SóProvas


ID
2940124
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No Brasil, antes de 1930, as indústrias existentes sugiram nas “franjas” da economia cafeeira, ou seja, de acordo com as necessidades de atender a um mercado consumidor incipiente, surgido com o processo de imigração e a renda dos trabalhadores ligados ao setor agrário-exportador. Na historiografia brasileira, duas correntes procuraram explicar a origem da indústria nesse período. Uma corrente afirmava que a indústria crescia justamente nos momentos de expansão da economia cafeeira. Nesses momentos, ocorria a expansão da renda e do mercado consumidor, por meio do aumento da massa salarial. Trata-se da corrente que se denomina:

Alternativas
Comentários
  • O café brasileiro vendia com força total lá fora e isso contaminava a economia interna com a construção de ferrovias, estradas e o escambau. Por consequência, esse desenvolvimento puxou o mercado consumidor e a renda das pessoas.

    Letra E

  • A renda advinda das exportações do principal produto brasileiro irrigavam de dinheiro os produtores de café, que por conseguinte, pagavam mais aos funcionários. Essa simbiose, mais renda para os proprietários e mão de obra cafeeira, foi que propiciou o inicio da industrialização brasileira.

  • Artigo útil sobre Industrialização induzida - http://www.abphe.org.br/arquivos/wilson-suzigan_1.pdf. Trata-se de abordagem proposta por Celso Furtado.