre quando os produtos diferem de acordo com a qualidade. Por exemplo, os produtos de consumo duradouro geralmente são vendidos sob diferentes designs (variedade), cada um com diferentes graus de credibilidade (qualidade).
https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/pub_geral.show_file?pi_doc_id=106142
para acessar essa fonte não use o "duplo clique", clique com o botão esquerdo do mouse e arraste, copie o link e cole no navegador.
Questão que aborda o tema de diferenciação de produtos, o qual pode se relacionar à microeconomia quanto a algumas estruturas de mercado específicas como concorrência monopolística.
Vamos analisar a assertiva:
A diferenciação dos produtos permite a cobrança de diferentes preços, assim há dois tipos principais de diferenciação de produto, quais sejam: a vertical e a horizontal.
A vertical, por sua vez, caracteriza-se pela distinção de qualidade, isto é, o consumidor consegue ordenar os bens constatando que um é superior ao outro por ter mais ou melhores atributos (qualidade superior). Essa distinção pode permitir um grande diferencial de preço.
Já a horizontal, por outro lado, é aquela que os produtos apresentam diferentes atributos que podem servir para diferentes grupos de consumidores. Não se trata, aqui, de um ser melhor do que o outro, apenas diferentes. Pense, por exemplo, em bolachas de chocolate e morango. Dessa forma, o diferencial de preço, se existir, será pequeno já que essa distinção agrada somente alguns consumidores específicos.
Gabarito do Professor: Letra A.